terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Reflexões do método clínico



Nesse meu pequeno texto reflexivo vou citar “MC” para Método Clinico, para não ter que repetir várias vezes o mesmo, de maneira a abreviar, mas nem sei se isso é correto ou não, mas como esse Blog de Aprendizagem é de minha autoria, para avaliar a autoria das minhas reflexões diante as interdisciplinas estudadas no curso do PEAD, vou tomar essa liberdade.
Analisando a postagem que fiz, e refletindo sobre ela, nota-se o quanto mudou minha vida. Hoje já sou professora da rede pública do Município de Viamão, e percebo agora em loco o quanto é importante esses estudos de Piaget sobre o método clinico para compreender melhor sobre o processo de aprendizagem dos nossos alunos, e saber como e por onde fazer as intervenções pedagógicas.
 Na postagem comentei que queria me apropriar melhor para poder realizar o MC dentro da minha turma, mas infelizmente ainda não tive tempo para isso. Mas após tudo que estudamos dentro do PEAD, e mesmo antes de eu entrar na pedagogia, eu já observava e me fazia muitos questionamentos referentes a essas questões. Agora que sou professora tenho um papel fundamental que é ajudar meu aluno nessa construção. Conseguir compreender o que se passa nessas crianças é muito importante, pois muitas vezes esse aluno precisa muito mais do olhar do professor para que consiga aprender.
Saber compreender esse processo e dar a atenção devida pode salvar muitos alunos do anonimato, ou da simples fala “ele não aprende porque não quer, ou pior porque é burro mesmo”. O saber olhar para criança com essa delicadeza de observar, e perceber que mesmo que ela tenha amadurecido pouco o seu processo de aprendizagem, posso dizer que ela teve um crescimento, que ela não esta mais no mesmo patamar de quando iniciou o ano.
Infelizmente ainda não tive tempo para me aprofundar nos estudos de Piaget sobre o MC, mas logo que surgir um tempinho vou aprender, e assim fazer com os meus alunos, pois considero de suma importância o educador saber sobre o nível de aprendizado encontra-se aquele aluno que esta iniciando o ano letivo.
Reflexão da postagem original disponível em:  https://andreiamanoelgodinho.blogspot.com/2017/ Marcadores: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA II Acesso em 23/12/2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário