domingo, 29 de dezembro de 2019

Pensamento: Dogmático e Crítico


 

Essa atividade esta sendo muito mais reflexiva em cada postagem que leio e percebo o quanto a minha caminhada foi e esta sendo importante para mim. E o PEAD trazendo esse novo modo de ensinar e fazer com que a gente repense tudo que estamos aprendendo, e registrando para agora podermos observar os nossos pensamentos naquele tempo.   

Compreender conceitos novos e colocar eles em prática é uma tarefa bastante complicada, mas verificar que a mesmo antes de saber a definição/conceito sobre pensamento crítico e dogmático eu já usava muito ambos na minha pouca experiência como professora. E na minha vida pessoal usava muito o pensamento dogmático com meus filhos e marido. Aos poucos fui percebendo que esse pensamento dogmático usado por mim não era muito bom, e comecei a mudar meu modo de ser em casa. Pois uma pessoa não pode ser duas coisas, ou seja, não podemos ser críticos e dogmáticos.

Mesmo antes de estar no PEAD eu já fazia com que meus alunos fossem questionadores, e que defendessem o seu ponto e vista. Que procurassem ser verdadeiro, autêntico referente a assuntos que a gente trazia para pesquisar e compreender. Pois como disse na postagem é dever do professor instigar os alunos a serem críticos, e não aceitar uma resposta pronta, saber ter posicionamento e defender suas ideias.

Tenho certeza que eles foram para o quarto ano em situação muito diferente e como essa turma muito difícil, onde a professora do quarto ano que já foi professora deles do segundo vai estranhar muito, pois eu já sentia diferença de quando comecei lecionar em março, e como estavam na última semana.

Pensando crítico e dogmático Disponível em: <https://andreiamanoelgodinho.blogspot.com/2017/10/pensando-critico-e-dogmatico.html> Acesso em: 29/12/2019 Marcadores: Filosofia da Educação


Nenhum comentário:

Postar um comentário