terça-feira, 31 de dezembro de 2019

Até quando vamos ter medo do novo


 

A postagem realizada sobre as TICs aborda duas escolas com referencial bem distinto, uma particular onde encontramos todo o material pedagógico e infra-estrutura completa para podermos trabalhar com os alunos. E esses alunos por possuírem uma classe social mais abonada têm uma realidade diferente das crianças das escolas públicas, e aqui trago em especial as escolas estaduais onde estão muito sucateadas.

Na primeira escola os professores devem estar capacitados e nos laboratórios de informática existe um profissional que cuida da sala e do equipamento e também dá suporte para os professores, e laboratório de matemática mais usado pelas turmas de séries iniciais também encontramos uma professora de matemática que trabalha com jogos, jogos que se usa a informatização. Os laboratórios de ciências, química e física, esses são os professores de cada disciplina que planeja e usa o ambiente, onde ele mesmo cuida da organização junto como os alunos.

E nada melhor que sair da sala de aula e ir fazer experimentações nos laboratórios, usar as tecnologias para melhorar a exemplificação de dentro da sala de aula.

Como Fernando Becker coloca em uma de suas palestras, que as escolas deveriam ter mais laboratórios e menos salas de aula. A criança esta com muita energia e precisa extravasar, e confesso que eu com quase 43 anos entrei pela primeira vez num laboratório de biotecnologia e observei uma célula de uma cebola conseguindo ver tudo dentro dela e foi para mim a melhor aula que tive. Foi mágico ver que aquilo que estava nos livros era verdadeiro, pois eu mesmo preparei a lamina no laboratório. E foi tudo muito simples. Só ter um microscópio bom, e as laminas para poder preparar tudo e observar logo após.

Mas aqui venho falar mesmo é dos laboratórios de informática em algumas escolas estaduais que são precários, eu mesmo no meu estagio não consegui usar nenhuma tecnologia, nem mesmo meu telefone, porque bem no inicio do estagio havia perdido ele. Não consegui passar nenhum filme, não escutamos nada de música, bom digo que meu estagio foi péssimo. Eu mesmo queria ligar os computadores e ver o que havia neles, e a escola também não possuía internet.

Agora desde que iniciei no Município temos aula nas salas de mídias com os tablet. Podemos olhar vídeo, tem internet onde podemos olhar online vídeos do Youtub  para ilustrar alguma atividade que estamos trabalhando em sala de aula. A partir de agosto o iniciamos com a aula digital onde o Município assinou um contrato com a VIVO telefônica e cada escola recebeu a maleta digital, essa maleta vem equipada com tudo que possamos dar uma aula digital para os alunos. Mas é um sistema fechado que somente podemos usar inserindo aulas no sistema, e o sistema já pré preparado com muitas aulas de vários assuntos e conteúdos. Cada aluno tem um tablet e ele deve inserir nome e senha para fazer o login. Mesmo sendo um programa fechado onde não podemos acessar a internet e pesquisar fora daquele ambiente, acredito que já é alguma mudança dentro do sistema, pois muitos dos nossos alunos não possuem e nunca pegaram um celular para trabalhar, olhar desenho ou simplesmente jogar.

A única coisa que temos que fazer é administra muito bem o tempo, os alunos aos poucos vão se acostumando com as novidades, e vamos aos poucos inserindo de alguma forma o mundo tecnológico em nossos alunos.

Mas nisso tudo percebi que existem ainda muita resistência dentro das escolas por parte de professores “tradicionais” se adequarem a essas novidades. Colocando mil empecilhos para não trabalhar uma novidade tão prazerosa para as crianças. Claro no início é bem complicado tudo, mas os alunos aprendem rapidamente tudo. E o que observo é a postura dos professores que trabalham em escola particular e na municipal onde mesmo sendo uma novidade se mostra bem acessível, e se não sabe essa professora não sente vergonha em perguntar e aprender usar as novidades. Acho muito comodismo nas pessoas, e por que ser assim, como vai fazer com que nossos alunos progridam e saiam do ensino fundamental melhor para seguir seus estudos como pessoas questionadoras, sabendo usar um pouco do que o mundo vai lhe cobrar logo.

Gostei muito de tudo que estou vendo acontecer dentro do município de
Viamão, mas ainda esse crescimento deve partir de cada um dos educadores, levar cada gestão a pensar melhor nesses parâmetros. E ainda quero escutar nas conferências, reuniões que as escolas estaduais também estão melhorando. Que elas também estão melhorando e fazendo mais laboratórios de diversas aprendizagens para que os alunos sintam vontade e prazer de aprender.

 

Refletindo um pouco mais sobre Tics na educação. Disponível em: https://andreiamanoelgodinho.blogspot.com/2018/04/refletindo-um-pouco-mais-sobre-tics-na.html Acesso em: 29/12/2019

Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação - 2018_1


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