segunda-feira, 30 de abril de 2018

Refletindo um pouco mais sobre Tics na educação

Ao ler seu comentário Glauber senti vontade de responder, saibas que compartilho de tudo que colocaste no Feedback da minha postagem "Tecnologias e o nosso mundo". A situação da educação pública brasileira é uma vergonha, um presidente que limita, congela verba destinada à educação por 20 anos é uma baita hipocrisia, e realmente não entendo como muitos políticos assinaram e aceitaram essa barbárie. Se hoje a educação básica pública esta na UTI, como vai ficar de hoje em diante?
  Meu relato foi sobre a escola privada, onde os alunos do quinto ano iniciam aprendendo fazer Power Point para logo começarem a apresentar seus trabalhos, no inicio do ano letivo estava acompanhando um aluno no quarto ano, hoje estou com uma turma de quinto ano. E como já relatei em outros momentos, eu atuei numa escola estadual onde o laboratório era depósito de computador que estavam estragando sem o uso dos alunos. E a direção alegando que não tinha professor que soubesse manusear e ensinar os alunos. Realmente o que percebi que os professores das séries iniciais não faziam questão nenhuma de ir usar a sala da informática, mas o professor de história tinha se oferecido a dar alguma aula no laboratório para os alunos das séries finais do fundamental, mas infelizmente a diretora não concordou, ela  tinha verdadeira fobia que os alunos fossem estragar, mas não entendia que se não usasse o material também ia virar sucata.
Hoje percebo o quanto é importante o professor entender, saber usar em aula e fazer da tecnologia um instrumento que auxilie ela nas suas aulas. Em sua abordagem percebemos que os alunos de hoje querem aulas mais atrativas, menos densas, eles são diferentes de nós que aceitávamos aulas copiadas e decoradas. Eles questionam, usam celulares, sabem que a internet os faz viajar para muito longe, e que querem buscam ali num instante. Mas muitos não sabem o risco que correm, e alguns conteúdos os conceitos não são verdadeiros, por isso nosso papel é muito importante, juntamente com a família temos que orientá-los a respeito de muitas situações perigosas. Falar sobre o plágio, que é crime copiar algo e não referenciar de onde tirou. Tudo que nós estamos aprendendo no curso acredito de alguma forma, mesmo sendo séries inicias podemos sim trabalhar com eles dentro das Tics, pois aos poucos vamos ajudando nossos alunos a crescer e aprender que informatização e internet servem para muitos fins.

Conversando com eles e lhes dizendo que tudo na escola custa dinheiro, e que o governo não dispõe de verba para repor ou mandar para o concerto os equipamentos, e que se estragarem é menos um, tenho certeza que eles aos poucos vão tomando ciência que devem cuidar da escola, pois ela é nossa, como se fosse uma extensão da nossa casa.
É suma importância que nós educadores que estamos nos formando hoje no PEAD e que o nosso curso é em EAD, e que de alguma forma vamos sair sabendo muito mais sobre informática de quando entramos, temos a obrigação de levar esse conhecimento e ajudar nossas colegas a ter menos preguiça e medo de tentar aprender a dar aula também na sala de informatica, usar a tecnologia existente em prol das nossas aulas. Pensando nisso lembrei de uma professora que lecionava didática de ciência, matemática, e geral para nós no magistério, eu simplesmente amava as aulas dela, em todo o ano letivo ela nunca fez uma aula igual a outra, e apesar de ser bem exigente nós aprendemos muito com ela. Na época a gente não usava a sala de informática, mas nem precisava ela era uma beleza de mestre. A turma ficava ansiosa e louca para saber como seria a aula naquela semana, e acredito que as crianças são assim, quando as aulas caem em uma rotina, sem estímulo, sem novidades, os alunos aos poucos vão murchando iguais as florzinhas que não recebem água e cuidados para ficar fortes e coloridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário