Ao ler seu comentário Glauber senti vontade de responder, saibas que compartilho de tudo que colocaste no Feedback da minha postagem "Tecnologias e o nosso mundo". A situação da educação
pública brasileira é uma vergonha, um presidente que limita, congela verba destinada à
educação por 20 anos é uma baita hipocrisia, e realmente não entendo como muitos políticos assinaram e aceitaram essa barbárie. Se hoje a educação básica pública esta na UTI, como vai ficar de hoje em diante?
Meu relato foi sobre a escola privada, onde os
alunos do quinto ano iniciam aprendendo fazer Power Point para logo começarem a
apresentar seus trabalhos, no inicio do ano letivo estava acompanhando um aluno no quarto ano, hoje estou com uma turma de quinto ano. E como já relatei em outros momentos, eu atuei numa
escola estadual onde o laboratório era depósito de computador que estavam
estragando sem o uso dos alunos. E a direção alegando que não tinha professor
que soubesse manusear e ensinar os alunos. Realmente o que percebi que os professores das séries iniciais não faziam questão nenhuma de ir usar a sala da informática, mas o professor de
história tinha se oferecido a dar alguma aula no laboratório para os alunos das séries finais do fundamental, mas infelizmente a diretora não concordou, ela tinha verdadeira fobia que os alunos fossem estragar, mas não
entendia que se não usasse o material também ia virar sucata.
Hoje
percebo o quanto é importante o professor entender, saber usar em aula e fazer
da tecnologia um instrumento que auxilie ela nas suas aulas. Em sua abordagem
percebemos que os alunos de hoje querem aulas mais atrativas, menos densas,
eles são diferentes de nós que aceitávamos aulas copiadas e decoradas. Eles
questionam, usam celulares, sabem que a internet os faz viajar para muito
longe, e que querem buscam ali num instante. Mas muitos não sabem o risco que
correm, e alguns conteúdos os conceitos não são verdadeiros, por isso nosso
papel é muito importante, juntamente com a família temos que orientá-los a
respeito de muitas situações perigosas. Falar sobre o plágio, que é crime
copiar algo e não referenciar de onde tirou. Tudo que nós estamos aprendendo no
curso acredito de alguma forma, mesmo sendo séries inicias podemos sim
trabalhar com eles dentro das Tics, pois aos poucos vamos ajudando nossos alunos
a crescer e aprender que informatização e internet servem para muitos fins.
Conversando
com eles e lhes dizendo que tudo na escola custa dinheiro, e que o governo não dispõe
de verba para repor ou mandar para o concerto os equipamentos, e que se
estragarem é menos um, tenho certeza que eles aos poucos vão tomando ciência que
devem cuidar da escola, pois ela é nossa, como se fosse uma extensão da nossa
casa.
É suma importância que nós educadores que estamos nos formando hoje no PEAD e que o nosso curso é em EAD, e que de alguma forma vamos sair sabendo muito mais sobre informática de quando entramos, temos a obrigação de levar esse conhecimento e ajudar nossas colegas a ter menos preguiça e medo de tentar aprender a dar aula também na sala de informatica, usar a tecnologia existente em prol das nossas aulas. Pensando nisso lembrei de uma professora que lecionava didática de ciência, matemática, e geral para nós no magistério, eu simplesmente amava as aulas dela, em todo o ano letivo ela nunca fez uma aula igual a outra, e apesar de ser bem exigente nós aprendemos muito com ela. Na época a gente não usava a sala de informática, mas nem precisava ela era uma beleza de mestre. A turma ficava ansiosa e louca para saber como seria a aula naquela semana, e acredito que as crianças são assim, quando as aulas caem em uma rotina, sem estímulo, sem novidades, os alunos aos poucos vão murchando iguais as florzinhas que não recebem água e cuidados para ficar fortes e coloridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário