sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Corporeidade como conceito diferenciado nas interações e aprendizagens no cotidiano.


Lendo o que escrevi sobre a corporeidade  a criança desde o ventre responde a estímulos, com isso vai se desenvolvendo. Após o nascimento reconhece a voz da mãe, do pai, se tiver irmãos maiores também. Segue com os olhos em poucos dias de vida as imagens mais coloridas e grandes, claro somente vultos, mas assim vai reconhecendo o mundo exterior.
Quando o bebê nasce os médicos fazem muitos testes com eles antes de dar alta, esses testes realizados servem para mostrar que o bebê está apto e reage bem aos exercícios e estímulos. A corporeidade nos mostra o quanto é importante para todos os seres humanos e somente nos conseguimos desenvolver muitas habilidades ao longo de nossa vida. Ninguém consegue sobreviver e se desenvolver sem o outro, e sem esse contato, pois aprendemos com o nosso semelhante através do tempo.
As crianças na educação infantil, os alunos do fundamental 1 e 2, e os alunos do ensino médio precisam da troca com o outro, do carinho, da atenção, pois as vezes não encontram isso em casa com sua família, e acaba a escola tendo que suprir essa carência. Um aluno muito agitado que bate nos outros sendo até um desafiador dentro da sala para a professora, e essa não o compreende e o castiga e quando mais o castiga, pede para ele parar mais ele faz, e as vezes temos que parar e se perguntar por qual motivo ele esta agindo daquela maneira?
Durante o segundo semestre desse ano observei um aluno que era muito brigão, e a professora solicitou várias vezes intervenção da disciplina, e ate mesmo no recreio ele encrencava com os colegas, muitos colegas não queriam brincar com ele, foi onde comecei a conversar com ele, já que tinha que cuidar o recreio e ficar de olho no aluno o qual era monitora. Comecei a conversar com ele, pedir abraço, dizer que eu era amiga dele e ele é uma pessoa muito importante para mim. No recreio tudo que faziam para ele era para me procurar ou falar com qualquer monitora que estivesse no pátio, e não agredir ninguém, foi um acordo entre nós, aos poucos foi fluindo, ele ficou mais calmo, pois comecei a perceber que os colegas o provocavam e comecei a chamar atenção deles e até levar eles para disciplina. Foi bem interessante, mas surtiu efeito, no fim do ano até beijo da professora ele recebeu essa que também não via o que os outros faziam, ou fingia não ver, não sei dizer. Acredito que as doses de carinho e as conversas surtiram uma grande melhora na criança. A turma começou tratar ele de outra maneira e conseguimos reverter o quadro do menino mal educado que batia nos colegas, para o “Paulo” vamos jogar bola? (nome fictício)
 Antes de sair abraçando os alunos, temos que ter certeza que esse aluno quer nosso abraço, pois muitos gostam outros não, e ainda podem ter aversão ao toque de outras pessoas.
O que entendi que a corporeidade é necessária para todo desenvolvimento do ser humano desde o ventre até a terceira idade eles precisam tocar, como digo olhar com as mãos para poder ver, sentir, e isso é importante para o desenvolvimento afetivo e cognitivo desse aluno. Fazer atividades diversas para desenvolver os sentidos sensórios motor fino e amplo, locomotor, auditivo, visão. E por isso, quanto menores são as crianças, mais eles querem correr, se testar, subir, descer, pular, etc. E na escola que temos que promover e colocar obstáculos, provocar todos esses sentidos, claro sempre tendo o cuidado para não se machucarem, pois nessa fase é onde as crianças mais sofrem pequenos acidentes.


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