segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Pensando em Arte


Quando abordamos e pensamos em arte, logo vem a ideia de grandes obras em museus, e esquecemos como essa arte foi construída dentro de nós.
Minha família é pobre e com isso não tive grandes exemplos de artistas plásticos, e muito menos de ler, e visitar museus ou exposições como a da Bienal que muitas vezes esteve em Porto Alegre. A pouca vivencia que tive com o mundo da arte como home é denominada foi na escola. Durante as aulas nas séries iniciais a gente somente pintava imagens dadas mimeografadas pela professora, onde a gente pintava com lápis de cor e no máximo com tinta guache. Nas séries finais do primeiro grau, no sexto ano tive geometria plana, e como repeti pude visitar o teatro da OSPA com a escola e vi o primeiro e único concerto até hoje de uma orquestra que me emocionou muito mesmo, onde me apaixonei por música clássica, mas mesmo assim não escuto muito. Educação artística nesse ano foi totalmente voltado para educação musical.
Nos outros dois anos fui fazer sétimo e oitava ano numa escola estadual na Mathias Velho em canoas, onde tivemos em lugar de artes técnicas agrícolas, e comerciais. Poucos desenhos, pouca pintura, mas meus rabiscos sempre me levaram a desenhar vestidos, e casas de todos os tipos com amplos jardins, e muito verdes.
Quando fiz o magistério a gente aprendeu algumas técnicas para trabalhar com os alunos, fazer atividades como teatro, pinturas, mascaras. Mesmo assim me sinto meio travada para trabalhar com artes com minha turma. Tão travada que tenho medo de mexer com tintas com eles, e de usar a criatividade que e bem latente nas crianças.
Então percebendo e estudando um pouquinho percebo que a arte contemporânea e mais fácil de trabalhar com os alunos, e sei que não vou conseguir contemplar tudo sobre arte para eles, mas o pouco que conseguir trabalhar para instigar mais ainda a curiosidade que eles têm nessa fase tenho certeza que estarei colaborando com eles e na sua aprendizagem, pois vejo neles eu na infância em minhas aulas. E sei que se não fosse pela escola eu não saberia nada mesmo sobre Arte, pois na minha família assim como muitas famílias dos meus alunos não possuem e não contemplam a Arte como deveria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário