terça-feira, 13 de agosto de 2019

Como destravar e começar a ver a Arte com outros olhos


Lendo sobre arte, percebi o quanto não sei sobre arte. Mas ao mesmo tempo a arte contemporânea esta em toda parte, e se quisermos também podemos fazer um pouco de arte. Mas seria uma arte de brincar de arte, pois existem muitos critérios para a gente se transformar num artista plástico conceituado, e no meu caso que não compreendo e nem mesmo sei sobre as cores terciárias seria muito interessante de o nada virar uma artista.
Questiono-me o motivo que nós pessoas da classe média baixa ficamos tão longe dessa cultura artística como museus, obras expostas, e eventos musicais. O motivo que não valorizamos vem desde berço, pois há anos que existem apresentações que tem ingressos grátis, ou outras formas em conta como eu tenho carteira da faculdade tenho meio ingresso em tudo, e nesse tempo todo estudando nunca aproveitei para apreciar algumas apresentações, exposições.
Minha família nunca valorizou esse tipo de educação, mal via meus avós lendo. Então me acostumei a não apreciar essa modalidade de educação. Depois de adulta só venho reproduzindo o que aprendi, mas agora como educadora acredito que tenho que mudar meu modo de ver a educação no modo geral e em arte não é diferente. Dar tempo para apreciar e passear um museu. Tentar compreender as obras de artes, e valorizar o que meus alunos constroem em casa, melhor fazer aula de arte na escola, pois como eu muitas vezes a única forma de muitos alunos verem, fazer arte.
Agora é bem mais complicado aprender a arte depois de grande, assim como dançar, e estudar uma língua estrangeira, mas nada é impossível.
Na verdade acho que na minha vida toda senti muita preguiça de sair e conhecer esse mundo novo, pois resido na região metropolitana de Porto Alegre, e me deslocar nos finais de semana com filhos e marido para alguns eventos não me sentia muito animada. Hoje não tenho filhos pequenos, e marido se não que ir, então vamos começar ir sozinha ver esse mundo novo. Bem complicado, mas temos que recomeçar a viver, e sentir o que tantas pessoas sentem quando vão em alguma exposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário