segunda-feira, 27 de junho de 2016

Brincar para quê?

          
Fazendo a pesquisa sobre jogos para montar a coletânea solicitada, fiquei lembrando nos dois encontros presenciais onde as professoras e as tutoras da interdisciplina nos mostraram na prática como é importante brincar, rir, trocar um abraço, dar as mãos. Quanta energia positiva é trocada e redirecionada em poucos minutos. Olha que no inicio parecia uma chatice, já que muitas colegas possuem uma jornada de trabalho bem acelerada e pesada. Mesmo assim sai mais leve e otimista das duas aulas.
          Sempre vi as brincadeiras com bons olhos, e o pouco tempo que atuei dentro da sala de aula sempre fiz brincadeiras e atividades esportivas direcionadas e livres, mas pensando bem poderia ter feito muito mais. As crianças precisam colocar as energias presas para fora, principalmente hoje que a grande maioria mora em apartamentos ou condôminos que não pode haver crianças correndo, gritando e pulando. O outro motivo é a falta de segurança, que em outros momentos as crianças podiam brincar nas ruas sem nenhum problema.
        Quando tiver a oportunidade de ter uma turma vou procurar fazer muitas atividades recreativas e as deixar brincar um pouco mais, do que já deixa antes. Se foi bom para nós imagina para eles que estão em fase de desenvolvimento físico e intelectual. 
Então vamos deixar de lado a preguiça e vamos colocar a criançada se mexer.

Um comentário:

  1. Andreia, muito legais as tuas reflexões sobre a importância do brincar e da Ludicidade na Educação.
    Muito importante que possa praticar as ideias que você tem e que permaneça com esse olhar atento às necessidades dos alunos.

    Katielle
    Tutora Ludicidade

    ResponderExcluir