quarta-feira, 4 de maio de 2016

Olhar e ver


Acesso em 04/05/2016, disponível em:

                                           

 Na interdisciplina do Seminário III trouxe uma questão que fez com que parasse e procurasse entender sobre um assunto que achava que tinham a mesma definição “olhar e ver”. Palavras parecidas, mas com significado diferente, onde poucas pessoas param para pensar no seu real significado, ou era só eu que não sabia direito o sentido e o seu conceito real?
Então para me aprimorar desse novo conhecimento além de ler o material disponível, fui pedir ajuda aos mestrandos. Que como sempre preciso de alguma pessoa me ajudando a entender de algumas situações. Foi então que acho que compreendi o sentido de ver e de olhar.


O nosso cotidiano ultimamente está tão cheio de atividades que somente podemos ver e o olhar fica para depois. E muitas vezes nos deparamos com situações complicadas em nossa rotina, que poderia ser amenizada se tivéssemos um olhar mais detalhado e aprofundado prévio, e dentro da educação esse olhar não pode ser deixado para depois.
Ver é simplesmente visualizar tudo a nossa volta, e olhar se dá nos detalhes, olhando para dentro da situação, olhando o que realmente aquela imagem nos quer dizer. Podemos olhar uma ilustração de um aluno e interpretar o conjunto percebendo o quer realmente o está ali mostrando para nós.
De hoje em diante vou procurar olhar mais de perto esse mundo que me cerca meus alunos, minha família, meu eu interior. Olhar tudo como se fosse o último olhar, com delicadeza, alegria, esperança. Com isso espero amenizar minhas inquietudes...

Acesso em 04/05/2016, disponível em:


Nenhum comentário:

Postar um comentário