domingo, 22 de maio de 2016

LIBRAS

    Logo que terminei o magistério em 2005 fui à busca do curso de LIBRAS que fiquei sabendo que era ofertado na antiga ETCOM[1] da UFRGS. Chegando lá não havia mais inscrições, então me encantei pelos cursos técnicos gratuitos e de qualidade. Comprei uma prova anterior para saber como era, e fui fazer um curso pré-vestibular popular, Zumbi dos Palmares em Viamão, isso em 2006, não passei no vestibular e muito menos para ingresso do curso técnico. E o de LIBRAS não havia ainda previsão para ter nova turma. 
Repeti o pré-vestibular em 2007, e no final do ano fiz prova de seleção para curso Técnico em Secretariado, para meu espanto passei, mas não atingi a média para conseguir entrar para fazer o curso superior, que naquela época almejava Licenciatura em Matemática.
 Em 2008 estava cursando o Técnico em Secretariado e esperando para que abrisse o curso que tanto queria fazer, LIBRAS. Terminei o curso técnico e iniciei Licenciatura em Ciências da Natureza com habilitação em Biologia e Química, um curso complexo, onde me deparei com minhas dificuldades nas exatas. Logo começou o PARFOR onde era um curso de Licenciatura em Pedagogia voltado para as professores da rede pública que não tinha ainda habilitação na área em que estavam atuando. Dentro da matriz curricular desse curso tinha um semestre de LIBRAS onde pensei mesmo que fosse somente para aprender sem certificação, um básico. Mas minha com agenda sempre lotada não havia possibilidades de participar, pois as aulas eram no mesmo horário em que tinha uma bolsa de monitoria no ensino.
E hoje cursando Pedagogia vou ter meu aprendizado em LIBRAS, ontem foi nossa primeira aula e fiquei muito nervosa, pois confirmei o que já sabia pensava é uma linguagem linda, mas achei um pouco difícil. Para mim vai ser um verdadeiro desafio conseguir aprender a me comunicar através dessa linguagem, mas nada nessa vida é impossível. Terei que ter muita dedicação, paciência comigo mesmo, estudar e treinar muito. Esse desafio vai ser muito bom e importante, pois temos que saber nos comunicar em diversos idiomas e em LIBRAS também. 
Então o que espero de mim quanto à interdisciplina de LIBRAS que consiga entender, aprender e repassar esse conhecimento. Por que hoje com a inclusão social um professor não basta somente sabermos o básico, ele deve sempre buscar inovar, e renovar seus conhecimentos para melhor interagir com seus alunos ajudando ele a se integrar da turma e não ficar de lado dentro da sala de aula.
Disponével em: http://www.unifal-mg.edu.br/acessibilidade/libras-em-acao Acesso em: 22/05/2016





[1] Escola Técnica do Comércio;

Nenhum comentário:

Postar um comentário