quarta-feira, 4 de maio de 2016

Música na Escola



        Começamos nossa interdisciplina de música na escola. Minha expectativa era muita e com toda a certeza a aula foi espetacular. Uma noite muito fria, gelada, mas saímos da aula com tanto calor que fui colocar o casaco somente dentro do ônibus.

Então essa aula fez com que viajasse no tempo e recordei quando tinha apenas onze anos e queria fazer parte da banda da escola Isabel de Espanha, que na época era uma banda escolar que viajava para muitos lugares participando de apresentações e que 
ganhou vários campeonatos. As poucas aulas que participei foram ótimas o professor começou do zero explicando tudo, mas agora não me lembro de mais nada. Fui afastada, pois fiquei com uma enorme infecção na garganta e não podia faltar nas aulas perdia a sequencia e ele não tinha tempo de voltar para re-explicar o conteúdo.
Quando estudei em Porto Alegre, era obrigatório ter aula de música foi onde conheci pela primeira vez o Teatro da Ospa, e assistimos um concerto, achei lindo. Esses foram meus contatos diretamente com a disciplina música.
Sempre gostei de todos os tipos música, mas não consigo compreender as óperas. E sinto a música fazendo parte das nossas vidas. Se observarmos a natureza existe uma musicalidade inigualável, natural, em tudo. No vento sacudindo os galhos e folhas das árvores, os rios, mares, pássaros em uma manhã de primavera, outono, em tudo. O som do filho dentro do ventre materno, e como ainda eu não imaginava os bebês escutam musica junto com a gente desde muito cedo. Isso explica o motivo que meus filhos ficavam calmos quando ligava o radio baixinho para fazer almoço e outras tarefas de casa.
 Sinto-me feliz, contente e alegre ao escutar melodias, e para isso tem uma explicação científica que até a aula de hoje eu não sabia que a área que atinge a música em nosso cérebro é a área da satisfação. Por isso ficamos tão bem depois de um canto, uma melodia, e por isso dizem que acalma. Minha avó dizia que quem canta seus males espanta, nunca imaginei que fosse verdade, então vamos cantar, dançar e aproveitar esse bem que não custa nada e serve como uma terapia.

Agora levando todo esse conhecimento para dentro das nossas práticas como educadora isso vai ser bem aproveitado. Quando lecionei no quarto ano, minha turma era bem agitada, falavam todos juntos, e no mês de maio tínhamos que fazer uma apresentação para o dia das mães. Não acreditei muito e nem coloquei muita fé que aquilo ia dar certo. Mas tarefa dada, tarefa realizada. Levei várias músicas e letras de musicas e também pedi sugestões de qual seria melhor para apresentar para as mães. Uma experiência impar, linda, aprendi muito com aquela turma de bagunceiros, escolheram três, e fizemos votação no quadro, muito interessante o que um aluno disse: “professora eu voto nessa, por que sei que minha mãe vai chorar, eu gosto de ver ela emocionada”. O que pensar?!
Feita escolha agora vamos para o ensaio, no primeiro foi um caos, então observei que quando eu cantava junto com eles, lhes dando apoio eles cantavam melhor e confiantes. Então ensaiamos somente uma semana, menos de uma hora.  E no dia da apresentação tudo saiu lindo e maravilhoso e a mãe daquele aluno chorou muito e ele não se conteve e cai em lágrimas. Uma turma agitada, quase sem limites consegue fazer um lindo trabalho. Depois desse dia comecei aos poucos quando o radio estava desocupado levar para sala e colocar musica ambiente para eles trabalharem e deu muito certo. Experiências e pesquisa que gostaria muito de fazer um dia, para verificar se realmente a música faz milagre na sala de aula.  

Símbolo de música do amor

2 comentários:

  1. Olá Andréia!
    Muito detalhado este teu registro, acredito que desta forma terás um excelente material para a construção da tua síntese para o workshop.
    Abraço, Cátia

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Catia!

    Sinto que as vezes peco por ser um pouco detalhista. Gostaria de ser mais objetiva algumas vezes, e quero muito aprender a colocar nos meus textos citações, pois creio que enriquece muito a leitura.
    Obrigada!

    ResponderExcluir