domingo, 20 de dezembro de 2015

Workshop de Avaliação...

Mais um semestre que se encerra, mais uma apresentação do workshop que apresento e não fica boa... Não consigo me compreender por qual razão fico assim tão nervosa, se tudo que tenho que falar é o que estudei, pesquisei e entendi.
Quero nesse meu relato ser mais sucinta possível e coerente com que sinto em relação às interdisciplinas e como deveria ter apresentado minha reflexão. Síntese palavra complicada para quem tem muita ansiedade e fala pelos cotovelos, mas estou tentando escutar mais do que falar, então é um exercício diário. Estudamos muitos conceitos referentes à infância e sobre a educação.
A educação que temos nos moldes atuais nem sempre foi assim, na verdade infância não existia, a criança era basicamente vista como um adulto em miniatura que poderia fazer e participar de toda a vida adulta sem nenhuma distinção. Estudamos um texto intitulado de “A maquinaria escolar” (VARELA; ALVAREZ-URIA) que mostra como e por qual motivo se iniciou esse processo de escolarização e tiveram que fazer algumas normas, leis, para que a ideia desse certo. Nesse mesmo texto coloca que a educação nos moldes que encontramos hoje é muito nova, mas ao mesmo tempo está obsoleto, pois estamos no século XXI, nossa infância é totalmente diferente da infância daquele tempo.
Como podemos ver nessa interdisciplina que o eixo pertinente das mudanças foca as crianças, e consegui visualizar isso nas outras interdisciplinas, quando em infâncias de zero a dez anos nos trás muitos conceitos e reflexões a cerca dessa infância que estamos construindo, em psicologia I estudamos Freud e um pouco da sua vida  e descobrimos que ele foi um estudante e pesquisador. Na descoberta da psicoanálise ele observa que muitos distúrbios que ocorrem nos adultos teve início na infância. Com isso ele estuda e intitula sua nova descoberta como o “Desenvolvimento psicossexual” começa observar a “criança” e as fases do seu nascimento até a fase adulta. Segundo KUPFER “pode-se dizer que Freud foi um mestre da Educação porque abriu caminho para a reflexão sobre o que é ensinar e o que é aprender.” (KUPFER; p 9). Com essa frase resumo o que estudei e entendi de Freud e com certeza sem seus estudos ficaria meio complicado todos os seres humanos se entenderem, e nós como educadoras entender nossos alunos e fazer da nossa prática o melhor possível para que essa criança consiga se desenvolver plenamente tanto no seu lado cognitivo como motor.
Em fundamentos da alfabetização vejo que  tem tudo haver com o que estudamos em psicologia, temos que entender que cada criança é um ser único, não existe outro igual geneticamente como ele, sendo assim cada criança possui um tempo de aprender, de ler, e somente ela vai decidir quando ocorrerá esse aprendizado. Não só o professor alfabetizador deve se preocupar em ter uma sala agradável, aconchegante, um ambiente de estudo, que aguce a curiosidade dessa criança. Todos os níveis de ensino devem refletir como esta sendo inserido seu conteúdo, como é sua sala de aula, se o aluno está disposto e aberto para esse aprendizado, se ele realmente quer aprender.  E o nosso objetivo é fazer com que ele queira isso como nós queremos. Acreditar que essa criança consiga aprender e o mais importante nós temos que acreditar em nós mesmos, se isso não acontece à mágica não se inicia.
Com isso que vimos vejo que o seminário integrador busca essa reflexão entre as interdisciplinas e faz com que nós pensamos em tudo separado e ao mesmo tempo junto. Quando se trata de seres humanos em desenvolvimento não podemos pensar em pastas compartimentadas, pois somos complexos, misturados, não sabemos onde começa e onde termina. Um conteúdo depende do outro para podermos entender, aprimorar e pensar como devemos fazer nossas práticas mediante a tudo que estamos aprendendo dentro do PEAD. Sei que nunca mais serei a mesma, e mesmo não estando atuando vejo mudanças enormes que estão acontecendo dentro de mim, e com certeza são modificações que irão melhorar e muito minha prática em sala de aula, não importando o nível que vou estar, pode ser na educação infantil ou mesmo lecionando para o ensino médio. Uma coisa boa que aconteceu comigo este semestre é que morria de medo de ter que pegar um primeiro ano para alfabetizar, vejo que hoje temos três anos para isso, mas não pelo tempo que digo isso, pois sei que é a criança estimulada, num ambiente propício para essa alfabetização que vai ajudar meu aluno aprender.
Agradeço a professora Darli Colares, de fundamentos da alfabetização, que me proporcionou a perder o medo de alfabetizar, agora estou pronta e sei que vou fazer o meu melhor para que isso aconteça. Como dizem para nós mães calma, vai cair a ficha, e ele vai ler. Então minha ficha caiu. 




2 comentários:

  1. Olá! Que bom ler o teu relato sobre o workshop, deverá treinar mais a síntese e se preparar - realizando um ensaio antes da apresentação. O texto traz fundamentos das interdisciplinas e faz um reflexão sobre suas aprendizagens. Parabéns por compartilhar esse momento aqui no blog. O Seminário Integrador contribui com a visão da totalidade e das relações que cada conhecimento vai permeando durante os temas de estudo.
    Att Glauber Moraes

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  2. Obrigada, Glauber por tudo! Acredito que um dia vou realizar a apresentação que tanto penso. Limpa, clara, argumentando e defendendo minhas ideias e controlando minha emoção. Essa ultima creio que seja a mais difícil de fazer.

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