Como disse em outros momentos esse ano foi muito
importante para mim, pois finalmente estou com minha turma. Recebi uma turma de
terceiro ano com trinta e dois alunos. A maioria deles estava com oito anos,
mas tinha uma aluna que tinha quatorze anos, aluna com laudo de retardo mental
entre outros diagnósticos.
A
os poucos fui compreendendo essa minha aluna, e percebi no decorrer do tempo
que sua fala e sua maneira de pensar eram de criança de no máximo sete anos de
idade, e fui buscar dentro da minha pouca bagagem de estudos para ver melhor
meio de chegar até ela onde conseguisse ajudar ela construir um pouco da
aprendizagem de onde ela sabia. Conversando um pouco mais sobre ela com a sua mãe,
a mesma me confirmou que segundo os médicos ela tem cinco anos. E com isso fica
um pouco difícil ajudar ela construir a sua alfabetização e a matemática.
Percebi
muitas vezes nos testes de leitura onde ela não conseguia juntar as letras,
formando as sílabas e posteriormente as palavras. Conseguia reconhecer algumas
letras do alfabeto, como as vogais, as letras que compunha seu nome. Os números
até nove com as quantidades, às vezes, esquecia o desenho dos mesmos.
Realizei
atividades diversificadas, e com isso melhorou um pouco, percebi que a atenção
que tinha com ela, e com os demais alunos fez com que tivesse liberdade de
realizar atividades orais de interpretação. E assim percebendo um pouco de sua
melhora dentro das aulas onde já não tinha tanta vergonha em participar. Por causa
dessa aluna voltei a dar uma olhadinha pra verificar que o estágio que esta é o
pré-operatório onde a lógica está se formando. E o mais triste que essa minha
aluna não vai conseguir evoluir muito, além disso. Percebia até na sua fala uma
criança de cinco anos conversando. Claro devido a sua idade e o convívio social
aprendeu muitas coisas, e não possui filtro e fala tudo que vê ou escuta em voz
alta para todos os alunos escutarem. Aos poucos fui conversando com ela, para
que me chamasse para conversar em particular, pois seria melhor de resolver as
situações. Ela entendeu e aos poucos algumas coisas foram sendo esclarecidas.
Como ela esta nesse período ainda não se dá conta de que coisas certas ou
erradas, e quando falava de uma colega, ela não sabia que estaria magoando a
mesma.
Com
essa pouca experiência percebo o quanto é importante a gente aprender
direitinho tudo que nos é ensinado dentro do curso. O quanto temos que ser
calmos e compreender os alunos, se eles têm laudo médicos antes de começar a
lecionar, ler tudo com atenção, conversar com os responsáveis para analisar como
é esse nosso aluno. E aqueles que não possuem laudo, também devemos ficar
atentos ao seu comportamento, pois todos os alunos são distintos uns dos
outros, e muitos mesmo sem laudo podem apresentar algumas características que
temos que cuidar para nunca perder esse aluno.
Jean Piaget, texto e apresentação
de Yves de La Taille. Disponível em: < https://andreiamanoelgodinho.blogspot.com/2017/12/jean-piaget-texto-e-apresentacao-de.html>.
Marcadores: DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM SOB O
ENFOQUE DA PSICOLOGIA II Data da postagem: 08/12/2017
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