Olhando o vídeo sobre
Jean Piaget, texto e apresentação de Yves de La Taille, compreendi o motivo que
neste semestre a interdisciplina de Desenvolvimento e Aprendizagem sob o
enfoque da Psicologia II possui uma carga horária é bem extensa. A resposta é
simples, e surge com um questionamento. Como podemos estudar Piaget em um único
semestre? Realmente não tem como. Ele estudou toda a sua vida, tem inúmeras obras
e vários artigos, e mesmo que façamos uma maratona de leitura, não iríamos conseguir
ler nem a metade, pois é uma leitura um pouco densa cheia de conceitos que
temos que nos aprimorar e nos apropriar do vocabulário.
Piaget dedicou sua vida
aos estudos primeiramente observando seus filhos de zero a dois anos, e
continuou com outras crianças e adolescentes. Ele buscava a resposta sobre “Como
o homem sozinho ou em grupo, consegue construir o seu conhecimento?” Todo o seu
estudo e pesquisa desenvolvido ainda hoje serve de apoio para podermos
identificar as fases que estão nossas crianças e assim podemos compreendê-las e
buscar novos meios de ajudar ela construir seu desenvolvimento.
Esse vídeo foi muito
bom, pois trouxe explicações para algumas situações que eu ainda não tinha
conseguido entender somente com as outras leituras, e vídeos. Não sei se posso
dizer que é um resumo dos conceitos que estudamos durante esse semestre dentro
da interdisciplina. Foi um vídeo que recomendo para todos que buscam entender
melhor o estudo de Piaget e aquelas pessoas que simplesmente buscam aprender
melhor sobre o desenvolvimento infantil que segue na vida adulta. A infância é
uma parte da vida onde em pouco tempo o sujeito desenvolve quase tudo que
servirá de alicerce para sua vida futura, onde muitos conceitos são
introduzidos e com os estudos de Piaget vimos que muitas vezes esse
desenvolvimento ocorre a partir da curiosidade da criança, junto com o meio
social em que vive, com a troca com o outro.
Dentre os mais
importantes conceitos no vídeo Taille nos explica os essenciais que são: a
assimilação, acomodação, equilibração, abstração empírica e reflexiva, os
estágios.
Os estágios ele separou
em três principais:
1º Sensório Motor: de 0 a 24 meses.
2º Pré-Operatório: de 24 meses a sete anos
3º Operatório que se divide em dois: Operatório-concreto: 7 anos aos 12 anos e o Operatório-formal: 7 anos em diante.
Com base nas leituras e
no pouco estudo realizado até o momento penso que me deu muito mais firmeza de
poder interagir com meus alunos, aprender a pensar como eles desenvolvem o seu
conhecimento é muito importante, e a partir desses estudos constatar que temos
crianças com idade cronológica que não condiz com a sua idade cognitiva se
assim posso dizer, se não estiver equivocada, e com isso poderemos chegar até
ela para poder ajudar de alguma forma no seu desenvolvimento. E saber que
existem várias etapas e que uma depende da outra para o desenvolvimento foi
muito importante.
Para as pessoas que
ficaram curiosas deixo o link do vídeo e o vídeo para se quiserem olhar
acredito que vale muito e apesar de todos os conceitos e conteúdo que tem nele
é um vídeo curto e de fácil entendimento. Acredito que depois de assistir a
esse pequeno vídeo muitas pessoas ficam como eu com muita vontade de adentrar
de cabeça nos estudos realizados por esse magnífico psicólogo, biólogo que nos trás
tanta sabedoria que nos dá base para a pedagogia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário