O portfólio acadêmico é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma listagem de trabalhos realizados por um estudante ou até trabalhos realizados no contexto profissional. Esta lista costuma estar organizada de forma cronológica e serve para demonstrar as competências adquiridas através de tarefas realizadas. Neste caso o portfólio também pode facilitar o pensamento crítico em relação ao processo acadêmico. Disponível em: http://www.significados.com.br/portfolio/. Acesso: 02/06/2015
terça-feira, 31 de dezembro de 2019
Até quando vamos ter medo do novo
A postagem
realizada sobre as TICs aborda duas escolas com referencial bem distinto, uma
particular onde encontramos todo o material pedagógico e infra-estrutura
completa para podermos trabalhar com os alunos. E esses alunos por possuírem
uma classe social mais abonada têm uma realidade diferente das crianças das
escolas públicas, e aqui trago em especial as escolas estaduais onde estão
muito sucateadas.
Na primeira
escola os professores devem estar capacitados e nos laboratórios de informática
existe um profissional que cuida da sala e do equipamento e também dá suporte
para os professores, e laboratório de matemática mais usado pelas turmas de
séries iniciais também encontramos uma professora de matemática que trabalha
com jogos, jogos que se usa a informatização. Os laboratórios de ciências,
química e física, esses são os professores de cada disciplina que planeja e usa
o ambiente, onde ele mesmo cuida da organização junto como os alunos.
E nada melhor
que sair da sala de aula e ir fazer experimentações nos laboratórios, usar as
tecnologias para melhorar a exemplificação de dentro da sala de aula.
Como Fernando
Becker coloca em uma de suas palestras, que as escolas deveriam ter mais
laboratórios e menos salas de aula. A criança esta com muita energia e precisa
extravasar, e confesso que eu com quase 43 anos entrei pela primeira vez num
laboratório de biotecnologia e observei uma célula de uma cebola conseguindo
ver tudo dentro dela e foi para mim a melhor aula que tive. Foi mágico ver que
aquilo que estava nos livros era verdadeiro, pois eu mesmo preparei a lamina no
laboratório. E foi tudo muito simples. Só ter um microscópio bom, e as laminas
para poder preparar tudo e observar logo após.
Mas aqui venho
falar mesmo é dos laboratórios de informática em algumas escolas estaduais que
são precários, eu mesmo no meu estagio não consegui usar nenhuma tecnologia,
nem mesmo meu telefone, porque bem no inicio do estagio havia perdido ele. Não
consegui passar nenhum filme, não escutamos nada de música, bom digo que meu
estagio foi péssimo. Eu mesmo queria ligar os computadores e ver o que havia
neles, e a escola também não possuía internet.
Agora desde que
iniciei no Município temos aula nas salas de mídias com os tablet. Podemos
olhar vídeo, tem internet onde podemos olhar online vídeos do Youtub para ilustrar alguma atividade que estamos
trabalhando em sala de aula. A partir de agosto o iniciamos com a aula digital
onde o Município assinou um contrato com a VIVO telefônica e cada escola
recebeu a maleta digital, essa maleta vem equipada com tudo que possamos dar
uma aula digital para os alunos. Mas é um sistema fechado que somente podemos
usar inserindo aulas no sistema, e o sistema já pré preparado com muitas aulas
de vários assuntos e conteúdos. Cada aluno tem um tablet e ele deve inserir
nome e senha para fazer o login. Mesmo sendo um programa fechado onde não
podemos acessar a internet e pesquisar fora daquele ambiente, acredito que já é
alguma mudança dentro do sistema, pois muitos dos nossos alunos não possuem e
nunca pegaram um celular para trabalhar, olhar desenho ou simplesmente jogar.
A única coisa
que temos que fazer é administra muito bem o tempo, os alunos aos poucos vão se
acostumando com as novidades, e vamos aos poucos inserindo de alguma forma o mundo
tecnológico em nossos alunos.
Mas nisso tudo
percebi que existem ainda muita resistência dentro das escolas por parte de
professores “tradicionais” se adequarem a essas novidades. Colocando mil
empecilhos para não trabalhar uma novidade tão prazerosa para as crianças.
Claro no início é bem complicado tudo, mas os alunos aprendem rapidamente tudo.
E o que observo é a postura dos professores que trabalham em escola particular
e na municipal onde mesmo sendo uma novidade se mostra bem acessível, e se não
sabe essa professora não sente vergonha em perguntar e aprender usar as
novidades. Acho muito comodismo nas pessoas, e por que ser assim, como vai
fazer com que nossos alunos progridam e saiam do ensino fundamental melhor para
seguir seus estudos como pessoas questionadoras, sabendo usar um pouco do que o
mundo vai lhe cobrar logo.
Gostei muito de
tudo que estou vendo acontecer dentro do município de
Refletindo um pouco mais sobre
Tics na educação. Disponível em: https://andreiamanoelgodinho.blogspot.com/2018/04/refletindo-um-pouco-mais-sobre-tics-na.html Acesso
em: 29/12/2019
Educação e Tecnologias da Comunicação e da
Informação - 2018_1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário