O portfólio acadêmico é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma listagem de trabalhos realizados por um estudante ou até trabalhos realizados no contexto profissional. Esta lista costuma estar organizada de forma cronológica e serve para demonstrar as competências adquiridas através de tarefas realizadas. Neste caso o portfólio também pode facilitar o pensamento crítico em relação ao processo acadêmico. Disponível em: http://www.significados.com.br/portfolio/. Acesso: 02/06/2015
domingo, 29 de dezembro de 2019
Por qual motivo algumas escolas possuem laboratório de informática e outras não?
A postagem
realizada sobre as TICs aborda duas
escolas com referencial bem distinto, uma particular onde encontramos todo o
material pedagógico e infra-estrutura completa para podermos trabalhar com os
alunos. E esses alunos por possuírem uma classe social mais abonada têm uma
realidade diferente das crianças das escolas públicas, e aqui trago em especial
as escolas estaduais onde estão muito sucateadas.
Na primeira
escola os professores devem estar capacitados e nos laboratórios de informática
existe um profissional que cuida da sala e do equipamento e também dá suporte
para os professores, e laboratório de matemática mais usado pelas turmas de
séries iniciais também encontramos uma professora de matemática que trabalha
com jogos, jogos que se usa a informatização. Os laboratórios de ciências, química
e física, esses são os professores de cada disciplina que planeja e usa o
ambiente, onde ele mesmo cuida da organização junto como os alunos.
E nada melhor
que sair da sala de aula e ir fazer experimentações nos laboratórios, usar as tecnologias
para melhorar a exemplificação de dentro da sala de aula.
Como Fernando
Becker coloca em uma de suas palestras, que as escolas deveriam ter mais laboratórios
e menos salas de aula. A criança esta com muita energia e precisa extravasar, e
confesso que eu com quase 43 anos entrei pela primeira vez num laboratório de
biotecnologia e observei uma célula de uma cebola conseguindo ver tudo dentro
dela e foi para mim a melhor aula que tive. Foi mágico ver que aquilo que
estava nos livros era verdadeiro, pois eu mesmo preparei a lamina no
laboratório. E foi tudo muito simples. Só ter um microscópio bom, e as laminas
para poder preparar tudo e observar logo após.
Mas aqui venho
falar mesmo é dos laboratórios de informática em algumas escolas estaduais que
são precários, eu mesmo no meu estagio não consegui usar nenhuma tecnologia,
nem mesmo meu telefone, porque bem no inicio do estagio havia perdido ele. Não
consegui passar nenhum filme, não escutamos nada de música, bom digo que meu
estagio foi péssimo. Eu mesmo queria ligar os computadores e ver o que havia
neles, e a escola também não possuía internet.
Agora desde que
iniciei no Município temos aula nas salas de mídias com os tablete. Podemos
olhar vídeo, tem internet onde podemos olhar online vídeos do Youtube para ilustrar alguma atividade que estamos
trabalhando em sala de aula. A partir de agosto o iniciamos com a aula digital
onde o Município assinou um contrato com a VIVO telefônica e cada escola
recebeu a maleta digital, essa maleta vem equipada com tudo que possamos dar
uma aula digital para os alunos. Mas é um sistema fechado que somente podemos
usar inserindo aulas no sistema, e o sistema já pré preparado com muitas aulas
de vários assuntos e conteúdos. Cada aluno tem um tablete e ele deve inserir
nome e senha para fazer o login. Mesmo sendo um programa fechado onde não
podemos acessar a internet e pesquisar fora daquele ambiente, acredito que já é
alguma mudança dentro do sistema, pois muitos dos nossos alunos não possuem e
nunca pegaram um celular para trabalhar, olhar desenho ou simplesmente jogar. A
única coisa que temos que fazer é administra muito bem o tempo, os alunos aos
poucos vão se acostumando com as novidades, e vamos aos poucos inserindo de
alguma forma o mundo tecnológico em nossos alunos.
Mas nisso tudo
percebi que existem ainda muita resistência dentro das escolas por parte de
professores “tradicionais” se adequarem a essas novidades. Colocando mil empecilhos
para não trabalhar uma novidade tão prazerosa para as crianças. Claro no início
é bem complicado tudo, mas os alunos aprendem rapidamente tudo. E o que observo
é a postura dos professores que trabalham em escola particular e na municipal
onde mesmo sendo uma novidade se mostra bem acessível, e se não sabe essa
professora não sente vergonha em perguntar e aprender usar as novidades. Acho
muito comodismo nas pessoas, e por que ser assim, como vamos fazer com que
nossos alunos progridam e saiam do ensino fundamental melhor para seguir seus
estudos como pessoas questionadoras, sabendo usar um pouco do que o mundo vai
lhe cobrar logo.
Gostei muito de
tudo que estou vendo acontecer dentro do município de Viamão, mas ainda esse crescimento deve partir de cada um dos educadores, levar
cada gestão a pensar melhor nesses parâmetros. E ainda quero escutar nas
conferências, reuniões que as escolas estaduais também estão melhorando. Que elas
também estão melhorando e fazendo mais laboratórios de diversas aprendizagens
para que os alunos sintam vontade e prazer de aprender.
Refletindo um
pouco mais sobre Tics na educação. Disponível em: https://andreiamanoelgodinho.blogspot.com/2018/04/refletindo-um-pouco-mais-sobre-tics-na.html
Acesso em: 29/12/2019
Educação e Tecnologias da Comunicação
e da Informação - 2018_1
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário