sexta-feira, 1 de junho de 2018

Uma aula de Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação nos dias atuais


Nossa segunda aula com o professor dessa interdisciplina afirmo que foi bem instigante, e como ele consegue fazer a gente refletir sobre o que se define por tecnologias. Usamos muitos objetos dentro da escola e nunca paramos para pensar que um dia aquilo também foi uma tecnologia, hoje o que pensamos sobre TICs vem a nossa mente somente telefones, internet, computadores, etc. Mas na aula de hoje viajamos no tempo onde o disco de vinil e o toca disco era uma tecnologia de ponta, depois com a fita cassete e até mesmo a caneta esferográfica bique que podíamos retroceder a fita sem ajuda de aparelhos elétricos.
Ao realizar a primeira atividade hoje com a aula lembro que me esqueci de listar muitas coisas, como radio e fita cassete que quando a gente tinha que ensaiar uma apresentação e quase sempre era para semana do sete de setembro, pois ainda estávamos no final da ditadura militar no fim da década de 70. Como hoje as crianças já nascem na era digital, nós naquela época já havia nascido na época do mimeografo, dos carbonos, das matrizes, do giz e quadro negro, em fim por isso me esqueci de trazer alguns itens que o professor comentou com nossa turma na aula presencial, mas muitas de nós lembramos e para nossa surpresa havia colegas que não conhecia a fita cassete e para que servia aquela caneta simples transparente. E quando olhei a caneta no slide senti uma enorme saudade da minha avó, pois ela tinha uma caneta novinha dentro da bolsa dela, que eu sempre quis pegar para experimentar, mas ela não me emprestava. E não via a hora de chegar no quinto ano para poder usar uma daquelas. Naquele tempo não tinham muitas novidades em material escolar como hoje temos, e os pais que compravam nosso material, e sempre quis também aquelas canetinhas hidrocores que tinham umas florzinhas coloridas, mas acredito que eram muito caras, pois nunca me deram junto com o material escolar. Acho que por isso sou fascinada por tudo que tenha em lojas que vendam esses materiais, com certeza Freud pode explicar direitinho esse meu sentimento.
Com certeza nessa aula viajamos muito, e foi muito importante para nós entender que tudo que existe em nossa volta um dia já foi tecnologia da época, e como o tempo esta passando muito rápido percebemos que muitas coisas como a máquina digital de fotografia aparecem já como uma relíquia, isso que consegui comprar uma pra mim em 2013, isso já esta parada dentro da caixa sem uso há muito tempo, devido aos novos aparelhos celulares que fazem quase tudo, e se tem internet já podemos compartilhar com nossos amigos e familiares através dos aplicativos disponíveis.
E o nosso papel diante tantas coisas novas e também com as mais antigas é mostrar para nossos alunos a melhor forma para usar todas essas novidades. Fazer grupo de estudos no aplicativo Faceboock já que a maioria dos adolescentes está sempre online conversando com seus pares, e usar outras formas de estudo, mostrando para eles que podemos sim aprender em todos os lugares, não somente dentro da sala de aula.
Durante sua aula trouxe o que muitas de nós nem imaginávamos sobre a tecnologia mais antiga do mundo, ou seja, a primeira que é a nossa voz, a tecnologia do corpo que é através da cultura oral que eram repassados os ensinamentos. E em outros cursos que andei realizando, ou seja, em outras culturas mais atuais ainda é pela voz que se passa todo a formação e ensinamentos, pois não existe documentos escritos de como fazer. Ainda não consegui compreender o motivo pelo qual esses ensinamentos dessas culturas religiosas ainda hoje permanecem repassando o que aprenderam através da palavra, da voz.
Nessa aula o professor trouxe que a ONU coloca que a “internet é um bem necessário”, mas penso nas escolas pobres e públicas do Brasil onde encontramos crianças que vão longe para buscar ter um aprendizado, onde nessas escolas não tem merenda, nem sala e muito menos mobília onde os alunos possam se sentar, muito menos material escolar e como fazer para ter internet numa escola onde uma professora atua em como diretora, professora, merendeira, psicóloga, e auxiliar de serviços gerais. Eu também acho que todas nossas escolas tenham internet, sala de multimídias, e toda infraestrutura que possamos imaginar para melhor acolher nossos alunos. Infelizmente temos muito que aprender valorizar e crescer dentro desse Brasil.
Quem tem o dever e a obrigação de assegurar que todos os alunos tenham o básico de dignidade e escolarização são os poderes públicos, pois esta registrada na Constituição Federal que é obrigação do Município, do Estado e Federação dar estudo, saúde e segurança para todos. Um direito de todos, mas ninguém se preocupa com o povo, e sim quando estão no poder, se preocupam consigo mesmo, em como podem roubar mais.
Tenho a esperança que um dia vamos ter escolas boas, com os professores valorizados como deve ser, e que o povo tenha tudo que mereça e que a desordem que hoje existe termine e que o volte a ser um Brasil onde seu povo use a democracia para fazer as coisas corretas visando a melhoria para todos, não somente para alguns. Então vejo que nesse caso as TICs devem ser trabalhadas em sala de aula, pois estão aqui e não é coisa futurista, os educadores devem se aperfeiçoar e buscar seu modo de ver que a informatização está aqui para ser um instrumento para melhorar nossas aulas, e por isso, fazer que nossos alunos usem essa tecnologia para aprimorar seus conhecimentos, não somente para mídias sociais como tem sido usada até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário