domingo, 3 de junho de 2018

"Sala de aula é lugar de brincar? Por uma pedagogia do brincar”


Na quarta-feira dia vinte e três de maio, tivemos uma aula especial, melhor uma “Palestra da Profa. Dra. Tânia Fortuna da Faculdade de Educação da UFRGS,  Coordenadora  Geral do Programa de Extensão Universitária intitulada “Quem quer brincar””.  
Em sua simplicidade nos contou uma parte de sua infância e como desde pequena desejava ser professora, mas não qualquer professora, queria uma aula diferente, e ter assim seus alunos. Com essa última fala me identifiquei muito com ela, pois desde o momento que fui regente de turma em 2013/2 amei lecionar, e verifiquei que posso sim ser professora, ou melhor, ser educadora. Com a palestra da professora Tânia eu fiquei mais animada, pois como seres humanos às vezes passamos por umas provações, e no momento estou passando por uma dessas fases, para ver se somos resiliente.
Pensando no tema da palestra e ter participado de algumas atividades que a professora nos trouxe, foi como ela havia proferido, que durante o brincar a criança somente consegue pensar no que esta fazendo, esquece de todo resto naquele momento. E eu consegui entender o que ela disse com isso, pois durante as brincadeiras até me esqueci dos problemas que estou passando. O brincar é visto por muitos professores como perda de tempo, até eu mesmo já passei por esse pensamento, achando que a criança aprendia decorando a tabuada e refazendo várias vezes os mesmos exercícios. Com tempo fui interiorizando que cada um tem seu tempo e maneiras distintas de construir seu conhecimento, e no caso todos temos algum conhecimento prévio e para construir o novo conhecimento, esse vai ter que ser confrontado com o novo, e somente assim vamos aprendendo.
E como as crianças aprender melhor de forma lúdica, percebo que se fizermos brincadeiras durante as nossas aulas, mesmo que lecionamos com alunos adolescentes, tudo ficará mais fácil. A descontração deixa as armaduras caírem e quando aparece o novo fica mais fácil entender. E sem falar que com as brincadeiras dentro da sala de aula principalmente com educação infantil e ensino fundamental 1, onde estão crescendo podemos trabalhar muitos conceitos, e atingir muitos objetivos como a professora Tânia colocou com a brincadeira “Ram Sam Sam”, onde trabalhamos o contato, a psicomotricidade, lateralidade, e durante essa brincadeira a gente deve pensar na outra pessoa, pois algumas pessoas não gostam de ser tocadas, outras não se sentem a vontade de tocar. Durante essa brincadeira o educador poderá dar muitas ordens e observar como a criança interage com seu colega. A brincadeira do “Contrário” busca trabalhar a atenção dos alunos, pois tudo que é falado pela professora, os alunos deverão falar o contrário, eu mesmo me perdi em alguns dizeres, mas o importante é a criança saber que tem que ficar atenta para fazer a atividade, mas mesmo eu me perdendo em alguns momentos adorei e me diverti muito mesmo. A brincadeira do “Sim e não” podemos descobrir muitas coisas sem que a criança fale verbalmente o que acontece com ela. Assim quando eles brincam livremente na sala de aula, muitas vezes o educador acredita que esse é o momento para fazer o que não deu tempo ainda, e nesse caso ele perde todo um crescimento da criança. E o momento da brincadeira deveu brincar junto, claro que em alguns momentos devemos deixar eles com seus pares para poder socializar todo o seu aprendizado. A professora Tânia nos colocou que é de suma importância nós prestarmos a atenção em tudo, e que também é importante poder brincar com eles, entrar no mundo da fantasia com eles.
Durante a palestra ela coloca que a brincadeira é espontânea, ou você quer brincar, e se não quer, pois ninguém consegue fazer você brincar forçado. Quando a criança está brincando ela esta numa viagem, numa fantasia, onde ela acredita no momento que é real.
Senti-me muito contente após as brincadeiras, e acho que é a mesma sensação que os nossos alunos sentem, mudar nosso modo de lecionar, acredito que isso mude a maneira que a escola  quando fizemos atividades criativas e interessantes, assim chama atenção deles, irão ficar sempre aguardando o que irão fazer no dia seguinte, e a escola vai aos poucos se tornando menos chata, tediosa.
Nessa mesma aula a professora Tânia usou uma técnica para podermos visualizar onde está largada a criança que habitou há muito tempo dentro de nos. E nos fez um aconselhamento, se assim posso definir, que temos que encontrar a criança que existe dentro de nós, e que façamos a comunhão com ela, para melhor entender nossos alunos, e assim poder melhorar nossas aulas, compreendendo nossas crianças e atingir nossos objetivos. E respondendo a questão do título da palestra, digo que sim, "Sala de aula é lugar de brincar? Por uma pedagogia do brincar”.
Então, sai da aula animada, descontraída, e mais leve. Agradeço a Deus todos os dias por estar tendo esta  oportunidade ímpar. Aprender ser professora com grandes mestres e doutores, que nos mostram que sim é possível fazer a renovação, a mudança através da educação, e que temos essa grande tarefa.

Para quem busca saber como é a dança do  "Ram Sam Sam".
Obs.: Você pode fazer outras solicitações da forma de brincar, mas usando a parte inicial.
Disponível em:  https://www.youtube.com/watch?v=zBttxAMxaXE Acesso em: 03/06/2018.

Achei uma versão em português da Xuxa, não sei que está correta, mas vamos brincar.

A ram sam sam, a ram sam sam guli, guli , guli, guli ram sam sam(2x)
Olha a onda , olha a onda guli, guli , guli , guli ram sam sam
A ram sam sam, a ram sam sam guli, guli , guli, guli ram sam sam
Olha a onda , olha a onda guli, guli , guli , guli ram sam sam
Disponível em: https://www.letras.com/xuxa/91211/ Acesso em: 03/06/2018.


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