quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Refletindo sobre o texto: "Cartas a um jovem cientista, de Edward Wilson".

Ao longo do semestre letivo dentro da interdisciplina REPRESENTAÇÃO DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS, tivemos acesso em algumas leituras obrigatórias que um dos objetivos é fazer refletir sobre as nossas práticas dentro da sala e aula com nossos alunos.
Dentre eles o que me chamou muito atenção foi “Cartas a um jovem cientista”. O autor conta numa linguagem acessível a sua trajetória da adolescência o modo que gostava de biologia, dos animais, a chegada à universidade, ele sendo o primeiro membro da família de ambos os lados a cursar ensino superior.
O que ficou muito claro nessa leitura é que a criança desde cedo possuí  uma curiosidade sobre mundo natural que a cerca. Mesmo os pais não percebendo isso. Eles adoram fazer coleções de bichinhos como formigas, lagartixas, minhocas,  aranhas e até mesmo cobras como o autor do texto coloca, sempre analisando, investigando e criando várias hipóteses sobre os bichinhos. Fazem isso mesmo antes e entrar na escola, e com o tempo toda essa curiosidade segue com questionamentos para as professoras. Ai nesse momento nós como educadoras temos que prestar atenção nesses questionamentos, e tentar fazer a criança criar seu conceito, não respondendo de imediato suas perguntas, e sim lhes fazendo ainda mais pergunta a respeito do assunto. Ajudando ela a buscar as informações, com certeza essa criança nunca vai perder a vontade de aprender e com tempo ela vai buscar sanar suas dúvidas.
Ainda no texto ele comenta sobre muitos cientistas desistem da área dos seus sonhos quando se deparam com dificuldades principalmente dentro da matemática, então me lembrei de mim na faculdade de ciências da natureza que larguei o curso por não conseguir avançar na área das exatas, sendo naquele curso umas das principais áreas.  
Ele conta que um cientista pode se unir a um físico, químico ou ate mesmo a um matemático, dependendo de uma das áreas que tem dificuldade. Pode fazer toda a pesquisa, e na hora de montar os gráficos, pode pedir para o matemático elaborar esses gráficos. O que nunca devemos é deixar nossos sonhos de lado.

Com isso vejo eu na escola, se tiver alguma dificuldade em determinando assunto, buscar um professor da área da dificuldade e pedir ajuda, e se dispor se ele precisar também. Visando uma melhor aprendizagem para nossos alunos. E nós sempre estamos aprendendo com os alunos e com nossos colegas de profissão. Temos que ser humildes em pedir ajuda, sempre que for necessário. Ninguém nesse mundo domina e sabe tudo, sempre temos alguma assunto que tenhamos que entender melhor.
Logo abaixo deixo a capa do livro, nós lemos os primeiros capítulos, mas quem tiver vontade pode procurar o livro e ler todo, deve ser bem interessante.

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