Ao longo do semestre letivo dentro da interdisciplina REPRESENTAÇÃO
DO MUNDO PELAS CIÊNCIAS NATURAIS, tivemos acesso em algumas leituras
obrigatórias que um dos objetivos é fazer refletir sobre as nossas práticas
dentro da sala e aula com nossos alunos.
Dentre eles o que me chamou muito atenção foi “Cartas a um jovem
cientista”. O autor conta numa linguagem acessível a sua trajetória da
adolescência o modo que gostava de biologia, dos animais, a chegada à
universidade, ele sendo o primeiro membro da família de ambos os lados a cursar
ensino superior.
O que ficou muito claro nessa leitura é que a criança desde
cedo possuí uma curiosidade sobre mundo
natural que a cerca. Mesmo os pais não percebendo isso. Eles adoram fazer
coleções de bichinhos como formigas, lagartixas, minhocas, aranhas e até mesmo cobras como o autor do
texto coloca, sempre analisando, investigando e criando várias hipóteses sobre
os bichinhos. Fazem isso mesmo antes e entrar na escola, e com o tempo toda
essa curiosidade segue com questionamentos para as professoras. Ai nesse
momento nós como educadoras temos que prestar atenção nesses questionamentos, e
tentar fazer a criança criar seu conceito, não respondendo de imediato suas
perguntas, e sim lhes fazendo ainda mais pergunta a respeito do assunto.
Ajudando ela a buscar as informações, com certeza essa criança nunca vai perder
a vontade de aprender e com tempo ela vai buscar sanar suas dúvidas.
Ainda no texto ele comenta sobre muitos cientistas desistem
da área dos seus sonhos quando se deparam com dificuldades principalmente
dentro da matemática, então me lembrei de mim na faculdade de ciências da
natureza que larguei o curso por não conseguir avançar na área das exatas, sendo
naquele curso umas das principais áreas.
Ele conta que um cientista pode se unir a um físico, químico ou
ate mesmo a um matemático, dependendo de uma das áreas que tem dificuldade.
Pode fazer toda a pesquisa, e na hora de montar os gráficos, pode pedir para o
matemático elaborar esses gráficos. O que nunca devemos é deixar nossos sonhos
de lado.
Com isso vejo eu na escola, se tiver alguma dificuldade em
determinando assunto, buscar um professor da área da dificuldade e pedir ajuda,
e se dispor se ele precisar também. Visando uma melhor aprendizagem para nossos
alunos. E nós sempre estamos aprendendo com os alunos e com nossos colegas de
profissão. Temos que ser humildes em pedir ajuda, sempre que for necessário.
Ninguém nesse mundo domina e sabe tudo, sempre temos alguma assunto que tenhamos que entender melhor.
Logo abaixo deixo a capa do livro, nós lemos os primeiros capítulos, mas quem tiver vontade pode procurar o livro e ler todo, deve ser bem interessante.
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