domingo, 26 de fevereiro de 2017

Experimentando dentro da sala de aula

       Bom meu relato aqui é sobre fazer experimentos dentro da sala de aula para nossos alunos. Confesso que até esse semestre nunca havia realizado sozinha algum tipo de experimento para minhas turmas de pequenos. E quando na interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais trouxe que uma das nossas atividades seria fazer experimentos para nossos alunos, ou fazer com que eles fizessem algo que envolvesse experimento, logo fiquei muito nervosa.
          Mas na minha primeira aula com os professores fiquei super entusiasmada, sendo adulta, fiquei curiosa e logo pensei nos meus alunos. Como seria com eles?
Bom como não tive outra opção escolhi realizar a experiência da "Saco mágico" e a "Vela que faz subir a água" . Logo abaixo lista de material e relato da observação da turma e minhas reflexões. 

Saco mágico
Material:

  • Sacos transparente;
  • Palitos de churrasquinho;
  • Lápis apontados;
  • Balão:
  • Água para encher o balão e o saco transparente.
  • Balde ou bacia para colocar em baixo para não molhar muito o piso e um pano de chão para secar eventuais pingos.
          Encher o balão e o saco com água e fechar. Em seguida pegar o balão e passar o palito, verificar o que acontece. Logo pegar o saco e passar um lápis de cada vez, e verificar o que acontece junto com os alunos.

          Relato da minha observação na medida que fazia o experimento:

        Primeiramente ficaram eufóricos por saber que a faria uma demonstração de um experimento. Ao explicar como seria o procedimento para eles, logo disseram que eu ia tomar um banho, e sorte que a tarde está quente, um deles disse muitas risadas.
        Ao questionar se o balão ia estourar ou não, a turma ficou dividida, pois uns disseram que tinham visto no youtube e o balão não estourava ao passar o palito de churrasquinho. Fiz com o balão e sem dúvidas ele jogou água para todos os lados, e eles adoraram toda aquela brincadeira. 
        Logo comecei com o saco transparente e com os lápis, fiz novamente a pergunta e todos disseram que ia acontecer o mesmo que aconteceu com o balão. Para surpresa da turma, o saco não caiu nenhum pinguinho d'água. 
Gente perdi ali de elaborar com eles um gráfico, com número de alunos que acreditavam que ia romper o balão, e que não ia romper. E também com o saco plástico. Mostrando para eles que tudo pode ser colocado numa leitura diferente. 
        Acredito que a cada ano que um professor entra na sala de aula, ele vai aos poucos aperfeiçoando seu modo de ensinar, e observa o modo que cada aluno aprende. 
Com as experiências que fiz poderia ter feito muitas outras atividades aproveitando a curiosidade dos alunos. Eles por sua vez adoraram tudo, apesar da inexperiência da professora e do medo de fazer algo novo na sala de aula.  
              A explicação científica é que os polímeros do saco é muito mais junto do que o polímero do balão. Por isso que ao passar os lápis não vasa água.

Vela que faz subir a água

Material:


  • Vela;
  • Garrafa;
  • Fosforo;
  • Prato fundo;
  • Corante;
  • Água.
Primeiro se cola a vela no fundo do prato. Encher o prato fundo com água e um pouco de corante, isso opcional, para melhor verificar o quanto a água sobe dentro da garrafa. Logo acender a vela e colocar com cuidado a garrafa em cima da vela com a boca virada para o prato e deixar apoiada no prato.

Explicação científica:

Quando colocamos a garrafa com a boca virada cima da vela, a garrafa fica cheia de ar quente, o que significa que a pressão dos gases que esta dentro aumenta. Na medida que a água vai subindo, a chama a vela vai diminuindo, a pressão dos gases dentro da garrafa diminui e a pressão faz com que a água suba ainda mais.

Relato da observação dos alunos:

Adoraram e ficaram muito curiosos, pedi para não fazerem sozinhos, pois é perigoso e podem se queimar ou queimar a casa. Eles não fizeram tantos questionamentos, mas ficaram com o olho que era um pila. 
Bom eu como educadora, tenho que melhorar minhas práticas e inserir mais experiências para os alunos interagirem e gostarem mais da aula.

Abaixo algumas imagens realizada durante as experiências da turma do 3º ano:














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