Como percebemos a matemática faz parte de nossas vidas
desde sempre. Ela foi pensada para nos ajudar no cotidiano, pois era muito
complicado para os povos antigos que tinham que usar vários artifícios para
poder saber quantos animais estava pastando, e na hora de recolher esses
animais saber se tinha a mesma quantidade. E hoje fica evidente que temos que
aprender essa ciência e buscando compreender a tecnologia que avança a cada
minuto. Nosso cérebro é um computador perfeito, mas para ele poder funcionar
temos que dar alimento todos os dias, horas, minutos e segundos, se não ele
atrofia. Esse alimento é o conhecimento de tudo que nos cerca. E pode acreditar
que aprendemos tudo que tivermos vontade, até a matemática, basta querer.
Para muitos a matemática ainda é um tabu, e um verdadeiro
horror. E infelizmente para esses, a matemática não passa de números e cálculos
que não tem fundamento. Uns chegam a relatar para qual motivo aprender matemática?
Se pensarmos quando éramos crianças a gente brincava e usava a matemática e mal
sabíamos contar, dividir, multiplicar. Era usada nas brincadeiras de esconde- esconde, aonde contávamos até certa numeração era automático. Na
brincadeira de pular sapata, era desenhado no chão um retângulo onde as duas
bases era o céu (1), e o centro era separado em duas diagonais formando quatro
pequenos triângulos onde era indicado os números (2, 3,4 e 5) depois vinha o
outro céu que era o número 6. Outra
brincadeira bem disputada era pular corda, ganhava a brincadeira quem
conseguisse ficar pulando o máximo possível e iam contando, era uma disputa
muito divertida. Claro nas brincadeiras sempre tinha uma criança maior que
frequentava escola e nos ensinava assim tipo decoreba, e uns iam copiando os
outros, mas esse conhecimento em matemática será muito importante para o
futuro, pois na escola os conceitos serão mais incisivos no aprendizado.
Quando dizem criança não aprende na educação infantil, a
criança não aprende brincando essa pessoa nunca parou para refletir sua vida na
infância. Quase tudo que a criança copia, olha e escuta é um aprendizado para o
futuro. Por exemplo, como aprendemos o valor do dinheiro? Quando a criança
percebe que a cédula tem maior valor que a moeda. Quando ela vai ao armazém e
faz alguma compra e o caixa diz para ela que ainda sobra troco, e depois em outro momento vai com moeda e não sobra o mesmo troco,
ela vai aos poucos fazendo a distinção entre os valores do dinheiro.
Tudo que a criança vai experimento e vivenciando no
decorrer dos anos vai servir de alicerce para o começo do seu aprendizado
acadêmico em matemática.
Então lendo o artigo “Alfabetização matemática nas séries iniciais: O que é? Como fazer?”. O
texto conversa conosco nos mostrando o quanto é importante o educador poder
entender que todo aluno trás consigo os conhecimentos prévios de vários
assuntos, e com a matemática não é diferente. Logo nos primeiros anos na
educação infantil, depois na escola ela vai aprendendo aos poucos, e muitas
vezes reconstroem e renovam seus conceitos.
Nesses primeiros contatos com o
mundo da matemática são fundamentais para o futuro desse aluno.
Então, a alfabetização matemática é importante tanto quanto a alfabetização nas linguagens. Digo que é a base para toda a aprendizagem deve ser edificada para os alunos conseguirem compreender os principais conceitos, e no futuro não esbarrarem em obstáculos que o façam parar.
Por isso, é
importante mostrar os números para a criança se familiarizar com os números desde pequenos, para no futuro conseguir compreender que a matemática não é um bicho de sete cabeça e sim um conhecimento que devemos adquirir como todo os demais. Importante mostrar para nossos alunos que a matemática faz parte do nosso contexto, e assim, fazer ele gostar, querer entender, aprender vai ser um grande
diferencial para seu futuro.
Para que sejamos instrumento de ensino/aprendizagem devemos mostrar otimismo e com nosso exemplo nossos pequenos vão observar que estudar matemática é prazeroso e divertido. Eles devem saber que todos nós temos dificuldades cognitivas em alguma disciplina, mas como educadores não podemos deixar nossos medos, ou falta de gostar, passar para nossos alunos. Pois sem querer passamos nosso modo de sentir para eles. Estudar, trocar ideias com as colegas de outras disciplinas na escola, pesquisar é a melhor forma de fazermos um bom trabalho com nossa turminha.
Para que sejamos instrumento de ensino/aprendizagem devemos mostrar otimismo e com nosso exemplo nossos pequenos vão observar que estudar matemática é prazeroso e divertido. Eles devem saber que todos nós temos dificuldades cognitivas em alguma disciplina, mas como educadores não podemos deixar nossos medos, ou falta de gostar, passar para nossos alunos. Pois sem querer passamos nosso modo de sentir para eles. Estudar, trocar ideias com as colegas de outras disciplinas na escola, pesquisar é a melhor forma de fazermos um bom trabalho com nossa turminha.
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