sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Por qual motivo estudar matemática ?


Como percebemos a matemática faz parte de nossas vidas desde sempre. Ela foi pensada para nos ajudar no cotidiano, pois era muito complicado para os povos antigos que tinham que usar vários artifícios para poder saber quantos animais estava pastando, e na hora de recolher esses animais saber se tinha a mesma quantidade. E hoje fica evidente que temos que aprender essa ciência e buscando compreender a tecnologia que avança a cada minuto. Nosso cérebro é um computador perfeito, mas para ele poder funcionar temos que dar alimento todos os dias, horas, minutos e segundos, se não ele atrofia. Esse alimento é o conhecimento de tudo que nos cerca. E pode acreditar que aprendemos tudo que tivermos vontade, até a matemática, basta querer.
Para muitos a matemática ainda é um tabu, e um verdadeiro horror. E infelizmente para esses, a matemática não passa de números e cálculos que não tem fundamento. Uns chegam a relatar para qual motivo aprender matemática? Se pensarmos quando éramos crianças a gente brincava e usava a matemática e mal sabíamos contar, dividir, multiplicar. Era usada nas brincadeiras de esconde- esconde, aonde contávamos até certa numeração era automático. Na brincadeira de pular sapata, era desenhado no chão um retângulo onde as duas bases era o céu (1), e o centro era separado em duas diagonais formando quatro pequenos triângulos onde era indicado os números (2, 3,4 e 5) depois vinha o outro céu que era o número 6.  Outra brincadeira bem disputada era pular corda, ganhava a brincadeira quem conseguisse ficar pulando o máximo possível e iam contando, era uma disputa muito divertida. Claro nas brincadeiras sempre tinha uma criança maior que frequentava escola e nos ensinava assim tipo decoreba, e uns iam copiando os outros, mas esse conhecimento em matemática será muito importante para o futuro, pois na escola os conceitos serão mais incisivos no aprendizado.
Quando dizem criança não aprende na educação infantil, a criança não aprende brincando essa pessoa nunca parou para refletir sua vida na infância. Quase tudo que a criança copia, olha e escuta é um aprendizado para o futuro. Por exemplo, como aprendemos o valor do dinheiro? Quando a criança percebe que a cédula tem maior valor que a moeda. Quando ela vai ao armazém e faz alguma compra e o caixa diz para ela que ainda sobra troco, e depois em outro momento vai com moeda e não sobra o mesmo troco, ela vai aos poucos fazendo a distinção entre os valores do dinheiro.
Tudo que a criança vai experimento e vivenciando no decorrer dos anos vai servir de alicerce para o começo do seu aprendizado acadêmico em matemática.
Então lendo o artigo “Alfabetização matemática nas séries iniciais: O que é? Como fazer?”. O texto conversa conosco nos mostrando o quanto é importante o educador poder entender que todo aluno trás consigo os conhecimentos prévios de vários assuntos, e com a matemática não é diferente. Logo nos primeiros anos na educação infantil, depois na escola ela vai aprendendo aos poucos, e muitas vezes reconstroem e renovam seus conceitos.
Nesses primeiros contatos com o mundo da matemática são fundamentais para o futuro desse aluno. Então, a alfabetização matemática é importante tanto quanto a alfabetização nas linguagens. Digo que é a base para toda a aprendizagem deve ser edificada para os alunos conseguirem compreender os principais conceitos, e no futuro não esbarrarem em obstáculos que o façam parar.  
Por isso, é importante mostrar os números para a criança se familiarizar com os números desde pequenos, para no futuro conseguir compreender que a matemática não é um bicho de sete cabeça e sim um conhecimento que devemos adquirir como todo os demais. Importante mostrar para nossos alunos que a matemática faz parte do nosso contexto, e assim, fazer ele gostar, querer entender, aprender vai ser um grande diferencial para seu futuro. 
Para que sejamos instrumento de ensino/aprendizagem devemos mostrar otimismo e com nosso exemplo nossos pequenos vão observar que estudar matemática é prazeroso e divertido. Eles devem saber que todos nós temos dificuldades cognitivas em alguma disciplina, mas como educadores não podemos deixar nossos medos, ou falta de gostar, passar para nossos alunos. Pois sem querer passamos nosso modo de sentir para eles. Estudar, trocar ideias com as colegas de outras disciplinas na escola, pesquisar é a melhor forma de fazermos um bom trabalho com nossa turminha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário