segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Programa: Infâncias étnico-raciais

Como lidar na sala de aula com as diferenças  étnico-raciais? Muitas crianças por escutarem em casa ou de algum amiguinho falas racistas e preconceituosas, mesmo sem saber o que estão fazendo. 
Ao chegarem em na escola fazem trazem consigo esse mal entendido, e nos professoras temos que fazer todo um trabalho para que eles vejam que todos são iguais e diferentes ao mesmo tempo. Mostrando como é linda a nossa cultura com diversas etnias, crenças e valores.
Com isso estudamos um autor que faz essa abordagem entre tendências e como podemos trabalhar através da literatura infantil essa diversidade, o respeito e outros valores que muitas vezes a criança acaba recebendo é na escola. Além disso existe uma gama de atividades onde as crianças vão gostar de fazer e entender ludicamente que ser diferente não precisa ser tratado com diferença, que no fundo pertencemos a uma única raça, quer é a "raça humana".


De acordo com os autores do artigo podemos verificar o que significa cada uma das tendências:


Como lidar com o preconceito – primeira tendência
O autor coloca os personagens em situações variadas onde ocorre um caso que o personagem deve instigar o leitor ter uma posição e observa em sua leitura que tudo pode ser resolvido sem o uso do abuso e sem discriminação.

Outra trama com personagens negros – segunda tendência
Em uma segunda tendência, os personagens retratam os assuntos levantados.
Possuem uma concepção do ser diferente valorizando suas origens. Onde o problema maior não é a questão da negritude que deve ser superada.

Uma diferença a mais? – terceira tendência
Na terceira tendência, trás de volta o escutar os mais velhos, dando valor na sua cultura, entendendo as diferenças e as igualdades entre as mais variadas etnias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário