Como lidar na sala de aula com as diferenças étnico-raciais? Muitas crianças por escutarem em casa ou de algum amiguinho falas racistas e preconceituosas, mesmo sem saber o que estão fazendo.
Ao chegarem em na escola fazem trazem consigo esse mal entendido, e nos professoras temos que fazer todo um trabalho para que eles vejam que todos são iguais e diferentes ao mesmo tempo. Mostrando como é linda a nossa cultura com diversas etnias, crenças e valores.
Com isso estudamos um autor que faz essa abordagem entre tendências e como podemos trabalhar através da literatura infantil essa diversidade, o respeito e outros valores que muitas vezes a criança acaba recebendo é na escola. Além disso existe uma gama de atividades onde as crianças vão gostar de fazer e entender ludicamente que ser diferente não precisa ser tratado com diferença, que no fundo pertencemos a uma única raça, quer é a "raça humana".
De acordo com os autores do artigo podemos verificar o que significa cada uma das tendências:
Como lidar com o preconceito
– primeira tendência
O
autor coloca os personagens em situações variadas onde ocorre um caso que o
personagem deve instigar o leitor ter uma posição e observa em sua leitura que
tudo pode ser resolvido sem o uso do abuso e sem discriminação.
Outra trama com
personagens negros – segunda tendência
Em uma segunda
tendência, os personagens retratam os assuntos levantados.
Possuem uma concepção
do ser diferente valorizando suas origens. Onde o problema maior não é a
questão da negritude que deve ser superada.
Uma diferença a mais?
– terceira tendência
Na terceira
tendência, trás de volta o escutar os mais velhos, dando valor na sua cultura,
entendendo as diferenças e as igualdades entre as mais variadas etnias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário