segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Infâncias e pós-modernidade




Questões
Teu entendimento a partir do texto

Caracterize três marcas do que se entende por
“pós-moderno”.
Para Lyotarde, “condição pós-moderna”, o termo criado para expressar a incredulidade diante das metanarrativas constituídas pela modernidade, sendo o fim da era explicativa onde as tecnologias da comunicação afetam como o conhecimento é produzido e a forma como ele circula desestabilizando os grandes sistemas explicativos.
Segundo Lipovetsky (2004), o termo “pós-moderno” iniciou no final dos anos setenta Uma das características é o individualismo, e quase tudo resolvemos adotar a palavra “hiper” na frente de muitas outras formando tudo maior que era tradicionalmente. E um exemplo seria a nossa própria aparência como símbolo dessa sociedade hiper a obesidade.

Lemert (2000) considera que esse novo período se introduz para fazer o que não foi realizado ainda, e as pessoas não depositam esperanças em um mundo melhor onde as crenças no progresso estão abaladas.

O que significa pensar o tempo atual com base no binômio solidez/liquidez?

Solidez significa que no tempo tudo era mais duradouro, os bens de consumo e empregos eram confiáveis, com uma garantia de um mundo previsível e consequentemente administrável. “Não encontramos na atual situação”.
Liquidez significa que não tem lugar fixo para nada e tudo muda rapidamente, nada mais mantém a mesma forma, fixada em um espaço durante ao longo. Bastam termos nas mãos, celular, not boock, e trabalhar onde desejar. Está em constante mudança. Tempo que esta em constante mudança.
 Explique a frase: “a mídia tem sido uma das principais produtoras das representações que compartilhamos” (p. 79). Para construir sua resposta, utilize-se do exemplo da “representação do corpo”, oferecido pela autora (p. 79-80)
 Através da mídia as pessoas se espelham e valorizam muito a aparência fazendo qualquer tipo de intervenção para ficar com a imagem desejada. Ter uma aparência jovem e cuidar da beleza é muito mais importante que mostrar que tem dinheiro. Então a mídia faz com que a sociedade seja transparente, de espetáculos, onde os relacionamentos são mais virtuais e com isso tudo seja compartilhado esquecendo-se do lado privado. Por meio da mídia, das formas de representação e dos discursos colocados em circulação, criamos parâmetros para, por exemplo, avaliar e produzir nosso próprio Corpo. 
Considerando as discussões que o texto oferece, como as crianças se veem hoje implicadas numa sociedade do consumo?


Não importa se possuem ou não poder aquisitivo, elas são produtos da real atualidade midiática. Consumidoras em potencial e não perdem tempo em trocar de estilo, mudando o tempo todo. Quando não conseguem adquirir algum produto ficam tristes, parecem sempre estarem atrás de algo ou alguma coisa.
 Tais crianças parecem nunca atingir a linha de chegada e estar em constante estado de insatisfação. Nesse modo de viver que se caracteriza pela urgência, a única opção parece ser a obtenção de “tudo, ao mesmo tempo, agora”! (MOMO, 2008, p. 7)

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