Questões
|
Teu entendimento a partir do texto
|
Caracterize três marcas do que se entende por
“pós-moderno”.
|
Para Lyotarde, “condição pós-moderna”, o termo criado para expressar
a incredulidade diante das metanarrativas constituídas pela modernidade,
sendo o fim da era explicativa onde as tecnologias da comunicação afetam como
o conhecimento é produzido e a forma como ele circula desestabilizando os
grandes sistemas explicativos.
Segundo Lipovetsky (2004), o termo
“pós-moderno” iniciou no final dos anos setenta Uma das características é o
individualismo, e quase tudo resolvemos adotar a palavra “hiper” na frente de
muitas outras formando tudo maior que era tradicionalmente. E um exemplo
seria a nossa própria aparência como símbolo dessa sociedade hiper a
obesidade.
Lemert
(2000)
considera que esse novo período se introduz para fazer o que não foi
realizado ainda, e as pessoas não depositam esperanças em um mundo melhor
onde as crenças no progresso estão abaladas.
|
O que significa
pensar o tempo atual com base no binômio solidez/liquidez?
|
Solidez significa que
no tempo tudo era mais duradouro, os bens de consumo e empregos eram confiáveis,
com uma garantia de um mundo previsível e consequentemente administrável.
“Não encontramos na atual situação”.
Liquidez significa
que não tem lugar fixo para nada e tudo muda rapidamente, nada mais mantém a
mesma forma, fixada em um espaço durante ao longo. Bastam termos nas mãos, celular,
not boock, e trabalhar onde desejar. Está em constante mudança. Tempo que
esta em constante mudança.
|
Explique a
frase: “a mídia tem sido uma das principais produtoras das representações que
compartilhamos” (p. 79). Para construir sua resposta, utilize-se do exemplo
da “representação do corpo”, oferecido pela autora (p. 79-80)
|
Através da
mídia as pessoas se espelham e valorizam muito a aparência fazendo qualquer
tipo de intervenção para ficar com a imagem desejada. Ter uma aparência jovem
e cuidar da beleza é muito mais importante que mostrar que tem dinheiro.
Então a mídia faz com que a sociedade seja transparente, de espetáculos, onde
os relacionamentos são mais virtuais e com isso tudo seja compartilhado
esquecendo-se do lado privado. Por meio da mídia, das formas de representação
e dos discursos colocados em circulação, criamos parâmetros para, por
exemplo, avaliar e produzir nosso próprio Corpo.
|
Considerando as
discussões que o texto oferece, como as crianças se veem hoje implicadas numa
sociedade do consumo?
|
Não importa se
possuem ou não poder aquisitivo, elas são produtos da real atualidade
midiática. Consumidoras em potencial e não perdem tempo em trocar de estilo,
mudando o tempo todo. Quando não conseguem adquirir algum produto ficam
tristes, parecem sempre estarem atrás de algo ou alguma coisa.
Tais crianças parecem nunca atingir a linha
de chegada e estar em constante estado de insatisfação. Nesse modo de viver
que se caracteriza pela urgência, a única opção parece ser a obtenção de
“tudo, ao mesmo tempo, agora”! (MOMO, 2008, p. 7)
|
O portfólio acadêmico é uma ferramenta pedagógica que consiste em uma listagem de trabalhos realizados por um estudante ou até trabalhos realizados no contexto profissional. Esta lista costuma estar organizada de forma cronológica e serve para demonstrar as competências adquiridas através de tarefas realizadas. Neste caso o portfólio também pode facilitar o pensamento crítico em relação ao processo acadêmico. Disponível em: http://www.significados.com.br/portfolio/. Acesso: 02/06/2015
segunda-feira, 7 de dezembro de 2015
Infâncias e pós-modernidade
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário