sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Reflexões sobre: Criando um blog de aprendizagens...


Hoje buscando as postagens para realizar as atividades da interdisciplina do seminário integrador fiquei bem emocionada em reler algumas postagens e refletir sobre o que estava pensando no início do curso. Evoluí um pouco no transcorrer do curso, sim temos que evoluir isso que esperamos, e escutando a música escolhida para ilustrar aquele momento vejo que foi pontual, pois o “tempo voa” como diz o refrão da melodia, e aqui estou no oitavo semestre.
Minha caminhada esta sendo bonita, apesar dos altos e baixos, de muitas vezes achar que não conseguirei, mas surgem os anjos em forma de colegas, tutores, professores. E uns familiares que criticam pelo motivo de querer estudar, outros dizem o que tanto estuda? Depois de tanto ser questionada e criticada esses da forma que me abordaram também me ajudaram a não desistir do meu propósito. 
Diante as dificuldades encontradas onde citei no texto referência, digo que a minha disciplina e organização tem que melhorar muito ainda. As ferramentas digitais muitas reaprendidas, outras construídas com o tempo no PEAD, consegui compreender e usar sem muito trabalho, as vezes encontramos uns entraves, mas nada muito sério.
Claro segui conselhos de uma pessoa que amo muito, e eu o declaro autodidata, porque ele aprendeu tudo sobre informática lendo, pesquisando, comprando computadores velhos para estudar a estrutura dos aparelhos, e posso dizer que ele é um crânio e seu conselho é mexer, montar, desmontar e não ter medo do novo, pois se a gente não tem desafios a vida fica sem graça, essa pessoa o qual citei é meu querido padrasto, que me conhece desde um ano de idade. E ainda acrescentou: “tu era bem mais curiosa e não tinha medo de nada” agora vais ter medo da tecnologia?
Assim deixei o medo do novo ir evaporando das minhas ideias, e fui olhando os tutoriais, e outros vídeos no Youtube que me ajudaram a compreender melhor. Claro solicitei muito mesmo os tutores, principalmente o da interdisciplina do Seminário Integrador.
Pensei muitas vezes ao longo do curso em desistir, pois depois que entrei no PEAD fiquei sem emprego e isso dificultou muito para eu conseguir colocar em prática tudo que aprendemos, pois esse curso tem todo um diferencial. Mesmo com o pouco tempo de docência muitas vezes me remeti ao passado quando estava ministrando as aulas e assim realizando as reflexões necessárias. Meu pensamento que fez eu ficar e continuar sonhando com essa graduação é pelo meus avós, principalmente pelo meu avô que era analfabeto e sempre mandou eu estudar muito, e dizia quem não estuda fica sendo chofer de fogão, ou seja, cozinheira, lavadeira e outras atividades que muito exerci para poder ajudar no orçamento da minha casa, junto a meu marido que sempre ganhou muito pouco e tem uma preguiça enorme em terminar o curso superior que entrou muito antes que eu.
Hoje penso que meu maior sonho é claro me concluir essa caminhada com minha certificação em Licenciatura em Pedagogia, e logo ter uma turma para chamar de minha, para conseguir voltar nas etapas do PEAD para colocar as aprendizagens na prática e refletir sobre e escrever elas, mesmo não estando mais cursando tais interdisciplinas. Sei que fui um pouco relapsa e meio desinteressada, no entanto, acredito que também seja um aprendizado que levarei e com isso posso também ajudar aqueles alunos que se acham meio fracassados. Segundo Freire:

 A prática docente crítica, implicante do pensar certo, envolve o movimento dinâmico, dialético, entre o fazer e o pensar sobre o fazer. Por isso, é fundamental que, na prática da formação docente, o aprendiz de educador assuma que o indispensável pensar certo não é presente dos deuses nem se acha nos guias de professores que iluminados intelectuais escrevem desde o centro do poder, mas, pelo contrário, o pensar certo que supera o ingênuo tem que ser produzido pelo próprio aprendiz em comunhão com o professor formador. (FREIRE, 1996. p. 22)

Saber usar as critica de modo construtivo e ensinar nossos alunos ser assim, isso será bem mais fácil ao logo dos anos para ele. Muitos alunos pensam que ao receber uma crítica do professor/educador, não gosta dele, ou algo assim. Mostrar que podemos crescer diante das críticas isso fará a diferença no futuro dessa criança. Mas temos que cuidar para não criticar somente com intenção de julgar ou mostrar como o aluno está errado, mas trazendo algo para que reformule e edifique seu posicionamento diante da situação referida.

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