A partir da leitura do artigo de Nadia
Hermann podemos verificar que a ética vem sendo construída há muitos anos, e
com ela o melhor viver, pois através desse conhecimento adiquirido o homem
consegue distinguir as condições legais e corretas de interagir com seu
próximo. Segundo Hermann:
Por analogia, quero destacar que a filosofia da educação também
pode se iluminar com esse argumento e mostrar que a investigação sobre o
sentido ético da educação está muito próxima das questões mais pungentes com
que os educadores se defrontam e que, longe de ser uma finalidade metafísica ou
de diletantismo, as questões éticas podem ser trabalhadas como uma arte de
viver. Isso ajudaria a esclarecer aos envolvidos com a prática educacional o
quanto a filosofia pode, legitimamente, auxiliar na formação humana, por meio
de uma reflexão ligada às reais condições da vida.
Acredito que melhor do que falar é mostrar
para eles com nossos exemplos, trabalhar eticamente com eles em todos os
âmbitos possíveis, permitir que sejam críticos, fazer com que falem sobre seus
posicionamento, fazer com que reflitam sobre suas ações, que aprendam a agir de
modo certo, pedir ajuda sobre algumas situações do cotidiano, trazer para
dentro da sala de aula assuntos que eles possam compreender, discutir sendo que
possam levar a desenvolver o senso crítico, fazendo com que consigam entender
melhor o mundo real. Fazer com que compreendam que mesmo que tenham uma vida
difícil e muitas vezes turbulenta, que nós sabemos que falta para eles o mais
básico para que possam sobreviver ajudar eles a não esmorecer diante do
inesperado, pois os homens e mulheres devem permanecer incorruptíveis, éticos
com uma moral imaculada. Acreditar na mudança que cada um almeja para ter um
mundo melhor e digno, mas para isso acontecer todos nós temos uma parcela de
contribuição. Desde pequenos devemos aprender esses valores que fazem parte da
nossa vida, se em muitos lares esses costumes não fazem parte de seus
cotidianos, é na escola que essas crianças irão aprender a pensar sobre esses
elementos necessários para a vida em sociedade.
Tanto o texto como o vídeo me deixaram de
certa forma com uma inquietude e ao mesmo tempo sabendo que valores sobre
educação, etica, moral e bons costumes em muitas comunidades são palavras que
não fazem nenhum sentido, pois o que essas crianças vivenciam é bem distinto do
que antigamente existia nas comunidades. Acredito que por isso é muito
importante nós professores trabalhar os sentimentos, a necessidade de mudar,
questionar sobre tudo que acontece desde acontecimentos na própria comunidade
que muitas vezes nossos alunos trazem para sala de aula, e as vezes pedimos
para que ele pare de falar, mas naquele momento para ele e de repente para o
resto da turma seja bom conversar sobre o que esta acontecendo aproveitando o
gancho trazendo elementos que possam iluminar, acalmar e elucidar sobre
assuntos que para eles é corriqueiro, mas eles não têm ninguém com quem
dialogar sobre isso.
O pouco que conseguimos trabalhar com nossos
alunos sobre ética, bons costumes, valores, sentimentos, muitas vezes faz um
diferencial enorme dentro da vida deles, e as vezes é o único momento que essa
criança tem para poder mudar seu modo de pensar e agir, e as vezes essa
aprendizagem ele levará para sua vida futura. Acredito que assim podemos
constribuir na construção de uma sociedade justa e ética.
E olhando o vídeo Filosofia e ética, com
Márcia Tiburi, o pensamento descrito acima não difere muito sobre o que ela
falou, e assim como ela também acredito que podemos aprender sobre ética em
todos os lugares, mas temos que ter consciencia do que pode ser correto para
nós para outros não. Ela ainda coloca que nos anos 70 e 80 falava-se muito em
jeitinho brasileiro onde cada pessoa poderia ganhar vantagens com essa maneira
de fazer as coisas. E hoje ela diz que o modo de ser e muitas vezes aceitável é
a corrupção. E essa corrupção não vem somente dos nossos politicos como eu
acreditava, vem de cada pessoa que de algum modo burla qualquer forma correta
de praticar alguma ação. Não adianta nós reclamar se mesmo sem pensar que
estamos agindo de forma incorreta pelo simples meio de passar numa fila para
idosos quando sabemos que não é para nós. E que a para existir a ética tem que
pensar num mundo melhor para todos e não somente para algumas pessoas. A
solução deve vir de cada ser humano refletindo sobre seus atos.
Fonte:
HERMANN, Nadja. ÉTICA:
A APRENDIZAGEM DA ARTE DE VIVER . Educ.
Soc., Campinas, vol. 29, n. 102, p. 15-32,
jan./abr. 2008. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br Acesso:
29/11/2017.
Vídeo da Marcia Tiburi
"Filosofia e Ética". Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=19&v=9jsRUafEV9A Acesso
em: 30/11/2017.
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