Para podermos entender como nossos
alunos aprendem, e até mesmo compreender como se dá essa aprendizagem ao longo
da nossa vida, temos que buscar esse conhecimento junto à Psicologia onde
existem muitos pesquisadores que dedicaram suas vidas para poder hoje nós
termos suas pesquisas registradas e comprovadas para que possamos fazer um
trabalho construtivo junto aos nossos alunos, e entender como todo esse
processo se concebe desde antes mesmo do nascimento até chegar à vida adulta.
Com isso a interdisciplina que
trata dessa construção é a de psicologia, e que neste semestre praticamente
estamos estudando Piaget e suas teorias.
Estudando e observando as crianças
da família, recordando algumas situações dos meus alunos dos outros semestres,
as teorias de desenvolvimento de Piaget se encaixa perfeitamete com os
estágios/estádios que elas se encontram.
Ao longo do semestre foi nos disponibilizado muitos textos, vídeos,
onde podemos ter um bom embasamento do que temos que aprender para poder compreender
e fornecer realmente o necessário para que nossos alunos consigam construir sua
aprendizagem de forma segura, e sem que pule alguma etapa, pois segundo Piaget
todas as fases são necessárias o amadurecimento para que a próxima seja
construída com muita solidificação, pois as anteriores são necessárias para
essa construção.
Olhando o vídeo "Introdução à psicologia
do desenvolvimento" com Yves de La Taille, podemos verificar tudo que
citei acima, e diz que a psicologia do
desenvolvimento se preocupa em compreender e identificar as mudanças do
desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo ao longo de sua vida. Temos o
desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e psicológico, onde fazem parte de
um todo dentro de cada ser humano.
Nesse documentário trás o pensamento e
estudo de Piaget onde para ele existe a embriogênese mental, a psique, que são
etapas necessárias para a aprendizagem, e que a cada uma necessita da anterior
para poder firmar a seguinte. Tudo
depende da demando do meio em que essa criança se encontra, e a cognição é
construída com essa troca. As psicogenéticas priorizam a interação e o
conhecimento a partir de uma gênese, e a psicologia genética se refere ao
desenvolvimento individual “autogênese”.
Existem
nessa base as teorias de Vygotsky e Wallon, com destaque a de Piaget, todos
eles são interacionistas e construtivistas, acreditam que nada acontece sem uma
interação e construção.
Vygotsky
acredita na mediação e que as ferramentas culturais interferem no aprendizado
despertando vários aspectos internos de desenvolvimento com pessoas e são
capazes de operar quando a criança interage com o meio e seus companheiros,
numa zona de desenvolvimento proximal.
Henry
Poll Wallon ele considera que as emoções são consideradas origem da
consciência, essas emoções são as exteriorizações da afetividade que provocam
mudanças na inteligência, e impulsionam o desenvolvimento mental.
Piaget
diz que a cada conduta vai estabelecer o equilíbrio e construir um melhor do
que a etapa anterior. Lógica do desenvolvimento é a busca pelo equilíbrio que
implica a adaptação e porque o meio desencadeia essas habilidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário