quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Estudando um pouco de Piaget

Para podermos entender como nossos alunos aprendem, e até mesmo compreender como se dá essa aprendizagem ao longo da nossa vida, temos que buscar esse conhecimento junto à Psicologia onde existem muitos pesquisadores que dedicaram suas vidas para poder hoje nós termos suas pesquisas registradas e comprovadas para que possamos fazer um trabalho construtivo junto aos nossos alunos, e entender como todo esse processo se concebe desde antes mesmo do nascimento até chegar à vida adulta.
Com isso a interdisciplina que trata dessa construção é a de psicologia, e que neste semestre praticamente estamos estudando Piaget e suas teorias.
Estudando e observando as crianças da família, recordando algumas situações dos meus alunos dos outros semestres, as teorias de desenvolvimento de Piaget se encaixa perfeitamete com os estágios/estádios que elas se encontram.
Ao longo do semestre foi nos disponibilizado muitos textos, vídeos, onde podemos ter um bom embasamento do que temos que aprender para poder compreender e fornecer realmente o necessário para que nossos alunos consigam construir sua aprendizagem de forma segura, e sem que pule alguma etapa, pois segundo Piaget todas as fases são necessárias o amadurecimento para que a próxima seja construída com muita solidificação, pois as anteriores são necessárias para essa construção.
Olhando o vídeo "Introdução à psicologia do desenvolvimento" com Yves de La Taille, podemos verificar tudo que citei acima, e diz que a psicologia do desenvolvimento se preocupa em compreender e identificar as mudanças do desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo ao longo de sua vida. Temos o desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e psicológico, onde fazem parte de um todo dentro de cada ser humano.
Nesse documentário trás o pensamento e estudo de Piaget onde para ele existe a embriogênese mental, a psique, que são etapas necessárias para a aprendizagem, e que a cada uma necessita da anterior para poder firmar a seguinte.  Tudo depende da demando do meio em que essa criança se encontra, e a cognição é construída com essa troca. As psicogenéticas priorizam a interação e o conhecimento a partir de uma gênese, e a psicologia genética se refere ao desenvolvimento individual “autogênese”.
Existem nessa base as teorias de Vygotsky e Wallon, com destaque a de Piaget, todos eles são interacionistas e construtivistas, acreditam que nada acontece sem uma interação e construção. 
            Vygotsky acredita na mediação e que as ferramentas culturais interferem no aprendizado despertando vários aspectos internos de desenvolvimento com pessoas e são capazes de operar quando a criança interage com o meio e seus companheiros, numa zona de desenvolvimento proximal.
            Henry Poll Wallon ele considera que as emoções são consideradas origem da consciência, essas emoções são as exteriorizações da afetividade que provocam mudanças na inteligência, e impulsionam o desenvolvimento mental.

            Piaget diz que a cada conduta vai estabelecer o equilíbrio e construir um melhor do que a etapa anterior. Lógica do desenvolvimento é a busca pelo equilíbrio que implica a adaptação e porque o meio desencadeia essas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário