quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Aula presencial e o Método Clinico

Uma vez já havia falado que amo aulas presenciais e apesar de estar na reta final de um curso em EAD e estar habituada com essa modalidade de ensino e ainda querer e fazer muitos cursos nesta modalidade de educação, ainda gosto muito das aulas presenciais. Nessas aulas existe a troca direta, o olho no olho, a compreensão é sentida assim como a exclusão, a ajuda é vinda diretamente sem precisar digitar ou mandar mensagem. Sei que o tempo esta passando e as tecnologias estão evoluindo a cada segundo, e pensando nisso penso que num futuro que espero que seja longínquo não teremos aulas convencionais em escolas com professores, assistentes, instituição, será trocado por salas virtuais, professores virtuais e tudo mais virtual, sei que seria muito triste, pois todo ser vivo principalmente nós seres humanos precisamos do aconchego e da troca diária de saberes, aprendizados, dos exemplos e de tudo que temos hoje.
Então depois desse breve pensamento fico feliz em ter mais uma aula presencial onde conseguimos construir uma aprendizagem valorosa com a troca de conhecimentos, dúvidas, e dicas entre as colegas, professores e tutores. Dia 06/12 foi à apresentação dos vídeos sobre a aplicação do Método Clinico desenvolvido por Jean William Fritz Piaget para poder entender melhor o processo da aprendizagem e como as crianças pensam.
Com esse método, era capaz de conhecer as diferentes características do pensamento infantil, identificar as estruturas do pensamento, da forma como o sujeito assimila e acomoda as informações e constrói seu conhecimento, em diferentes idades com uma investigação semiestruturada por meio de uma problemática instalada. (PEREIRA, “s.d.”, p.2)
 O MC é muito interessante aplicar nos nossos alunos, pois percebemos como a criança age, pensa e traduz o seus sentimentos referente ao seu contexto e com relação aos objetos e meio em que se encontra. Com o uso dessa técnica podemos identificar em qual nível a criança está, e a partir do diagnóstico podemos ajudar melhor nossos alunos.
Não precisamos ficar nervosos diante dos resultados, pois podemos encontrar crianças com idade distintas com fases que não estão segundo Piaget na idade/etapa, mas nem por isso essa criança não possa e um momento para outro dar aquele estalo de crescimento mudando seu modo de agir e pensar referente ao mesmo teste realizado num dado momento.
Bom como foi nos dado tivemos que aplicar o MC em uma ou mais crianças, e confesso que me senti pouco a vontade e muito nervosa ao fazer, de tal forma que passei essa insegurança para o menino que apliquei, tanto é que achei melhor não mostrar em aula, pois fiquei com muita vergonha. Sei que não existe certo ou errado, mas acredito que eu tenha realizado de forma equivocada, muitas vezes esqueci as perguntas, dando aquele branco instantâneo, li e reli as questões, mas o que fazer com certeza, não sabia fugiu da memória. Como sou teimosa não me dei por vencida e vou realizar com outras crianças esse MC e pretendo um dia estar afiadíssima para poder aplicar nos meus futuros alunos que ainda sonho em ter. Tenho algum tempo antes disso acontecer então, vou aproveitar para estudar muito sobre tudo isso, para quando chegar no dia tirar de letra e conseguir ajudar todos meus alunos, pois foi por esse motivo que mudei de curso, para aprender a ensinar e compreender melhor como as crianças desenvolvem sua aprendizagem. E ainda sonho em fazer muitas pesquisas nessa área, não sei se vou poder usar ainda aqui nesse mundo, nessa encarnação, mas todo esse aprendizado ninguém vai tirar de mim e da minha essência.
Então continuamos a estudar e muito, pois ainda nem comecei, estou querendo começar a engatinhar tenho ainda muito chão pela frente. 

Fonte:

PEREIRA, Denise Rocha. Reflexões Sobre o Método Clínico-Critico Piagetiano: Teoria e Prática. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium - Lins/SP. EdUECE- Livro 1- 04113. Disponível no moodle UFRGS curso de Licenciatura em Pedagogia - EAD - Pead. Módulo 7: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=46337. Acesso em 07/12/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário