segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Sempre construindo conhecimento


Na aula do dia oito de novembro tivemos as amostras dos vídeos realizados pelas alunas da turma “B” e “E” de quarta-feira. Olha para muitas que nunca tinham editado um filme, assim como o nosso grupo, foi um imenso aprendizado, e mesmo não nos reunindo juntas ficamos mentalmente em sincronia e por mais distantes que estivéssemos parecia que uma falava com a outra nas decisões a serem tomadas.
Surgiu então a angustia de parecer que a gente não conseguiria fazer a tempo, uma colega de nós começou a edição e foi dando tudo certo, mas se esqueceu do fundamental que tinha que salvar o arquivo como projeto, e como um passe de bruxaria ela perdeu tudo, então o desespero pegou onde a colega perdeu o sono e assim ficando muito nervosa. Eu como nunca tinha editado filme tive que ter um pouco de tranquilidade e fui buscar no YOUTUBE tutoriais para poder entender a ferramenta “Movie Maker” e assim fui construindo minha nova aprendizagem. Todo esse quebra cabeça para poder fazer essa atividade nos serviu para fortificar e firmar nossos conhecimentos e saber não desistir. Para mim especialmente neste semestre o trabalho nesse grupo para poder aprender a confiar e escutar as colegas, e elas também foram muito acessíveis e também me escutaram e tudo foi decidido em conjunto.
Cresci muito e meu aprendizado foi imenso, e saber que podemos contar com os outros colegas para poder fazer uma atividade que nunca fizemos antes tem um valor inestimável. Que bom que temos essas novidades e que os professores nos instigam a ir além do que nós sabemos, e isso que temos que propor para nossos alunos, instigar, questionar, refletir, buscar e construir seus conhecimentos. E pensando no meu modo de pensar no trabalho em grupo pude perceber o quanto é bom poder contar e confiar em outras pessoas para poder trocar ideias e construir junto uma atividade e como podemos melhorar com a ajuda das colegas, e a força  que o grupo troca durante essa construção, compreendendo e se sensibilizando uma com as outras nesse processo que muitas vezes é bem doloroso, mas de uma enorme benção.   Com isso, meu pré-conceito sobre as atividades em grupo se desfizeram neste semestre graças a essa atividade, espero que no futuro eu consiga continuar interagindo assim para que meu crescimento evolua e que possa levar isso para dentro da futura escola que vou atuar, pois percebi que com essas trocas nada é impossível realizar, o fardo não fica pesado, ele é dividido.
Estudando neste semestre em Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, Becker trás em uma de suas palestras que as escolas devem ter mais laboratórios do que auditórios, e quando assisti logo lembrei que o que fizemos foi um laboratório de filmagens e trocas de ideias no grupo, e que Piaget também é a favor que os alunos trabalhem em grupo, pois possibilita a troca entre eles, e se faz um construtivismo de aprendizagens.

A primeira amostra da nossa edição de vídeo realizada pelo grupo dentro da interdisciplina étnico-raciais na educação: Sociologia e História, grupo composto por Daiane, Lisandra e Andreia.
Logo abaixo segue o hiperlink para olhar o vídeo editado pelo nosso grupo, sei que não ficou o top, mas com certeza foi realizado com muito esforço e vontade.

Relatos de Experiências docentes em torno às questões Étnicos Raciais 1 




Fonte: 
Escola - mais laboratório e menos auditório | Fernando Becker | TEDxUnisinos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1Kxffmj78Os  Acesso em: 20/11/2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário