Segunda aula presencial
com a interdisciplina Seminário Integrador VI que em seus questionamentos consegue
me deixar com muitas reflexões. A aula foi uma “Oficina de redação” com a
professora Ivany. Realizamos várias atividades durante esse pequeno tempo que
ficamos no polo e pelo incrível que pareça podemos escrever muito, ou como diz
soltar a mente e simplesmente escrever, acreditem saiu até poesia, indo contra
o conceito de que eu não sei fazer poesia. Refletindo sobre o que fizemos fica
claro que é muito mais fácil dizer que não sabe e colocar mil obstáculos e não
tentar, do que seguir e buscar no imaginário e exercitar. Acredito muito que
isso que está faltando em nós todos, ter vontade de aprender, e colocar a
caneta na mão, e escrever, depois de algum tempo não deixando a preguiça tomar
partido ler o que escrevemos, nos questionar, ver se conseguimos entender e
passar a mensagem desejada, e se preciso for refazer.
Depois dessa aula
escrevendo esse texto lembrei-me de uma fala do nosso ilustre Paulo Freire onde
ele dizia mais ou menos assim, se não me engano no livro Pedagogia da
Autonomia, em um dos seus textos que ninguém nasce professor, e acredito que
também ninguém nasce um escritor, para isso é necessário um pouco de treino,
não ter vergonha dos equívocos que iram surgir, e assim, depois dessa aula
fiquei muito entusiasmada, e com vontade de voltar escrever. Houve um tempo bem
longínquo que eu adorava ler e escrever sobre tudo, principalmente sobre meus
sentimentos, porque sobre isso não tinha com quem falar, então às vezes passava
noites escrevendo. Quando me cansei de escrever, e achando tudo aquilo uma
enorme bobagem isso lá pelos quinze anos resolvi que tinha que me desfazer de
tudo e fiz uma enorme fogueira. Que pena imagina eu lendo hoje o que eu pensava
naquele tempo, vejo que não fiz um bom negocio quando resolvi eliminar meus
escritos.
Mas a cobrança da
escrita no meu momento atual não é somente uma redação, e sim tem que ter
fundamento teórico, inserir nos textos posicionamento, analise critica, ter coerência
e coesão, saber colocar a fala com uma linguagem culta e acadêmica, saber
distribuir os parágrafos, vírgulas, pontuação, e tudo que aprendemos ou que
deveríamos aprender no ensino básico, e muitas vezes por parte do aluno mesmo a
gente não se aprofunda no assunto, e vai passando. E hoje tudo que ficou solto,
tenho que resgatar e começar a fazer o certo, tendo um vocabulário mais
rebuscado, variado podendo usar sinônimos e antônimos, os plurais, em fim tudo
para que um texto fique com uma redação boa de se ler, prazerosa e que o leitor
consiga entender o que estou querendo expressar com o texto, é com isso tudo
que estou angustiada, porque sei que meus textos estão longe de serem tudo
isso.
Então vejo nessa
oficina sinto que vou conseguir inserir adequadamente os referenciais teóricos,
para que consiga ter alguma propriedade sobre o que escrevo, estou tentando
verificar minha escrita coloquial e trazer a linguagem acadêmica, e isso é bem difícil.
Estou procurando ler mais, e buscar palavras estranhas buscando seu significado
e fazendo pequenas frases inserindo elas no contexto, e quando lembro tento
colocar na minha fala também, mas isso esta sendo muito difícil.
Avaliando a
aula/oficina com um olhar crítico confirmo que foi ótima, gostei muito, e mesmo
agora depois de algum tempo estudando em EAD, e acostumada continuo afirmando
que ainda necessito do olhar do professor, a troca direta com colegas e
professores, a resposta imediata que somente na aula presencial tem. Mas não
quero que pensem que as aulas em EAD os professores e tutores são omissos, pelo
contrário sempre que precisei deles ou dos tutores a resposta foi imediata no máximo
algumas horas depois. Fazendo a comparação com outros cursos em EAD que pude
observar o PEAD falta pouco para ser presencial, e nas outras universidades em
EAD não existe isso, muitas vezes não conhecemos o professor nem pelos vídeos
aula. Meu E não somente pelo moodle que a gente se comunica, eu pelo menos
tenho varias maneiras de conversar com eles, e-mail, telefone, watts, facebook.
A comunicação com os tutores, ou com quase todos tem várias formas e meios
tecnológicos possíveis onde alguns deles sofreram comigo no início, e não tinha
dia da semana, nem horário, para com esse tutor em especial terei que agradecer
muito pela paciência que teve comigo. Finalizando afirmo que estou ansiosa
pelas próximas aulas que virão, pois preciso muito aprender e dominar esse
conteúdo, aprimorar, colocando sempre em prática, pois quero com certeza fazer
um mestrado, portanto tenho que aprender escrever com objetividade,
sintetizando quando necessário e sabendo me posicionar dentro da escrita.
Olá! Que bom que gostou da oficina e que ela te oportunizou ampliar o seu conhecimento. Sempre que necessitar continue contanto com a equipe de tutores que irá te acompanhar e auxiliar nesse processo, e ter esse contato com professores e coordenação é muito bom, é energia e acolhimento para fortalecer sua aprendizagem.
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador PEAD UFRGS