Refletindo sobre a história das pessoas com necessidades especiais, onde resumi, é uma história de luta, de conquista e progresso que buscam por um ideal que se tivéssemos um mundo esclarecido não precisariam fazer todo esse movimento. O momento que todos nós acreditar e entender que todos somos iguais e que cada um tem sua limitação isso tudo muda.
Partindo do princípio que a vida de todos os seres é importante, essa diversidade que hoje encontramos é um elemento para podermos elevar nosso patamar diante da realidade que encontramos. Inserir pessoas com necessidades especiais dentro da sociedade não estamos fazendo nenhum favor, ao contrário, nós que teríamos que agradecer por eles terem tanta paciência pela nossa ignorância de ser. E nós como educadoras temos um papel de suma importância dentro desse contexto, nenhuma criança nasce preconceituosa ela com tempo se torna, e trabalhar com essas crianças significa saber trabalhar com seus responsáveis.
Quando todos entenderem que é muito positivo sermos diferentes em nossas especificidades, tudo muda de figura, e imaginem que chato se fossemos todos iguais, não teria graça nenhuma viver seria ser um androide tudo igual, pensando igual e tudo mais. Aos poucos ir ajudando as crianças a construir uma ideologia nova de como proceder diante as diversidades da vida e do mundo, elas irão crescer com uma maneira nova de ser e agir, aceitando sem distinção tudo e todas as pessoas.
Então fica a dica para todos refletirem diante o novo, o diferente e se ficarmos em frente a um espelho nos analisando vamos nos surpreender, pois até nossa face difere um lado do outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário