terça-feira, 9 de junho de 2015

Repensando sobre a segunda aula...

Começamos a aula com o professor pedindo que todas sentassem juntas e mais para frente, fazendo com que a turma refletisse como estaríamos agindo, em que casa grupo se localizava o mais distante possível umas das outras.

Ainda perguntou o que iríamos dizer para nossos alunos se eles nos questionassem a forma que a gente se colocava dentro da nossa sala de aula, quanto a sentar perto das colegas e interagir com elas? Achei o nosso professor muito provocativo em suas colocações, mas ele tem razão. Nosso curso é em EAD, mas por qual motivo que nos poucos encontros que temos a gente não aproveita para nos conhecermos um pouco melhor? Aproveitando o tempo já que nosso cotidiano é tão corrido, e pouco tempo temos para nos apreciarmos. Mesmo virtualmente a gente só conversa, claro isso falo de mim, nos fórum quando necessário para dar ciência dos assuntos em estudo. Então mesmo virtualmente temos pouco tempo para poder conhecer nossas colegas que estaremos juntas por longos anos.  

Depois de nos acomodarmos com a solicitação do professor, ele me deixou com algumas dúvidas.

A primeira dinâmica foi um pequeno texto, onde teríamos que responder somente um “x” nas alternativas que seriam três, mas minha na pressa que tava para responder não consegui visualizar a terceira fileira da folha teste. Então percebi que realmente não consigo trabalhar sob pressão mesmo sabendo que teríamos cinco minutos para responder as questões, esse tempo daria e sobrava, mas me equivoquei em todas elas.  

A segunda dinâmica foi o cubo gráfico que representa a terceira dimensão pelo menos foi o que pude pesquisar por cima, ele uma hora estava de um modo em outro momento de outro, muito legal:

Figura disponível em:

 A terceira e última nos deu uma folha de jornal comum, pediu para que fechássemos os olhos começou a dar as ordens que deveriam ser seguidas até o último comando: dobrar ao meio a folha, em seguida cortar a ponta do lado direito da folha, e assim por umas quatro vezes, sempre de olhos fechados. Logo em seguida pediu para que abríssemos os olhos e as folhas e observasse as nossas e buscasse nas das colegas se tinha alguma parecida com a nossa. Foi incrível essa dinâmica, não encontrei nenhuma, e como o professor disse que nenhuma é igual a da outra colega, pois as pessoas não são iguais. Cada um chega para aula de uma determinada forma e ninguém sabe o que se passou no dia dela e o que pode acontecer até a chegada ali no nosso encontro.

Refletindo sobre nosso encontro 

Então até chegar em casa naquele dia, e ainda hoje, fico fazendo uma breve reflexão da aula que tivemos, vejo que corporeidade faz parte de um todo, que nossos alunos, nós e o mundo interagimos diretamente. Aos poucos devemos  buscar o entendimento com as demais pessoas. Mas cada um possui a sua individualidade e nós todos somos internamente únicos.

Cada pessoa entende e aprende de uma maneira diferente. Por isso muitas vezes temos grandes dificuldades para compreender como podemos ensinar aquele aluno que tem algum tipo de dificuldade em nos entender. E quando  ficamos apreensivas com a situação devemos nos colocar no lugar dele e  buscar junto com ele o modo mais fácil para ele alcançar o aprendizado daquele momento.

Olhando nos olhos, a confiança, o amor, o respeito, até mesmo a chamada de atenção na hora certa, um abraço, um beijo, faz com que esse aluno entenda que a gente quer seu bem e que eles podem contar conosco na caminhada da aprendizagem, assim esse aluno se desarma e consegue aprender e muitas vezes ficam nosso amigo. Sinto que essa estrutura se perdeu ao longo do caminho, e com isso temos que aos poucos ir buscando, trazendo para nosso cotidiano tudo que foi perdido, mas sempre pensando que a educação não pode ficar obsoleta, ela também tem que se reciclar e a gente também.

3 comentários:

  1. Olá! Bom ler relatos sobre as aulas, principalmente quando se amplia a mera descrição para situações reflexivas do cotidiano profissional e acadêmico! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Bom ler relatos sobre as aulas, principalmente quando se amplia a mera descrição para situações reflexivas do cotidiano profissional e acadêmico! Parabéns!

    ResponderExcluir