Ainda perguntou o que iríamos dizer para nossos alunos se
eles nos questionassem a forma que a gente se colocava dentro da nossa sala de
aula, quanto a sentar perto das colegas e interagir com elas? Achei o nosso
professor muito provocativo em suas colocações, mas ele tem razão. Nosso curso
é em EAD, mas por qual motivo que nos poucos encontros que temos a gente não
aproveita para nos conhecermos um pouco melhor? Aproveitando o tempo já que
nosso cotidiano é tão corrido, e pouco tempo temos para nos apreciarmos. Mesmo
virtualmente a gente só conversa, claro isso falo de mim, nos fórum quando
necessário para dar ciência dos assuntos em estudo. Então mesmo virtualmente
temos pouco tempo para poder conhecer nossas colegas que estaremos juntas por
longos anos.
Depois de nos acomodarmos com a solicitação do professor,
ele me deixou com algumas dúvidas.
A primeira dinâmica foi um pequeno texto, onde teríamos que
responder somente um “x” nas alternativas que seriam três, mas minha na pressa que
tava para responder não consegui visualizar a terceira fileira da folha teste.
Então percebi que realmente não consigo trabalhar sob pressão mesmo sabendo que
teríamos cinco minutos para responder as questões, esse tempo daria e sobrava,
mas me equivoquei em todas elas.
A segunda dinâmica foi o cubo gráfico que representa a
terceira dimensão pelo menos foi o que pude pesquisar por cima, ele uma hora
estava de um modo em outro momento de outro, muito legal:
Figura disponível em:
Então até chegar em casa naquele dia, e ainda hoje, fico
fazendo uma breve reflexão da aula que tivemos, vejo que corporeidade faz parte
de um todo, que nossos alunos, nós e o mundo interagimos diretamente. Aos
poucos devemos buscar o entendimento com
as demais pessoas. Mas cada um possui a sua individualidade e nós todos somos
internamente únicos.
Cada pessoa entende e aprende de uma maneira diferente.
Por isso muitas vezes temos grandes dificuldades para compreender como podemos
ensinar aquele aluno que tem algum tipo de dificuldade em nos entender. E
quando ficamos apreensivas com a
situação devemos nos colocar no lugar dele e buscar junto com ele o modo mais fácil para
ele alcançar o aprendizado daquele momento.
Olhando nos olhos, a confiança, o amor, o respeito, até
mesmo a chamada de atenção na hora certa, um abraço, um beijo, faz com que esse
aluno entenda que a gente quer seu bem e que eles podem contar conosco na
caminhada da aprendizagem, assim esse aluno se desarma e consegue aprender e muitas
vezes ficam nosso amigo. Sinto que essa estrutura se perdeu ao longo do caminho,
e com isso temos que aos poucos ir buscando, trazendo para nosso cotidiano tudo
que foi perdido, mas sempre pensando que a educação não pode ficar obsoleta,
ela também tem que se reciclar e a gente também.
Olá! Bom ler relatos sobre as aulas, principalmente quando se amplia a mera descrição para situações reflexivas do cotidiano profissional e acadêmico! Parabéns!
ResponderExcluirOlá! Bom ler relatos sobre as aulas, principalmente quando se amplia a mera descrição para situações reflexivas do cotidiano profissional e acadêmico! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada!
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