Encontrei esses vídeos que estão relacionados com que estamos estudando na Interdisciplina Corporeidade – Epistemologia e vivências do aprender.
Publicado em 25 de jul de 2012
O doutor em educação física, Marco Santoro fala sobre corpo e movimento nas instituições escolares.
Uma produção Maria Farinha, apresentada pelo Instituto Alana na III Jornada Pedagógica da Educação Infantil, no RJ.
Uma produção Maria Farinha, apresentada pelo Instituto Alana na III Jornada Pedagógica da Educação Infantil, no RJ.
Que vejo que muito importante para uma aprendizagem mais efetiva se nós professores principalmente os da educação infantil e series iniciais ter esse movimento com o corpo. Eles muitas vezes são inquietos e pouco conseguem prestar atenção nas aulas e com isso são encaminhados a médicos e alguns deles diretamente medicam essas crianças sem uma analise mais profunda sobre essa criança.
As vezes funciona muito bem a gente trabalhar a corporeidade junto com atividades físicas de acordo com a idade de nossos alunos, assim eles gastam um pouco das energias que sabemos que são muitas e começam a ficarem mail calmos e prestarem mais atenção nas aulas.
Olá! Teu blog está dinâmico e com postagens com recursos que evidenciam o quanto está conseguindo refletir e ir além do proposto nas atividades - demonstrando ampliar suas aprendizagens! Nas escola como você trabalha essas questões de corporeidade e movimento?
ResponderExcluirOlá! Teu blog está dinâmico e com postagens com recursos que evidenciam o quanto está conseguindo refletir e ir além do proposto nas atividades - demonstrando ampliar suas aprendizagens! Nas escola como você trabalha essas questões de corporeidade e movimento?
ResponderExcluirDe acordo com que estou entendendo sobre a Interdisciplina Corporeidade até que trabalhei um pouco. Mesmo antes de fazer essa cadeira, como eu gosto de educação física, sempre busquei valorizar os dias e horários que a gente tinha. E quando não dava para sair da sala, fazíamos ali mesmo. E eles adoravam e participavam de tudo, dentro da sala de aula buscava o radio para escutar musica durante as atividades, também acredito que com musica tudo fica melhor e minha turma era uma turma cantante, qualquer musica até hino da igreja se cantasse com eles e com um leve ensaio davam o show. A gente sempre que podia fazia algumas brincadeiras em sala de aula como, por exemplo: dança das cadeiras, morto vivo, cabra cega, escondendo um objeto. Quebra cabeça, onde depois de montado tinham que escrever algo referente à figura, com essas atividades já observava como eles agiam entre eles, dependendo fazia uma dinâmica voltada para aquela situação. No pátio sempre fazia alongamento, aquecimento 20 minutos de atividade dirigida com exercícios de motricidades e percepção espacial, depois ou deixava livre ou perguntava se queriam jogar nilcon, vôlei, acerta o do meio, outra brincadeira que quisessem. Isso tudo para tirar o futebol, que no início queriam só isso. As meninas num canto, e os meninos com a bola na quadra jogando. A brincadeira do balão na testa, não deixar cair, foi um modo que fiz dos meninos interagir com as meninas, pois nem na roda eles queriam dar a mão pras meninas, imagina um abraço. A dança do alecrim dourado foi outra, sei que é para crianças menores mas fiz de tudo com eles, pelo menos tentei. Não sei bem se isso é corporeidade, mas se não for peço que me corrija.
ResponderExcluir