Corporeidade é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo.O corpo é movido por intenções
provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que
interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a
mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas
obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo
para novas manifestações.Segundo o dicionário online http://www.dicionarioinformal.com.br/corporeidade/
Meu pondo de vista sobre corporeidade, após ler o artigo proposto pelo professor e ter visto o filme: "AI Inteligência Artificial".
Então a corporeidade usa corpo físico, a emoção, a afetividade e o espiritual, todo essa composição interagindo com as demais partes do ambiente
natural e virtual para que consiga se compreender e entender interagindo com tudo em sua volta, tomando decisões para resolver seus problemas do cotidiano.
Durante a evolução homem foi a única espécie que conseguiu evoluir interagindo com o meio e com seus semelhantes através de linguagens corporais, sinais, sons e desenhos agora por final usando a linguagem sonora através de códigos, assim se diferenciando de outros animais.
Durante a evolução homem foi a única espécie que conseguiu evoluir interagindo com o meio e com seus semelhantes através de linguagens corporais, sinais, sons e desenhos agora por final usando a linguagem sonora através de códigos, assim se diferenciando de outros animais.
Ele desenvolveu novos sentidos no instinto de sobrevivência e habilidades permitindo a construção do aprendizado. A pele é o mais extenso órgão do corpo humano, e por ela que sentimos o meio
externo ao nosso organismo, também serve de revestimento e proteção.
Analisando o conceito de corporeidade e as
interações e aprendizagens no cotidiano podemos observar que todo ser humano
necessita de estímulos internos e externos para conseguir entender, aprender e
reaprender qualquer situação que nos envolva. Assim como o autor coloca no
início do artigo e também visto no filme, todo ser necessita ser tocado e
escutar para poder sentir, atender e reagir ao estímulo colocado.
Sabendo desses conceitos, consigo visualizar quem muito de nossos alunos não sentem esse estimulo dos seus pais, ou responsáveis, assim se transformam em crianças rebeldes que fazem o que na cabeça e fazendo das aulas um verdadeiro alvoroço para poder chamar atenção dos adultos envolvidos na crianção delas. Em casos mesmo falando com os pais isso não resolve, continua da mesma forma, ai que entra a ação do professor, fazendo com que esse aluno entenda que tem alguém que se importa com ele, e visivelmente essa criança vai mudando seu modo de interagir com os demais e conosco.
Bem sei que o professor tem muitas obrigações formais como dar conta do currículo formal, mas vejo que muitos problemas podem ser extinguidos se prestarmos atenção nem que seja uns minutinhos para os alunos que estão ali ao nosso convivio pedindo socorro com formas verdadeiramente absurdas, onde muitas vezes tiramos eles de dentro da sala mandando para uma conversa com a orientação pedagógica, sendo que podemos fazer isso em doses homeopáticas diariamente. Vejo um distanciamento grande entre as pessoas, mas na nossa profissão não pode ser dessa forma. O abraçar, o dar um beijo, uma palavra de carinho não vai cair nossos braços, e não vamos pegar nenhuma doença nesse ato, até mesmo naquela criança que esta mal vestida e mal cheirosa isso faz muito bem para os dois lados.
Deixo esse pensamento, pois eu era uma pessoa super travada, não conseguia demonstrar afeto e carinho. E aos poucos um anjinho foi me ensinando que fazer assim eu não estava perdendo nada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário