quinta-feira, 11 de junho de 2015

Integração

Hoje a aula foi muito legal, pois logo no início com a professora Rosane Aragon e Mariangela Zeide fizemos uma dinâmica com cordão, chamada de Teia da Aprendizagem. 
Teríamos que pegar o rolo do cordão envolver no dedo responder as três questões que estão logo abaixo, e jogar o rolo de cordão para uma colega.
  • Dizer o nome;
  • Citar uma qualidade nossa;
  • E falar o que gostamos de fazer nas horas de lazer nos fins de semana.
Como somos quase cinquenta alunas ficou bonita nossa Rede da Aprendizagem  depois de todas terem participado, com essa dinâmica foi chamado a atenção que quando participamos dos fóruns de atividades no ambiente virtual nós ficamos assim só que não conseguimos visualizar no físico, e como a nossa participação é importante para conseguirmos dar continuação a nossa caminhada de aprendizagens.
Foi importante essa dinâmica pelo motivo que nos comunicamos pouco pessoalmente, e essa integração é boa para podermos nos conhecer melhor, mas confesso que tenho serias dificuldades em gravar nomes, mas estou me esforçando.
E com essa atividade de hoje me fez refletir como é importante para nossos alunos não importando o nível, idade, série, que eles se encontram mas a gente poderia incluir muitas dessas dinâmicas para que aos poucos eles relaxem e se sintam mais a vontade em poder falar diante da classe, que bem sabemos o quanto é complicado ficar diante de um público mesmo que sejam nossos colegas a tempo, e também dependendo da dinâmica podemos trabalhar muitos objetivos. Se esse tipo de atividade me deixa animada imagina se conseguirmos deixar eles mais felizes em vir para escola tentando imaginar o que será que a professora vai inventar hoje? A curiosidade é tudo.





Depois continuamos  com a atividade do último encontro "Debate e teses". Aprender a fazer uma crítica, argumentar, defender uma ideia, não ser dogmática. Tantas coisas que temos que aprender, não é fácil ser professor, meus neurônios estão ficando em pane, mas eles devem se acostumar com as novidades.
Então fui dar uma pesquisada no google, sei que não é um lugar muito apropriado para pesquisas acadêmicas mas vejam o que encontrei:
Dogmático é um adjetivo que qualifica alguém ou algo como seguidor de um dogma; dogmatismo. Ou seja, um indivíduo que aceita determinada coisa como verdade absoluta e não abre espaço para discussões.

Texto disponível em: http://www.significados.com.br/?s=dogmatico no dia 11/06/2015 às 01:45

Reflexão crítica é uma tomada de consciência; examinar ou analisar fundamentos e razões de alguma coisa. Refletir criticamente é a atitude de investigar e para isso é necessário conhecer aquilo que é...

Texto disponível em: http://www.significados.com.br/?s=critica no dia 11/06/2015 às 01:53

3 comentários:

  1. Olá Andreia,aos poucos esta teia de aprendizagem está sendo formada por vocês nos ambientes digitais.Podemos ainda, não saber o nome de todos os colegas,mas num fórum por ex.podemos concordar ou discordar fazendo uma reflexão critica das ideias dos colegas,trazendo argumentos que sustentem as nossas ideias.E nesta discussão a teia vai se formando.Escreveste "Os alunos vem para a escola felizes pensando o que a professora vai inventar hoje".E a professora vai para escola com qual intenção?Como tu pensa em criar esta rede de aprendizagem com teus alunos?
    Abs,Mariangela

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aos poucos, mostrando que todos nós somos capazes de aprender, cada um no seu tempo, nunca desistindo. Buscando maneiras novas de ensinar o que esta dentro do currículo, fazendo isso de forma divertida, para que eles queiram construir novos conhecimentos ou que reconstruam os antigos.
    Fazer aulas dinâmicas, diferentes, saindo do contexto "sala de aula", com isso, buscando sempre o comprometimento deles para com eles mesmo, para comigo e para escola. Mostrando que aprender também pode ser bom e divertido.

    ResponderExcluir