Sei que o blog é uma ferramenta direta de como estamos
levando e refletindo sobre as interdisciplinas que estudamos e com as nossas
práticas, mas lendo essas dicas hoje cedo me lembrei de uma breve conversa que tive
com o coordenador do curso um tempo
atrás, sobre atenção na hora de estudar. Naquele semestre me atrasei muito em
tudo e fiz tudo correndo para não reprovar, mas essa rotina tem me acompanhado com
frequência. São dezesseis dicas que vem ao encontro do que acontece comigo, e
no caso estou começando a fazer elas a partir de hoje, pois quero melhorar e
otimizar meu tempo, pois sem marcador nenhum sei que fico muito tempo na frente
do computador, e pouco realmente trabalho. E isso tem me deixado muito
frustrada.
Espero que as dicas ajudem mais pessoas, no site tinha
algumas palavras que não entendi outras em outra escrita parecendo português de
Portugal, então arrumei, mas logo abaixo estará o link da original, que é assim
que temos que fazer referenciar de onde tiramos algo que não foi escrito por
nós. Como estudar é bom, aprender se não fosse dentro do PEAD nunca saberia que
copiar direto seria um ato fora da Lei, um plágio.
Se antes de entrar para o curso já tudo que fazia e lia
refletia e comparava com tudo que faço e fazia em minha vida, imagina agora
depois de estar no curso. Ultimamente ando-me autoavalio como pessoa e como universitária,
e vejo que ao longo desses semestres e não gostei do resultado que tenho como
aluna, pois poderia ter me dedicado muito mais. Poderia estudar mais, me
qualificar melhor e dedicar mais tempo para esse fim, no entanto, muitas vezes
me sinto totalmente desmotivada, e o motivo desse sentimento é não estar atuando
dentro da minha profissão e assim não estar colando em prática tudo que estou
aprendendo. Sei que o desemprego esta em alta hoje, mas tento pensar que nenhuma
situação pode durar para sempre. Pensar positivo já melhora 70%, e ter
esperanças tem me ajudado muito.
Outro item que não posso esquecer-me de dizer é que devo
valorizar cada minuto em estar em um lugar privilegiado estudando, adquirindo
novos conhecimentos, numa Universidade pública. Devo sim me orgulhar e
respeitar as diversas pessoas que nem conheço que com seu pouco estão colaborando
para eu estar aqui. Claro que poderia ser diferente onde cada cidadão
brasileiro por lei deveria nascer e já ter sua vaga numa instituição pública de
qualidade, pois esse direito é assegurado na Lei, mas nunca foi cumprido.
Então aqui ficam as dicas, que vou seguir a partir de hoje,
pois também não aguento minha falta de organização, tempo para outras
situações. Temos que nos policiar muito todos os dias.
16 dicas para manter-se 100% concentrado no trabalho
A
concentração é algo que requer luta, não é uma coisa que simplesmente ligamos
cada vez que precisamos dela. Se quiser trabalhar em modo 100% concentrado,
terá de assegurar um ambiente de trabalho perfeito. Foi nesse sentido que
reunimos estas dicas:
1.
Utilize ferramentas offline. Blocos de notas, cadernos,
papel reciclado, canetas, lápis e outras ferramentas físicas são dádivas para
quem tem dificuldade em concentrar-se ao longo do dia de estudo e trabalho. São
tão fáceis e rápidas de utilizar, que não temos de nos preocupar em
desconcentramo-nos.
2.
Faça mais pausas. Mais pausas = maior produtividade. Pode
parecer um contrassenso, mas não é. As pausas permitem-nos pôr as ideias em
ordem e concentrar-nos na tarefa que temos em mãos. Para, além disso, é uma
fonte de energia para que não nos sintamos esgotados após as primeiras horas de
trabalho.
3.
Tarefas menores. Quando estiver a planejar o seu dia,
certifique-se que as tarefas na sua lista de afazeres sejam pequenas, ou seja,
em vez de escrever “terminar relatório mensal de 20 páginas”, reparta essa
tarefa em várias, menores, como: “delinear esquema do relatório”, “escolher
título”, “fazer pesquisa” ou “organizar informação preliminar”. É mais fácil
focar-se em várias pequenas coisas, do que numa gigantesca.
4.
Mantenha um ritmo estável. Não tente fazer demais. Se
mantiver o seu ritmo de trabalho estável, é mais fácil geri-lo e manter-se
atento. Infelizmente, muitas pessoas confundem isto com “trabalhar até não
poder mais, sem qualquer pausa”. Olhar a dica 2.
5.
Um post-it por dia. Se
passarmos o dia inteiro em frente a um computador e não tivermos cuidado, é
muito fácil perdemo-nos nas “ratoeiras” do computador – diga-se, Internet! Se
tiver um post-it colado
à sua frente com um objetivo diário, é uma excelente forma de manter a
claridade, sendo ainda um lembrete para aquilo que tem mesmo de fazer hoje.
6.
Imagine-se que o computador é apenas uma ferramenta de trabalho. É
demasiado fácil deixar-nos embalar pelas maravilhas do computador, deixando que
este faça tudo e mais alguma coisa. No fundo, o computador não é mais do que
uma eficiente ferramenta de trabalho. Se estiver a utilizá-lo para mais do que
isso – como um substituto para a sua vida social, por exemplo – as coisas podem
não correr da melhor forma.
7.
Planeie o seu dia até ao último minuto. Se
a preguiça estiver à espreita várias vezes ao longo do dia, pode ser porque não
tem feito pausas suficientes e/ou porque não planeou o seu dia da forma mais
eficiente. Planeie o seu dia ao máximo, certificando-se que a sua lista de
afazeres tenha várias pequenas tarefas, fáceis de executar. A satisfação que
sentirá ao riscar item atrás de item é muito compensadora.
8.
Esteja atento às rotinas de preguiça. A
desconcentração, muitas vezes resultante da preguiça, instala-se diversas vezes
ao dia. Esteja atento a esses momentos e planeje as suas pausas para esses
momentos.
9.
Planeje na noite anterior. Planejar o seu dia na noite
anterior é uma excelente forma de começar a entrar em “modo concentração”. Dormir
sobre as suas tarefas e objetivos para o dia seguinte pode ajudar o seu cérebro
a processar aquilo que lhe espera amanhã. Chamamos essa tarefa de concentração
antecipada!
10.
Desligue qualquer input extra. Pode
ser o e-mail, o SKYPE ou as SMS, a verdade é que cada um de nós tem a sua “perdição”.
Desligue qualquer distração tecnológica que tenha à sua volta – querem apenas
roubar a sua atenção e não vão descansar até conseguirem!
11.
Estabeleça prazos. Não há melhor motivação
do que um prazo. Por isso mesmo, uma das formas mais eficazes de manter-se
imerso no seu trabalho é estabelecer prazos para a sua conclusão. Os seres
humanos são, por natureza, procrastinadores, ou seja, vamos demorar todo o
tempo que temos disponível para terminar uma tarefa para, de fato, a concluir.
Estabelecer um prazo limite viável é uma excelente maneira de pôr qualquer
projeto em marcha rápida.
12.
Mantenha um diário. Pode ser um velho
caderno, o importante é que mantenha um diário daquilo que concretizou ao longo
do dia. Para além de manter tudo organizado e à mão, é um excelente arquivo do
que já foi feito. Ver e saber tudo aquilo que já conseguiu concluir é um bom
truque para manter-se 100% concentrado, com os olhos postos na meta final. Além
disso, pode ser uma auto avaliação se os planejamentos estão coerentes com os
objetivos, melhor se tudo que planeja conseguiu realizar.
13.
Utilize programas que registram onde gasta o seu tempo. Quer
realmente saber quanto tempo passa por dia/semana/mês num determinado site ou com este ou
aquele programa? Existem outros programas que permitem esta análise… uma boa
forma de ver quais têm sido as suas prioridades. Se fizer não vai gostar
daquilo que vai ver…
14.
Visualize o seu dia logo de manhã, antes de tudo começar. Um
pouco de meditação pré-estudo/trabalho sobre as prioridades para aquele dia é
uma ótima maneira de começar o dia concentrado e com os níveis de produtividade
em alta.
15.
Comece bem o dia, todos os dias. Não há melhor forma de
começar o dia do que com um bom café da manhã com nutrientes que lhe darão
energia e disposição para um belo dia de estudo/trabalho, aliado há um pouco de
silêncio ou, em contrapartida, de exercício físico, pois fazendo algum
exercício aumenta a circulação e logo o cérebro é oxigenado. O sucesso do seu
dia está garantido. Pode parecer um clichê, mas funciona. Experimente!
16.
Cuide de si. Quer trabalhe fora ou em casa, não
descure a sua apresentação: a seu desempenho depende da forma como se sente. E
se sentir atraente, bem apresentado, profissional, pronto para o que der e
vier, provavelmente será mais produtivo. Quanto mais informal ou casual estiver
(nada de pijamas para quem trabalha em casa!), maior a probabilidade de o seu
trabalho ser feito em modo casual.
Disponível em: http://estadozen.com/artigos/16-dicas-para-manter-se-100-concentrado-trabalho Acesso em: 19/06/2017.
Disponível em: http://estadozen.com/artigos/16-dicas-para-manter-se-100-concentrado-trabalho Acesso em: 19/06/2017.
Olá! Ótimas dicas! Sei que será uma ótima profissional! Confie e acredite no teu potencial! #resiliência
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes