segunda-feira, 19 de junho de 2017

Pensando no tempo...

Sei que o blog é uma ferramenta direta de como estamos levando e refletindo sobre as interdisciplinas que estudamos e com as nossas práticas, mas lendo essas dicas hoje cedo me lembrei de uma breve conversa que tive com o coordenador do curso um tempo atrás, sobre atenção na hora de estudar. Naquele semestre me atrasei muito em tudo e fiz tudo correndo para não reprovar, mas essa rotina tem me acompanhado com frequência. São dezesseis dicas que vem ao encontro do que acontece comigo, e no caso estou começando a fazer elas a partir de hoje, pois quero melhorar e otimizar meu tempo, pois sem marcador nenhum sei que fico muito tempo na frente do computador, e pouco realmente trabalho. E isso tem me deixado muito frustrada.

Espero que as dicas ajudem mais pessoas, no site tinha algumas palavras que não entendi outras em outra escrita parecendo português de Portugal, então arrumei, mas logo abaixo estará o link da original, que é assim que temos que fazer referenciar de onde tiramos algo que não foi escrito por nós. Como estudar é bom, aprender se não fosse dentro do PEAD nunca saberia que copiar direto seria um ato fora da Lei, um plágio.

Se antes de entrar para o curso já tudo que fazia e lia refletia e comparava com tudo que faço e fazia em minha vida, imagina agora depois de estar no curso. Ultimamente ando-me autoavalio como pessoa e como universitária, e vejo que ao longo desses semestres e não gostei do resultado que tenho como aluna, pois poderia ter me dedicado muito mais. Poderia estudar mais, me qualificar melhor e dedicar mais tempo para esse fim, no entanto, muitas vezes me sinto totalmente desmotivada, e o motivo desse sentimento é não estar atuando dentro da minha profissão e assim não estar colando em prática tudo que estou aprendendo. Sei que o desemprego esta em alta hoje, mas tento pensar que nenhuma situação pode durar para sempre. Pensar positivo já melhora 70%, e ter esperanças tem me ajudado muito.

Outro item que não posso esquecer-me de dizer é que devo valorizar cada minuto em estar em um lugar privilegiado estudando, adquirindo novos conhecimentos, numa Universidade pública. Devo sim me orgulhar e respeitar as diversas pessoas que nem conheço que com seu pouco estão colaborando para eu estar aqui. Claro que poderia ser diferente onde cada cidadão brasileiro por lei deveria nascer e já ter sua vaga numa instituição pública de qualidade, pois esse direito é assegurado na Lei, mas nunca foi cumprido.

Então aqui ficam as dicas, que vou seguir a partir de hoje, pois também não aguento minha falta de organização, tempo para outras situações. Temos que nos policiar muito todos os dias.

16 dicas para manter-se 100% concentrado no trabalho

A concentração é algo que requer luta, não é uma coisa que simplesmente ligamos cada vez que precisamos dela. Se quiser trabalhar em modo 100% concentrado, terá de assegurar um ambiente de trabalho perfeito. Foi nesse sentido que reunimos estas dicas:

1.            Utilize ferramentas offline. Blocos de notas, cadernos, papel reciclado, canetas, lápis e outras ferramentas físicas são dádivas para quem tem dificuldade em concentrar-se ao longo do dia de estudo e trabalho. São tão fáceis e rápidas de utilizar, que não temos de nos preocupar em desconcentramo-nos. 
2.            Faça mais pausas. Mais pausas = maior produtividade. Pode parecer um contrassenso, mas não é. As pausas permitem-nos pôr as ideias em ordem e concentrar-nos na tarefa que temos em mãos. Para, além disso, é uma fonte de energia para que não nos sintamos esgotados após as primeiras horas de trabalho.
3.            Tarefas menores. Quando estiver a planejar o seu dia, certifique-se que as tarefas na sua lista de afazeres sejam pequenas, ou seja, em vez de escrever “terminar relatório mensal de 20 páginas”, reparta essa tarefa em várias, menores, como: “delinear esquema do relatório”, “escolher título”, “fazer pesquisa” ou “organizar informação preliminar”. É mais fácil focar-se em várias pequenas coisas, do que numa gigantesca. 
4.            Mantenha um ritmo estável. Não tente fazer demais. Se mantiver o seu ritmo de trabalho estável, é mais fácil geri-lo e manter-se atento. Infelizmente, muitas pessoas confundem isto com “trabalhar até não poder mais, sem qualquer pausa”. Olhar a dica 2.
5.            Um post-it por dia. Se passarmos o dia inteiro em frente a um computador e não tivermos cuidado, é muito fácil perdemo-nos nas “ratoeiras” do computador – diga-se, Internet! Se tiver um post-it colado à sua frente com um objetivo diário, é uma excelente forma de manter a claridade, sendo ainda um lembrete para aquilo que tem mesmo de fazer hoje.
6.            Imagine-se que o computador é apenas uma ferramenta de trabalho. É demasiado fácil deixar-nos embalar pelas maravilhas do computador, deixando que este faça tudo e mais alguma coisa. No fundo, o computador não é mais do que uma eficiente ferramenta de trabalho. Se estiver a utilizá-lo para mais do que isso – como um substituto para a sua vida social, por exemplo – as coisas podem não correr da melhor forma.
7.            Planeie o seu dia até ao último minuto. Se a preguiça estiver à espreita várias vezes ao longo do dia, pode ser porque não tem feito pausas suficientes e/ou porque não planeou o seu dia da forma mais eficiente. Planeie o seu dia ao máximo, certificando-se que a sua lista de afazeres tenha várias pequenas tarefas, fáceis de executar. A satisfação que sentirá ao riscar item atrás de item é muito compensadora.
8.            Esteja atento às rotinas de preguiça. A desconcentração, muitas vezes resultante da preguiça, instala-se diversas vezes ao dia. Esteja atento a esses momentos e planeje as suas pausas para esses momentos.
9.            Planeje na noite anterior. Planejar o seu dia na noite anterior é uma excelente forma de começar a entrar em “modo concentração”. Dormir sobre as suas tarefas e objetivos para o dia seguinte pode ajudar o seu cérebro a processar aquilo que lhe espera amanhã. Chamamos essa tarefa de concentração antecipada! 
10.         Desligue qualquer input extra. Pode ser o e-mail, o SKYPE ou as SMS, a verdade é que cada um de nós tem a sua “perdição”. Desligue qualquer distração tecnológica que tenha à sua volta – querem apenas roubar a sua atenção e não vão descansar até conseguirem!
11.         Estabeleça prazos. Não há melhor motivação do que um prazo. Por isso mesmo, uma das formas mais eficazes de manter-se imerso no seu trabalho é estabelecer prazos para a sua conclusão. Os seres humanos são, por natureza, procrastinadores, ou seja, vamos demorar todo o tempo que temos disponível para terminar uma tarefa para, de fato, a concluir. Estabelecer um prazo limite viável é uma excelente maneira de pôr qualquer projeto em marcha rápida.
12.         Mantenha um diário. Pode ser um velho caderno, o importante é que mantenha um diário daquilo que concretizou ao longo do dia. Para além de manter tudo organizado e à mão, é um excelente arquivo do que já foi feito. Ver e saber tudo aquilo que já conseguiu concluir é um bom truque para manter-se 100% concentrado, com os olhos postos na meta final. Além disso, pode ser uma auto avaliação se os planejamentos estão coerentes com os objetivos, melhor se tudo que planeja conseguiu realizar.
13.         Utilize programas que registram onde gasta o seu tempo. Quer realmente saber quanto tempo passa por dia/semana/mês num determinado site ou com este ou aquele programa? Existem outros programas que permitem esta análise… uma boa forma de ver quais têm sido as suas prioridades. Se fizer não vai gostar daquilo que vai ver… 
14.         Visualize o seu dia logo de manhã, antes de tudo começar. Um pouco de meditação pré-estudo/trabalho sobre as prioridades para aquele dia é uma ótima maneira de começar o dia concentrado e com os níveis de produtividade em alta.
15.         Comece bem o dia, todos os dias. Não há melhor forma de começar o dia do que com um bom café da manhã com nutrientes que lhe darão energia e disposição para um belo dia de estudo/trabalho, aliado há um pouco de silêncio ou, em contrapartida, de exercício físico, pois fazendo algum exercício aumenta a circulação e logo o cérebro é oxigenado. O sucesso do seu dia está garantido. Pode parecer um clichê, mas funciona. Experimente!
16.         Cuide de si. Quer trabalhe fora ou em casa, não descure a sua apresentação: a seu desempenho depende da forma como se sente. E se sentir atraente, bem apresentado, profissional, pronto para o que der e vier, provavelmente será mais produtivo. Quanto mais informal ou casual estiver (nada de pijamas para quem trabalha em casa!), maior a probabilidade de o seu trabalho ser feito em modo casual.

Disponível em: http://estadozen.com/artigos/16-dicas-para-manter-se-100-concentrado-trabalho Acesso em: 19/06/2017.

Um comentário:

  1. Olá! Ótimas dicas! Sei que será uma ótima profissional! Confie e acredite no teu potencial! #resiliência

    Att Glauber Moraes

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