Lendo o artigo da mestranda Neusa Chaves Batista onde ela coloca o conceito das duas gestões compreendi o motivo que encontramos tantas escolas mesmo sendo da mesma mantenedora com gestão distintas.
Numa gestão do tipo patrimonialista o quadro
administrativo é constituído de dependentes pessoais do gestor (familiares
ou funcionários pessoais) ou de parentes, amigos (favoritos), ou ainda por
pessoas que lhe estejam ligadas por um vínculo de fidelidade (troca de
favores). As relações que dominam o quadro administrativo não são as do dever
ou a disciplina objetivamente ligada ao cargo, mas à fidelidade pessoal do servidor
ao gestor (Idem, p. 131). Neste modelo de gestão a separação entre assuntos públicos
e privados, entre patrimônio público e privado desaparecem com a difusão do
sistema de prebendas e apropriações.
Atualmente em pleno
século XXI ainda encontramos esse tipo de gestão, tanto na esfera pública como
na privada. A gestão da instituição sendo patrimonialista o educador não fica a
vontade para falar com seus alunos sobre “democracia” ou até mesmo fazer uma
eleição dentro de sua própria sala de aula para ter um representante de turma.
Muitas vezes somos obrigados a fazer exatamente o que a direção quer e como ela
decidir. Ali o professor deve mandar nos alunos, não os deixar decidir.
Complicado fazer um cidadão dessa forma sem ter voz ativa de saber o que é
melhor para seu futuro, ter senso crítico, refletindo e aprendendo a lutar
pelos seus direitos. O professor fica engessado sem autonomia para mostrar como
e uma democracia dentro da sala de aula, se o fizer ele estará arriscando perder
seu emprego e até mesmo ser coagido a sair da escola e procurar outra no caso
dos professores concursados nas escolas públicas.
A gestão democrática é baseada no Estado de direito
emergido com o advento da modernidade, caracteriza-se por uma gestão do tipo
racional-legal onde se obedece não à pessoa em virtude de seu direito próprio,
mas à regra estatuída, que estabelece ao mesmo tempo a quem e
em que medida se deve obedecer. Neste modelo de gestão também quem ordena
obedece, pois, ao emitir uma ordem, fruto de discussão, esta se transforma em
regra universal para todos.
Um princípio básico de uma gestão democrática é a
separação plena do quadro
administrativo
e os meios administrativos e de produção. Isto significa dizer, que os funcionários,
empregados e trabalhadores a serviço de uma organização pública não são
proprietários
dos meios materiais de administração e produção, mas remunerados em espécie ou
dinheiro, e estão sujeitos à prestação de contas (Weber, 1989,1991).
Acredito
que as escolas estão revisando seu modo de gestar seu mandato, pois analisando
os dois conceitos acima retirados do texto da Neusa Chaves Batista podem
observar que a gestão democrática é muito mais suave de ser feita, e não há
todo aquele circo que devem satisfação uns aos outros e sim a comunidade
escolar que participa diretamente através de representantes legais. As decisões
são tomadas a favor das necessidades e melhorias mais urgentes onde todos serão
contemplados. Uma escola onde a gestão é democrática sua comunidade escolar se
sente fazendo parte da escola, pois ela participa das decisões tomadas para
melhorar.
Na
última escola que trabalhei foi no município de Novo Hamburgo, apesar da escola
ter um rígido e tradicional tratamento a gestão era democrática onde a
comunidade escolar sabia direitinho o destino de todo orçamento recolhido e que
vinha da SEC. Presenciei uma reunião de conselho onde todos os representantes
dos seguimentos estavam presentes e todos participavam ativamente. A direção bem
clara dava ciência de tudo que tinha realizado com as verbas mostrando as notas
fiscais e todos os orçamentos necessários para que saibam qual destino tomou
tudo. Muitas das verbas são ajuda de
cada aluno que possa ajudar e mais as festividades que são realizadas durante o
ano letivo, onde o dinheiro é revertido em benefícios para os alunos. Um
exemplo de gestão democrática, apesar de ser bem tradicional elenca muitos
elementos que fazem parte da atualidade.
Olá! Ao ler o teu post fica evidente a diferenciação entre os dois tipos de gestão. Ao ter o conhecimento dessas características conseguimos ter um "olhar" mais minucioso da escola em que atuamos. Através dos relatos e conceitos consegue argumentar e a refletir sobre as tuas aprendizagens! Parabéns! Continue se dedicando!
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