quarta-feira, 28 de junho de 2017

Como trabalhar em grupo e aprender...

Começo com um desabafo, pois neste semestre do Eixo V do PEAD para mim e para muitas colegas tem sido muito desafiador, pois tivemos em todas interdisciplinas atividades que teriam que ser realizadas em dupla, ou grupos. E fiquei descontente com um grupo em especial, que além de fazerem sozinhas, não aceitaram minha colaboração para que o trabalho ficasse um pouco melhor. Ser desmerecida enquanto aluna, não é fácil, mesmo para uma pessoa que já passou muitas coisas. No entanto, sou uma pessoa que busco olhar para o lado positivo de tudo que acontece até essas pequenas desavenças, fico triste sim, mas vejo que todos nós estamos em fase de aprimoramento e construção, às vezes reconstrução do conhecimento. E tudo que acontece conosco é para melhorar algo que temos dentro de nós.

Tirei muitas observações positivas como, por exemplo: “valorizar e respeitar o colega que faz as atividades conosco, estar em dia com o que será produzido dentro desse grupo, se houver pesquisas fazer e ter o cuidado de tirar as referências corretas, conforme as regras da ABNT, pois não estamos mais no ensino fundamental e precisamos fundamentar todas nossas produções”.
Depois de passar pelas tempestades do semestre, vejo que aprendi muito, principalmente com a atividade da interdisciplina do Seminário Integrador V, e ler as postagens desde o início me trouxe um ânimo para poder seguir adiante, pois às vezes nessa longa caminhada perdemos um pouco o foco e a vontade de terminar, parece que aquele propósito inicial se perde, mas acho que reencontrei o meu. Esperar pelos colegas de grupo e ficar atrasado não é nada bom, então de hoje em diante mesmo que seja atividade em dupla, ou mais vou fazer minha parte e estimular mais ainda os colegas que estão comigo, mas não vou esperar. Nessa final do Eixo V consegui uma nova colega para terminar a atividade da interdisciplina SIV que é a analise do portfólio, e também me deu uma nova inspiração. Vamos ver se essa colega também goste de fazer as atividades comigo, quem sabe o grupo dela me aceite para trabalhar com elas. Como dizem por ai não podemos viver sozinhos, por isso criaram a sociedade

Um comentário:

  1. Olá! Andreia esse semestre ficamos marcados por essas produções que necessitam autoria, colaboração e cooperação. Em dias atuais de muitas tecnologias isso não deveria ser um problema, pois as TICs vem nos aproximando. Fico muito feliz por você estar concluindo esse semestre com esse olhar de possibilidades de aprendizagens, isso demonstra a tua maturidade como pessoa, aluna e profissional. Que bom que foi acolhida e que conseguiu um novo grupo! A vida é assim nos cria oportunidades e basta a gente abraça-las.
    Na escola é assim, precisamos trabalhar em grupos para conseguir dar conta da nossa rotina - em grupo produzimos, discutimos e trocamos experiências. Essa prática de trabalho em grupo irá refletir na vida profissional - pois devemos estar preparados para o trabalho em equipe e em rede. Pense nisso!
    Abraços! Adorei ler essa publicação, ela conforta e te coloca nessa posição de estar encerrando o semestre - crescendo nesse mundo acadêmico! Vamos continuar assim!
    Abraços! bons estudos!

    Att Glauber Moraes

    ResponderExcluir