terça-feira, 15 de novembro de 2016

Síntese Reflexiva

Disponível e acesso em: 15/11/2016
            Quando me perguntam o que é uma síntese reflexiva penso em várias coisas ao mesmo tempo, uma delas é buscar entender mais sobre o questionamento. E para começar o semestre foram feitos três peguntas referente ao assunto.

O que significa para você a síntese reflexiva do semestre? O significado da síntese tem mudado no decorrer do curso?
Significa um modo de pensar sobre os conceitos que estamos aprendendo e como eles se inserem em nosso cotidiano nas práticas. Muitas vezes acontece um choque de como vamos colocar tudo em poucas páginas. Surgem vários conflitos internos na maneira de como podemos nos posicionar diante as coesões internas e externas do cotidiano.
Sim, muda sempre. Cada semestre me preocupo com a maneira melhor de sintetizar o que aprendi, sendo que acredito que tudo é muito importante e tenho um grande medo de esquecer ou deixar algo sem registrar. Estou mudando a cada dia, algumas vezes me sinto otimista, pois tudo que estou aprendendo faz um grande diferencial na minha aprendizagem e a maneira como estou atuando em sala de aula. Com todos os artigos e as trocas nos fóruns esta me tornando mais critica sobre minhas práticas. Sobre o meu modo de escrever. Acredito que tenha que melhorar muito mais, pois acho minha escrita um pouco informal para um texto acadêmico. Sinto isso quando leio os artigos e ate mesmo visitando alguns portfólios das colegas. Sei que tenho alguns semestres para poder me aperfeiçoar e vou fazer de tudo para ficar mais refinada nessa minha falha. 

O que se aprende nessa escrita e na apresentação da síntese?
Na escrita aprendemos a nos policiar mais quanto a forma culta de escrever. E na apresentação ter mais desenvoltura, usar o tempo que é disposta a apresentação, a saber nos posicionar diante as peguntar, saber escutar nossos colegas valorizando sua apresentação, e aprendemos muito com toda essa exposição. Mesmo sendo professora, sendo formada no curso Técnico em Secretariado, com um curso de dicção e oratória, ainda sinto muita dificuldade em ficar na frente de uma banca e expor um trabalho que foi eu mesma que fiz. Por isso é de suma importância todo esse trabalho que estamos realizando no final de cada semestre.

Que dificuldades envolveram essa escrita?

A maior dificuldade é de sintetizar mesmo, medo de ser redundante com os conteúdos. Medo de quem vai analisar não entenda o que gostaria que entendesse, medo de não conseguir conversar com a pessoa que vai ler o texto, através do que escrevi. Cuidar a ortografia e gramática da língua portuguesa, buscar ler mais para conseguir ter mais argumentos para poder escrever e defender o que estou aprendendo. Saber colocar citações para meu texto ficar com cara de texto acadêmico, pois às vezes quando leio não sinto que seja de uma pessoa que é do curso superior. São falhas que são muito frequentes, e tenho que me policiar diariamente quando escrevo tanto para entregar, como no blog que temos que alimentar toda semana. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário