Na semana 5, atividade 4, tivemos que ler o artigo disponível em"Brinquedo e objeto com vida", e olhar
dois vídeos, a atividade é responder: O que é brinquedo?
Então pensando mesmo antes de ler o material disposto no moodle, digo que brinquedo pode ter vários tipos e tamanhos, teve uma época que
não tinha bonecas, e fazia as espigas de milho na plantação da casa da minha avó
por quem fui criada desde bebê. Quando chovia minhas bonecas eram os
mantimentos fechados de arroz ou feijão. E assim eu brincava e imaginava serem
minhas bonecas, meus brinquedos. Retros de linha eram carrinhos para meu primo,
no pátio fazíamos carros de tijolos já que estávamos em obra. Então tudo
poderia servir de brinquedo para nós e acredito que hoje está bem mais facilitada
essa questão, pois existem lojas onde podemos comprar diversos brinquedos e dar
para nossas crianças.
![]() |
Disponível e acessado 26/06/2016 |
Por todo lugar que andamos podemos verificar adultos e
crianças jogando nos aparelhos eletrônicos. Um que esta sempre disponível é o
celular. Hoje os fabricantes colocam muitos softwares de jogos no celular para
facilitar seu uso. Também tem a facilidade de entrar em jogos virtuais através
da internet ou simplesmente baixar para jogar. No meu modo de ver as vezes é
bem interessante ter essa distração em mãos, já que o brinquedo/jogo é bom para
o desenvolvimento da criança, e em certos lugares ajuda a distrair essa criança
ou adulto. Mas pelo
outro modo essa
ferramenta também acaba tirando a atenção da criança/adulto para certas
atividades que devem ter atenção. Existe muitos jogos eletrônicos ou brinquedos
que hoje faz parte da nossa cultura.
Lendo o artigo e vendo os dois filmes observamos que a
criança não necessita de riqueza e brinquedos caros para brincar e ser feliz.
Ela precisa sim da cumplicidade, afeto, carinho e muito amor para ser feliz e
sadia. A criança tem uma magia grande podendo imaginar e brincar com muitos
objetos como se fossem brinquedos. Foi o que observei no filme “João e Bilú-crianças
invisíveis”, crianças correm ruas e ladeiras com bicicletas, sem freio. Logo Bilú
busca seu irmão João que esta jogando um jogo eletrônico, corrida de carros e
seu piloto ganha. Saem do lugar chutando latinha parecendo chutar bola. E
simplesmente com um carrinho para catar material para vender para reciclagem
ele imagina que ele esta pilotando um carro de corrida, com um pedacinho de
madeira e alguns pregos fazem um jogo de futebol de mesa, e a bola é uma
moedinha, tudo é diversão e assim eles fazem seu brinquedo e suas brincadeiras e
assim passam seu dia.
![]() |
Disponível e acessado em 26/06/2016 |
Já no outro filme “Song-Song e a gatinha”, Song-Song tem
tudo menos o amor e alegria em viver, e mesmo com bonecas caras e diversas
prefere quebrar tudo demonstrando tristeza. E a Gatinha tem uma vida humilde, e
sem brinquedo até que o senhor que a encontrou também encontra uma boneca ela
fica feliz em ter agora um brinquedo, onde cuida, zela, limpa como se fosse sua
filha, ela tem muito amor na sua boneca encontrada.
E objetivando nos dois filmes tanto para a sociedade, como a família rica, para elas as crianças pareciam ser invisíveis não importando sua classe social. Com as amostras podemos verificar o quanto é importante para
uma criança ser amada e querida por seus responsáveis, e quanto aos brinquedos
esses podem variar e nem precisam ser tão caros assim. Buscando do artigo é bem
interessante a gente deixar a criança construir e montar seus brinquedo e
brincadeiras, com isso ela ta desenvolvendo sua autonomia e criatividade.
![]() |
Disponível e acessado em 26/06/2016 |
![]() |
Disponível e acessado em: 26/06/206 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário