terça-feira, 10 de novembro de 2015

Refletindo sobre primeiros anos dentro da escola

Fazendo as atividades dessa interdisciplina, faz com que aflorem antigos questionamentos sobre alguns  relatos de amigas, pais de alunos, e até mesmo de algumas colegas que exercem  a profissão há mais tempo que eu. Por qual motivo ao entrarem na escola os alunos logo perdem o interesse pela mesma? O que estamos proporcionando para essas crianças continuarem gostando do ambiente alfabetizador, da escola, do professor e que a cada dia queira voltar espontaneamente?  
Uma vez escutei de um professor que "temos que todos os dias conquistar nosso aluno", fazendo  com que sinta prazer em estar naquele lugar, e ficar aberto para construir seu conhecimento através das trocas diárias entre seus pares e com os educadores. Parece simples, mas não é!
Educadores do jardim e das séries iniciais devem estar cientes que esse primeiro nível de aprendizagem, interação com colegas é a estrutura para as demais séries. Aqui na educação infantil e nas séries iniciais podemos desencadear uma verdadeira explosão de sentimentos positivos ou negativos  a respeito do é aprender, e o que eles vão sentir a respeito da escola.
Complicada e muito importante nosso papel diante dos novos integrantes da escola. Nessa fase não podemos deixar eles perderem os sonhos, as fantasias e suas ilusões. A instituição disciplina e vai moldando esse futuro cidadão.
O professor tem que observar como esse aluno é constituído e como ele adquire seus conhecimentos. O aluno somente vai construir o seu conhecimento em cima das suas práticas e esse aprendizado deve ter significado, se não logo perderá a vontade de aprender. sempre fazer de sua práticas algo que esteja dentro do contexto de suas necessidades e lincando com seu cotidiano. Toda essa prática deverá tem logica com a vida do aluno para ter um significo mais importante.

"Não podemos  podar a criatividade dos educandos... precisamos dar liberdade para poder construir o aprendizado de forma significativa"




Nenhum comentário:

Postar um comentário