sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Ego - Id - Superego???

            Freud descobriu que dentro de nós existe três forças, por nós termos essas forças a gente consegue pensar nas atividades "corretas" ou "incorretas". Segundo Sigmund Freud, o pai da psicanálise, nosso psiquismo é composto do: ID, EGO e SUPEREGO.
Podemos verificar isso nas crianças pequenas até mais ou menos quatro anos a cinco de idade, onde estão constituindo viver socialmente e dividindo principalmente seus brinquedos dentro da escola, onde é um lugar social. A criança nasce, sente vontade de mamar e chora até essa vontade ser saciada pelo aleitamento materno ou pela mamadeira.

O id é conduzido pelo principio do prazer, onde fica a pulsão de vida, um deposito de toda nossa energia psíquica e embora seus fundamentos sejam inconscientes, influenciam nosso psiquismo.

EGO se desenvolve a partir do ID é a parte que lida com a realidade externa. O EGO fica entre o ID e o Superego. Ele é que faz a mediação entre os dois extremos.  O Ego possuí funções inconscientes, como é o caso dos mecanismos de defesa.

O SUPEREGO é a última porção de nossa personalidade a se constituir e se forma a partir do EGO. O SUPEREGO é o depositário de nossos valores morais, das regras de conduta, se forma da educação ensinada e cobrado dos pais e pela sociedade. O SUPEREGO atua como um juiz sobre nossos pensamentos e ações, nos alertando acerca do que é certo ou errado, do que podemos ou não fazer. Segundo Freud, o SUPEREGO se forma a partir dos cinco anos de idade aproximadamente.
Formado a partir do Ego o Superego é o que ordena os valores morais, da nossa conduta, muitos dizem que é a índole da pessoa, de boa família teve uma ótima educação, que é passado dos pais para os filhos. Atua como um juiz ditando as regras e cobrando, muitas vezes alertando o certo e o errado. Segundo Freud, o Superego se forma a partir dos cinco anos de idade aproximadamente. Para termos uma personalidade saudável temos que ter equilíbrio entre essas três forças psíquicas.


Imagem disponível e acesso em: 






Nenhum comentário:

Postar um comentário