quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Pensando no ambiente alfabetizador...

Uma citação referente à alfabetização com a qual me identifiquei foi bem no primeiro dia de aula que a professora levou aqueles exercícios para fazermos, me senti como os alunos se sentem quando se deparam com algo que não sabem fazer. Trazem para aula seus conhecimentos prévios e usam o que sabem para poder identificar ou tentar fazer a atividade, e quando não conseguem ficam dispersos e não dão atenção para a atividade, foi assim que aconteceu comigo. Mas logo perguntando para as colegas fui me situando e entendi e fiz a atividade. Então posso dizer que aprendi muito com essa interdisciplina e consegui relatar parte da minha alfabetização que nunca tinha falado para ninguém. Com todo aprendizado e com as leituras dos artigos hoje me sinto bem mais confiante, se tiver que lecionar para um jardim ou para um primeiro ano, todo aquele medo e insegurança agora é coisa do passado. Entendo que tenho que estudar muito ainda, mas agora estou começando a me sentir mais professora. 
Algo bem interessante que vimos é que temos que acreditar em nós e que possamos ensinar, e também acreditar que nossos alunos conseguem aprender. Jamais esquecer que somos diferentes, por isso cada indivíduo tem seu próprio tempo de aprender. Um dos nossos objetivos é nunca deixar que o aluno perca o entusiasmo em aprender,  não deixar ele perder a curiosidade, pois essa é fundamental para todos seres humanos na busca do novo e como esse novo se constitui. Assim o educando não se sentirá angustiado, oprimido e sem vontade de ir para escola, ao contrário, ele saberá que lá poderá questionar investigar e colocar em prática muitas atividades onde será auxiliado pela professora.  
 Outra coisa bem importante que nos diz muito é sobre o ambiente alfabetizador, esse deve ser um "santuário do querer aprender", não estou desvalorizando outros ambiente que também aprendemos e ensinamos, mas a sala de aula de todo dia deve ter uma organização, ser limpa, sem poeira, com materiais que os alunos possam pegar, rasgar, imagens, quadro branco ou verde  para escrever com canetas coloridas ou giz colorido, alfabeto exposto na parede onde eles possam observar. Ter alfabeto móvel onde podem tocar nas letras, essas letras devem ser confeccionados de vários tipos de materiais, importante o aluno sentir a textura, nessa fase eles adoram olhar com as mãos. Fazer muitos trabalhos manuais e nunca se esquecer das atividades corporais, eles tem muita energia e que devem ser liberadas diariamente para uma melhor concentração na sala de aula. Na sala devemos ter jogos didáticos, fazer brincadeiras, leituras, dinâmicas onde eles se sintam a vontade em participar. Expor as atividades para que uns possam olhar as dos outros, e os que fizeram podem falar sobre seus desenhos e obras de artes.

Agora o que tenho que realmente me aprofundar é nas pesquisas realizadas pela Emília Ferreiro e sobre as teorias de Piaget. Como já havia falado um bom educador nunca para de pesquisar e estudar.

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