sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Pensando em aprendizagens... Semana 1


1)   O que é aprendizagem?
Aprendizagem é tudo que adquirimos com o passar do tempo é algo que acontece desde antes do nascimento e vamos aprendendo até o dia da nossa morte. Para quem acredita se aprende também nas próximas encarnações.
2)   Como ocorre a aprendizagem?
Aprendizagem ocorre de várias maneiras, quando somos pequenos observamos o que acontece a nosso redor e com a ajuda do nosso cérebro fazemos conexões com o que já sabemos e aos poucos vamos adaptando e aprimorando com novas aprendizagens de acordo com que precisamos. Muitas vezes é complicado aprender e as vezes dói. 
3)   Qual a relação entre aprendizagem e desenvolvimento?
Com o passar dos anos vamos aprendendo coisas novas, atividades novas e isso é muito importante para nosso desenvolvimento tanto cerebral como físico. Com tempo as habilidades vão se tornando mais refinadas e isso tudo ajuda a formar um cidadão coerente e que queira cada dia aprender mais coisa novas.
 4)   Qual a relação entre ensino e aprendizagem?
Creio que seja uma relação de troca, todos aprendemos a todo momento e quem ensina também aprende, quem aprende também ensina.

5)   Qual a relação entre afeto e aprendizagem?
A primeira aprendizagem se dá dentro dos laços familiares é feita com amor e carinho, palavras de incentivo. Pelo menos deveria ser assim, então quando vamos para escola se tivermos um educador que consegue ser profissional, ético e também trabalhe com afetuosidade com seus alunos a aprendizagem será mais facilitada e prazerosa. A criança nos primeiros anos de vida não entende direito o que acontece e a pessoa que ela ficava todos os dias teve que se ausentar deixando ela em uma instituição de ensino, então quanto mais afetividade a educadora tiver melhor essa criança criará um laço de amizade, e assim ambas irão ganhar com essa troca.

6)   Considerando suas respostas anteriores, como deveria ser, na sua opinião, o ensino na escola?
O ensino deveria ser ofertado de uma forma prazerosa para os discentes e ser um prazer lecionar para o educador. Sem traumas que ficariam registrados na mente da criança para o resto de suas vidas. O ensino deve ser mesclado de aulas criativas, lúdicas, onde o educando gostasse de estar ali construindo seu conhecimento. As aulas teriam que ser acolhedoras, num ambiente confortável e amistoso, deixando sempre o educando expor suas reflexões e colocando situação para que esse aluno consiga resolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário