segunda-feira, 2 de julho de 2018

Planejamento...



Planejamento substantivo masculino.
1. Ato ou efeito de planejar.
2. Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação. Ex.: "O historiador fez um planejamento rigoroso para seu livro”.
Então iniciei minha reflexão sobre o que é planejamento trazendo o que significa a palavra diretamente no dicionário.
Em algum momento em nossas vidas temos que planejar, existe pessoas que levam muito na ponta do lápis o que significa planejar. Usam agendas para ter tudo registrado, se caso precisar saber com a máxima certeza o que aconteceu, ou saber o que deverá fazer no dia seguinte. Tudo organizado, arrumado, onde conseguem se guiar perfeitamente em seus planejamentos.
Dentro da educação somos obrigadas a ter planejamento para sabermos o que vamos lecionar naquele exato dia e hora. Confesso que quando fiz o magistério, esse tal planejamento como cita Rodrigues no texto que aos poucos ficou mecanizado, fazia pelo motivo que era obrigatório fazer e mostrar para a orientadora do estagio. E muitas vezes me via no dia que havia planejado e não conseguia seguir aquele roteiro tão automaticamente elaborado. Passava o único dia de descanso em cima de livros pensando e planejando atividades seguindo os conteúdos que tinha que ensinar. Ganhei um verdadeiro pavor desse tal planejamento, onde tinha que pesquisar em vários livros os conteúdos, elaborar exercícios, e para mim era um tempo perdido, não tinha muito sentido naquilo que estava realizando. Identifiquei-me com as palavras de Rodrigues que [...] o planejamento banalizava-se em um ato meramente burocrático.
Se as aulas eram expositivas, dialogadas e a maioria dos recursos usados são sempre os mesmos, será que não ficaria subentendido que todas as aulas usamos quase os mesmos recursos, e então poderíamos elencar somente aqueles que são usados no cotidiano, àqueles que eram específicos para aquele planejamento, mas mesmo que fosse obvio tinha que aparecer todos os recursos.
Temos que usar os verbos adequados para cada objetivo, e sem falar que tem o especifico e o geral. Vou ser fiel nunca entendi muito bem sobre esses verbos, fiz muito planejamento, mas no piloto automático, devido não ter muito significado para mim, acredito que não dei a importância que o planejar tem em nossas vidas. Sei que é importante ter um norte a seguir, hoje sei que ter um referencial teórico onde podemos nos apoiar quando formos questionados o motivo que estamos trabalhando dessa ou de outra forma. O planejar tem que ter sentido concreto e saber para quem vamos fazer esse planejamento, o que eu quero com o planejado. “Para Rodrigues planejar é o processo constante através do qual a preparação, a realização e o acompanhamento se fundem, é indissociável”. Ao revisarmos uma ação realizada, estamos prepa­rando uma nova ação num processo contínuo e ininterrupto.
De acordo com Rodrigues temos que nos apoiar num pressuposto teórico onde são estabelecidas as diretrizes do trabalho, definindo procedimentos e estratégias metodológicas.
Mesmo não entendendo muito bem como podemos fazer os planejamentos de forma globalizada, interdisciplinar, percebo que todas os conteúdos usamos e vivenciamos de modo integrado fora dos ambientes escolares. Pois a química encontramos em muitos aspectos diários como alimentos, higiene pessoal, biologia somos seres vivos, e assim por diante. O motivo do ensinar separado, tipo gavetinhas essa maneira que deixa os alunos confusos, pois aprendem separado o que poderiam ser visto junto, e depois se quiser separar. Acredito que um planejamento é muito importante, mas deve haver objetividade e saber que nem sempre vamos conseguir seguir a risca o que planejamos previamente, pois trabalhamos com outros seres humanos, e as vezes o que eles trazem no dia com questionamentos é muito mais importante trabalhar essa questão do que dizer para seu aluno ficar quieto e continuar com a aula planejada, atropelando uma questão que poderemos fazer gancho com o que queremos ensinar.
Segundo Rodrigues seguem alguns elementos básicos para um planejamento. Necessário ter objetivos, consistir em explicitá-los, tendo como questões básicas o quê” e “para quê”; 

v  Justificativa toda proposta tem uma origem, um por que; 
v  Temática apresentação do eixo integrador; 
v  Estratégias momento do "como" ser explicitado; 
v  Localização onde será desenvolvido? Para quem? É importante esta caracterização, deixando
esclarecido o contexto; 
v  Recursos qual o apoio necessário, em termos de materiais, meios a serem utilizados; 
v  Avaliação como acompanhamento permanente do processo, re­velar os indicadores, critérios de avaliação. 

 Fonte:
 RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. s/a e s/p.

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