Planejamento
substantivo masculino.
1. Ato ou efeito de
planejar.
2. Serviço de preparação de
um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes;
planificação. Ex.: "O historiador fez um planejamento rigoroso para seu livro”.
Então iniciei minha reflexão
sobre o que é planejamento trazendo o que significa a palavra diretamente no
dicionário.
Em algum momento em nossas
vidas temos que planejar, existe pessoas que levam muito na ponta do lápis o
que significa planejar. Usam agendas para ter tudo registrado, se caso precisar
saber com a máxima certeza o que aconteceu, ou saber o que deverá fazer no dia
seguinte. Tudo organizado, arrumado, onde conseguem se guiar perfeitamente em
seus planejamentos.
Dentro da educação somos
obrigadas a ter planejamento para sabermos o que vamos lecionar naquele exato
dia e hora. Confesso que quando fiz o magistério, esse tal planejamento como
cita Rodrigues no texto que aos poucos ficou mecanizado, fazia pelo motivo que
era obrigatório fazer e mostrar para a orientadora do estagio. E muitas vezes
me via no dia que havia planejado e não conseguia seguir aquele roteiro tão
automaticamente elaborado. Passava o único dia de descanso em cima de livros pensando
e planejando atividades seguindo os conteúdos que tinha que ensinar. Ganhei um
verdadeiro pavor desse tal planejamento, onde tinha que pesquisar em vários
livros os conteúdos, elaborar exercícios, e para mim era um tempo perdido, não
tinha muito sentido naquilo que estava realizando. Identifiquei-me com as
palavras de Rodrigues que [...] o planejamento
banalizava-se em um ato meramente burocrático.
Se as aulas eram expositivas,
dialogadas e a maioria dos recursos usados são sempre os mesmos, será que não ficaria
subentendido que todas as aulas usamos quase os mesmos recursos, e então
poderíamos elencar somente aqueles que são usados no cotidiano, àqueles que
eram específicos para aquele planejamento, mas mesmo que fosse obvio tinha que
aparecer todos os recursos.
Temos que usar os verbos
adequados para cada objetivo, e sem falar que tem o especifico e o geral. Vou
ser fiel nunca entendi muito bem sobre esses verbos, fiz muito planejamento,
mas no piloto automático, devido não ter muito significado para mim, acredito
que não dei a importância que o planejar tem em nossas vidas. Sei que é
importante ter um norte a seguir, hoje sei que ter um referencial teórico onde
podemos nos apoiar quando formos questionados o motivo que estamos trabalhando
dessa ou de outra forma. O planejar tem que ter sentido concreto e saber para quem
vamos fazer esse planejamento, o que eu quero com o planejado. “Para Rodrigues
planejar é o processo constante através do qual a preparação, a
realização e o acompanhamento se fundem, é indissociável”. Ao revisarmos uma ação realizada, estamos preparando uma
nova ação num processo contínuo e ininterrupto.
De acordo com Rodrigues temos
que nos apoiar num pressuposto teórico onde são estabelecidas as diretrizes do
trabalho, definindo procedimentos e estratégias metodológicas.
Mesmo não entendendo muito bem
como podemos fazer os planejamentos de forma globalizada, interdisciplinar,
percebo que todas os conteúdos usamos e vivenciamos de modo integrado fora dos
ambientes escolares. Pois a química encontramos em muitos aspectos diários como
alimentos, higiene pessoal, biologia somos seres vivos, e assim por diante. O
motivo do ensinar separado, tipo gavetinhas essa maneira que deixa os alunos
confusos, pois aprendem separado o que poderiam ser visto junto, e depois se
quiser separar. Acredito que um planejamento é muito importante, mas deve haver
objetividade e saber que nem sempre vamos conseguir seguir a risca o que
planejamos previamente, pois trabalhamos com outros seres humanos, e as vezes o
que eles trazem no dia com questionamentos é muito mais importante trabalhar
essa questão do que dizer para seu aluno ficar quieto e continuar com a aula
planejada, atropelando uma questão que poderemos fazer gancho com o que
queremos ensinar.
Segundo Rodrigues seguem
alguns elementos básicos para um planejamento. Necessário ter objetivos, consistir
em explicitá-los, tendo como questões básicas “o quê” e “para quê”;
v
Justificativa toda
proposta tem uma origem, um por que;
v
Temática apresentação
do eixo integrador;
v
Estratégias momento do
"como" ser explicitado;
v
Localização onde será
desenvolvido? Para quem? É importante esta caracterização, deixando
esclarecido o contexto;
v
Recursos qual o apoio
necessário, em termos de materiais, meios a serem utilizados;
v
Avaliação como
acompanhamento permanente do processo, revelar os indicadores, critérios de
avaliação.
Fonte:
RODRIGUES, Maria Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos. s/a e s/p.
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