Didática significa “A Arte de Ensinar”, e esta semana conhecemos o pai da
Didática “Iohannis Amos Comenius”, João Amos
Komensky, que se tornou mais conhecido pelo seu nome latinizado Comenius – que
abrasileiramos em Comênio – nasceu em 1592, em Niwnitz, na Moravia, e em 1670 –
15 de novembro – morreu em Amsterdã aos 78 anos.
Comênio
naquele tempo que viveu e estudou já pensava muito nos alunos e na forma de
ensinar e como ensinar com mais facilidade. Sendo dessa forma ele escreveu
livro como se fosse um grande manual como chamamos hoje, mas ele nomeou de:
“DIDÁTICA MAGNA “Tratado da Arte
Universal de Ensinar Tudo a Todos” ou “Processo seguro e excelente de instituir,
em todas as comunidades de qualquer Reino cristão, cidades e aldeias, escolas
tais que toda a juventude de um e de outro sexo, sem exceptuar ninguém em parte
alguma, possa ser formada nos estudos, educada nos bons costumes, impregnada de
piedade e, desta maneira, possa ser, nos anos da puberdade, instruída em tudo o
que diz respeito à vida presente e à futura, com economia de tempo e fadiga,
com agrado e com solidez””.
Com
o pouco que li sobre a vida e obra de Comênio ele foi uma pessoa muito
inspiradora e iluminada mesmo num tempo em que a formação, e os estudos eram
voltados somente para quem tinha posses e na grande maioria para homens, onde
esses iriam dar continuação aos negócios da família, por isso a necessidade de
saber ler, escrever, calcular e pensar tendo sempre muitas ideias e estratégias
para poder conseguir aumentar a herança da família.
Sabendo
que “didática é a arte de ensinar”, penso como foi minha didática nas primeiras
turmas em que fui regente. Acredito que sofri muito em buscar maneiras
positivas para poder conseguir chegar naqueles alunos mais difíceis, naqueles
que não consegui entender como aprendiam, ou seja, como era realizado o
processo de contrução da sua aprendizagem. Penso que a educação infantil é de
suma importância para que a criança comece a construir seu conhecimento e desde
a tenra idade eles já possuem algum conhecimento prévio que trazem para escola.
Digamos que a educação infantil para muitas crianças seja a introdução à
educação formal. Mas bem sabemos que muitos chegam diretamente com seis anos no
primeiro ano, onde não sabem segurar um giz de cera, e as vezes eles observando
seus colegas muitos ficam constrangidos em não saber, outros buscam imitar seus
colegas e assim vão adquirido o conhecimento. E assim um professor deve possuir
uma boa “didática” para poder ajudar esses alunos que necessitam um pouco mais
de atenção.
Na
escola em que estou estagiando neste semestre observei que a professora regente
possui uma didática excelente, onde ela se preocupa em saber primeiramente o
que os alunos sabem o que eles trazem de conhecimento prévio, ela valoriza o
que eles trazem em sua bagagem, e somente depois ela vai introduzindo os novos
ou revendo os antigos conceitos/conteúdos.
Dando
uma leve olhada no livro de Comênio disponível na internet, e também lendo o
material disponível pelo professor da interdisciplina, vejo que tenho muito para
aprender, e que se um professor possui a arte de ensinar tudo a todos, então
quero ser também. E foi por esse motivo que troquei a Licenciatura em Ciências
da Natureza, com habilitação em Biologia e Química, por Licenciatura em
Pedagogia, pois a criança no inicio de sua construção da aprendizagem conseguir
compreender os processos acredito que ela não terá dificuldades nos anos
posteriores. Pois em minhas poucas observações em alguns projetos que realizei
enquanto estava no curso de Ciências, percebi que muitos não sabiam ler,
interpretar, somar, diminuir, multiplicar e se quer dividir, isso nos anos
finais do fundamental. Mesmo explicando de muitas maneiras, levando material
concreto eles não conseguiam, e tudo era enfadonho para o aluno e para mim,
pois não sabia como chegar e fazer esse aluno compreender o que eu queria que ele aprendesse.
Encontrei
online o livro onde tem tudo sobre o pai da didática como ele era assim
conhecido, deixo disponível logo abaixo o link, olhei por cima e muito do que
esta escrito ainda hoje nós buscamos fazer para melhorar nossa profissão,
outros assuntos se referem muito a igreja, comportamento moral, mas tudo faz
parte da educação e do desenvolvimento humano.
Fonte:
COMÉNIO, João Amós. Didácta Magna: tratado da arte de ensinar tudo a todos. 4. ed.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996. 525 p.
Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/didaticamagna.html
Acesso em: 16/04/2018; 07h45min.
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