sexta-feira, 26 de maio de 2017

Refletindo sobre as apresentações e o que significa projetos para minha prática

Refletindo sobre as apresentações e o que significa projetos para minha prática

Nas apresentações dos grupos sobre os Projetos Pedagógicos em Ação tudo foi bem esclarecedor, pois ainda paira sobre minha cabeça algumas dúvidas, estou custando interiorizar essas aprendizagens. Mesmo sem saber muito, desde o ano passado estou adorando essa nova metodologia, mas me faltam um pouco mais de teoria, firmeza e compreensão para aplicar futuramente com minhas turmas, um ensino diferente daquele que estão acostumados a ter no cotidiano.
Os alunos atualmente estão descontentes da forma de ensino bancário que são de anos atrás, eles estão na época da informatização, e por isso, não gostam muito da escola como ela é, e somente frequentam por que são obrigados por lei. E a nova  maneira de ensino embasada nos projetos esse aluno é o protagonista do seu aprendizado. Através do Projeto de Aprendizagem o educando começa estudar e buscar conceitos referentes aos problemas do interesse dele, com isso muitas vezes vai além dos conceitos básicos, construindo e reconstruindo muitos saberes. E mesmo sem perceber consegue aprender sozinho o que muitas vezes com as aulas do professor levaria tempo para desencadear a solução daquele problema. E no meu ponto de vista esse formato de ensino-aprendizagem ajuda muito esse aluno a perceber e se desvencilhar de qualquer problema que venha ocorrer futuramente sem se apavorar com o que acontece. Uma preparação para vida real.
Podemos trabalhar com projetos de diversas formas, e por tempos distintos. Alguns projetos podem levar o ano todo ou apenas alguns meses ou semanas. O importante é começar e dar sequência e o professor serve de mediador, coordenador e ajuda os alunos questionando e nunca respondendo as perguntas feitas.  
Trocar o ensino tradicional por ensino através de projetos não é fácil, principalmente quando estamos há tempos trabalhando da mesma forma. Normalmente temos que seguir um currículo fechado, que não nos permite muitas mudanças com horário dividido e sem espaço físico suficiente dentro das instituições de ensino. Mas acredito que em pouco tempo essa maneira que hoje o ensino é conhecido, aos poucos vai perdendo força, e com isso as instituições de ensino deverão trocar seu modo de pensar e fazer educação. Para melhor contemplar a educação do futuro nós hoje temos que nos aprimorar, compreender as inovações, e dar mais crédito para nossos alunos, pois eles são capazes de ter atitudes que por vezes vamos nos surpreender. Se hoje não podemos trabalhar diretamente e abertamente dessa forma, que acredito seja mais interessante, devemos mesmo assim, fazer pequenos projetos onde contemple a audácia dos nossos alunos, e ao mesmo tempo mostre a cada um deles que sim, ele poderá aprender de outra forma, e mais fácil ainda por ele mesmo.

Um comentário:

  1. Olá! Andreia, importante compartilhar conosco as suas aprendizagens e inquietações como aluna e professora.

    Att Glauber Moraes
    tutor Seminário Integrador

    ResponderExcluir