Aula 8 e 9 voltei no tempo pensando naquelas brincadeiras que fazia com
minhas amigas, e agora sei que todas tinham nomes. As crianças fazem e repassam
essas cantigas, trava língua no intervalo das aulas. Em casa brincando com seus
irmãos e amigos. Com tudo que estamos vendo vai ficar fácil desse semestre em
diante poder trabalhar com elas e sinceramente para mim que tinha um pouco de
receio facilitou e muito. Agora somente falta uma linda turma para eu fazer
tudo que estou aprendendo.
Lendo os artigos e as aulas, buscando material para postar no blog fui pensando em minha antiga turma como eles gostavam de fazer atividades diversificadas e mesmo com uma bagunça instaurada na sala de aula eles trabalhavam atentamente. Muitas vezes parecia que eles estavam somente brincando ou conversando, mas no final das atividades eles sempre conseguiam me surpreender.
Segue abaixo o conceito e exemplo de fábulas, lendas, parlendas e
trava-línguas.
A fábula é uma narrativa figurada, na qual as personagens são
geralmente animais que possuem características humanas. Pode ser escrita em
prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, constatada na
conclusão da história ou logo no início característica da tradição esópica, e
quando não constatar uma moral vem com pequenos proverbios
vindo da característica hindu.
A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa alegórica, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.
A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nessa narrativa alegórica, como, por exemplo: “A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.
Bicho-papão
O bicho-papão é uma figura fictícia mundialmente conhecida. É uma das maneiras mais tradicionais que os pais ou responsáveis utilizam para colocar medo em uma criança, no sentido de associar esse monstro fictício à contradição ou desobediência da criança em relação à ordem ou conselho do adulto. Desde a época das Cruzadas, a imagem de um ser assustador já era utilizada para gerar medo nas crianças. Os muçulmanos projetavam esta figura no rei Ricardo, Coração de Leão, afirmando que caso as crianças não se comportassem da forma esperada, seriam levadas escravas pelo melek-ric (bicho-papão): “Porta-te bem senão o melek-ric vem buscar-te”. A imagem do bicho-papão possui variações de acordo com a região. Segundo a tradição popular, o bicho-papão se esconde no quarto das crianças mal educadas, nos armários, nas gavetas e debaixo da cama para assustá-las no meio da noite. Outro tipo de bicho-papão surge nas noites sem luar e coloca as crianças mentirosas em um saco pra fazer sabão. Quando uma criança faz algo errado, ela deve pedir desculpas, caso contrário, segundo a lenda, receberá uma visita do bicho-papão.
Parlendas - As parlendas são conjuntos de palavras com
arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. Geralmente
envolvem alguma brincadeira, jogo, ou movimento corporal.
Trava-línguas - O trava-língua brinca com o som, a forma
gráfica e o significado das palavras. A sonoridade, a cadência e o ritmo dessas
composições encantam adultos e crianças. O grande desafio é recitá- los sem parar.
As parlendas e trava-línguas são muito parecidas, e essas em especial são as que as crianças mais gostam de fazer com seus pares. Muitas vezes fazendo um disputa sem fim de quem rima mais rápido.
Achei um vídeo que pode ilustras as parlendas e trava-língua, espero que gostem, pois eu gostei.
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