Ao o ler a pesquisa “Nas Tramas da Literatura
Infantil: Olhares sobre Personagens “Diferentes””,
realizada
pela profª Drª Rosa Maria Hessel Silveira, podemos
perceber o quanto é importante saber escolher uma boa bibliografia para
podermos trazer para dentro da sala de aula algum assunto que paira na mente de
todos e muitas vezes nós e nossos alunos não conseguimos expor o assunto por
ser delicado para ser discutido diretamente.
Infelizmente ainda temos muito preconceito velado dentro da sociedade e
muitas famílias ainda pensam que é pecado falar de certos assuntos com seus
filhos, então mais uma vez cabe à escola abordar de alguma forma
esses assuntos. E como a autora coloca em sua pesquisa que há uns dez anos
muitos escritores literários que escrevem literatura infanto juvenil estão
preocupados em fazer essas abordagens para podermos mudar aos poucos a ideia
errônea de muitas pessoas que o ser diferente não pode estar em convívio dos
demais. Assim sem perceber dá-se início a exclusão, preconceito, fobias do diferente,
e outras situações.
Com esse contexto vejo a importância que nós educadores temos de lidar
com vários tipos de assuntos e sempre estarmos abertos para novas situações. Um
dos papéis da educação é levar informação e tirar dúvidas dos alunos, lhes
mostrando os vários caminhos que podem escolher em ser. Com isso fazendo com
que eles cresçam com mente e corpo saudáveis, com ideias de ajudar o próximo
sem julgar sua condição existente, e que somos iguais mesmo com algumas
diferenças físicas ou intelectuais, sabendo primeiramente se respeitar e
respeitar a seu próximo.
Após essas reflexões e leituras vou buscar ler todos os livros que
indicarei para leitura dos meus educando, pois agora mais que nunca vou poder
opinar sobre quais livros a direção da escola poderá comprar, pois isso faz parte do meu
trabalho como educadora do futuro.
Olá Andréia!
ResponderExcluirÉ muito importante as relações que estabelece entre os estudos realizados nas disciplinas do curso e a tua prática docente. Neste registro fica evidenciado como o curso te dá condições de assumir uma postura mais crítica, atuante e participativa. Acredito que precisamos de mais professores com este comprometimento!
Agora seguem algumas dicas para qualificar as postagens que irás fazer, pois nenhuma postagem já realizada deve ser editada ou apagada:
1) Inclua links que complementem teu registro, por exemplo, o texto lido está disponível em: http://pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo3/Literatura_InfantoJuvenil_Aprendizagem/bloco8/nas%20tramas%20da%20literatura%20infantil.pdf
2) Procure trazer mais detalhes, use exemplos da tua prática. Quais assuntos teve dificuldade de expor para a turma, por considerar delicado?
3) NÃO EDITE OU APEGUE ESTA POSTAGEM, se desejar faça uma nova ou complemente nos comentários.
4) Quando for fazer uma nova postagem, por exemplo, falando sobre os livros que selecionou para teus alunos pode usar um link para remeter a esta postagem.
Abraço,
Cátia
Tutora EAD Seminário Integrador
Boa tarde, Cátia!
ExcluirAdorei tuas dicas, e pode deixar não excluo mais nada das postagens. É um registro essencial para meu aprendizado, para futuramente melhorar mais. Vou seguir suas dicas com atenção. E como sabes fico sempre muito agradecida pelo suporte e pelos feedback construtivos e positivos que servem para me ajudar.
Obrigada!
Olá Andreia! Já é possível perceber em tua postagem a mudança no teu modo de pensar, no que se refere ao trabalho com a literatura infantil. Como tens vivenciado estas transformações com teus alunos? Teu planejamento modificou em função destes novos conhecimentos? Abraços e conta com minha ajuda. Tutora Josele.
ResponderExcluirBoa noite, Josele! Agradeço avisitinha e quero dizer que ainda estou sem escola, agora no mês de maio consegui dois alunos e estou dando aula de reforço, um do quarto ano e o outro do terceiro. Sinto muita falta de estar atuando em sala de aula, pois temos aprendido muito nesses últimos semestres com o PEAD. Bom nunca tive problemas para conversar sobre qualquer assunto, mas uma vez precisei ter um referencial teórico e como não tinha, senti que faltou base para falar sobre a crianção do Universo. Isso lecionava para um quarto ano, então não fiquei com nenhuma vergonha e trouxe as respostas e outros questionamentos para a turma, e como tinha uma aluna evangélica, com ela tive que ter um pouco de polidez e mostrar olado científico do assunto, no final ela entendeu e conseguiu distinguir o modo religioso e o lado científico.
ExcluirE hoje na aula de reforço, também tenho que reforçar a vontade de ler do meu aluno, e com isso ja pedi para que ele visitasse a biblioteca e procurasse um livro que gostaria de ler, e assim vou ler com ele e conversar sobre o que esta lendo. Se tens alguma sugestão sobre como posso proceder aceito com certeza. Obrigada!