quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Começando a entender...

Estudando sobre o Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia II observo o quanto essa interdisciplina é importante para nós que trabalhamos diretamente com crianças em fase de crescimento e desenvolvimento cognitivo. Faz com que percebamos que por mais que estejamos preparados e qualificados a ensinar, melhor ajudar essa criança construir seu aprendizado, usando uma didática que abranja vários conhecimentos, nada disso vai surtir efeito se não entendermos como tudo isso é concebido pelos educandos no decorrer de seu crescimento.  Não basta a gente se qualificar, temos que ter um olhar crítico sobre a nossa práxis, pois “A reflexão crítica sobre a prática se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir virando blablablá e a prática, ativismo”. (FREIRE, 2005, p. 22)
Dentro dessa interdisciplina vamos rever alguns autores que ao longo do curso já estudamos, mas como o conhecimento se dá de muitas formas, talvez revendo as teorias, retomando alguns assuntos, podemos melhor edificar e compreender o que vamos estudar neste semestre. Teremos novos nomes de pesquisadores que irão contribuir para o nosso entender de como acontece em cada fase da nossa própria existência. Com todo esse estudo aos poucos vamos adquirindo um olhar diferenciado sobre nossos alunos e compreender a maneira que ela esta construindo o novo conhecimento, e como temos visto em algumas interdisciplinas já estudadas, entender que cada indivíduo constrói seu aprendizado de forma distinta e cada um tem seu tempo, isso é um grande diferencial quando nós educadores puder dar esse tempo de amadurecimento para eles é de suma importância, e isso que difere um profissional da área da educação de um simples reprodutor de conhecimento.
Então logo na primeira atividade foi nos questionado o que era aprendizagem? Respondendo a esse questionamento confesso que fiquei um pouco apreensiva, mas lembrando dos meus alunos que ao decorrer do ano, eu como educadora consegui aprender muito com eles em tudo principalmente a forma de melhor administrar meu tempo com eles, à forma de levar os conceitos, a forma que melhor chamava a atenção de todos eles, confesso que aprendi muito com eles. Então, relembrando isso tudo vejo para mim que o conceito de aprendizagem é tudo que aprendemos desde o nascimento até a nossa morte, e que podemos aprender com tudo e com todos, não interessando a sua etnia, cor, crença, nível social, etc. Vejo que esse semestre dentro dessa interdiciplina vai ser de grande valia e que vou levar esse conhecimento para toda a vida.

Meu conselho após estudar e ainda estudando é que devemos antes de pensar em por no mundo uma criança, teremos que dominar todo esse conhecimento, ou pelo menos ter visto para poder compreender essas crianças, pois muitas vezes pecamos na maneira tão rígida de educar, desconhecendo todo o sistema que eles têm de aprender.

Fonte:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, Saberes necessários à prática educativa. São Paulo; Editora Paz e Terra S/A, 1996 (Coleção Leitura). Impresso no Brasil em 2005, p. 22. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário