Estudando sobre o
Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque da Psicologia II observo o quanto essa
interdisciplina é importante para nós que trabalhamos diretamente com crianças
em fase de crescimento e desenvolvimento cognitivo. Faz com que percebamos que
por mais que estejamos preparados e qualificados a ensinar, melhor ajudar essa
criança construir seu aprendizado, usando uma didática que abranja vários
conhecimentos, nada disso vai surtir efeito se não entendermos como tudo isso é
concebido pelos educandos no decorrer de seu crescimento. Não basta a gente se qualificar, temos que ter
um olhar crítico sobre a nossa práxis, pois “A reflexão crítica sobre a prática
se torna uma exigência da relação Teoria/Prática sem a qual a teoria pode ir
virando blablablá e a prática, ativismo”. (FREIRE, 2005, p. 22)
Dentro dessa
interdisciplina vamos rever alguns autores que ao longo do curso já estudamos, mas
como o conhecimento se dá de muitas formas, talvez revendo as teorias,
retomando alguns assuntos, podemos melhor edificar e compreender o que vamos
estudar neste semestre. Teremos novos nomes de pesquisadores que irão
contribuir para o nosso entender de como acontece em cada fase da nossa própria
existência. Com todo esse estudo aos poucos vamos adquirindo um olhar
diferenciado sobre nossos alunos e compreender a maneira que ela esta
construindo o novo conhecimento, e como temos visto em algumas interdisciplinas
já estudadas, entender que cada indivíduo constrói seu aprendizado de forma distinta
e cada um tem seu tempo, isso é um grande diferencial quando nós educadores puder
dar esse tempo de amadurecimento para eles é de suma importância, e isso que
difere um profissional da área da educação de um simples reprodutor de
conhecimento.
Então logo na primeira
atividade foi nos questionado o que era aprendizagem? Respondendo a esse
questionamento confesso que fiquei um pouco apreensiva, mas lembrando dos meus
alunos que ao decorrer do ano, eu como educadora consegui aprender muito com
eles em tudo principalmente a forma de melhor administrar meu tempo com eles, à
forma de levar os conceitos, a forma que melhor chamava a atenção de todos
eles, confesso que aprendi muito com eles. Então, relembrando isso tudo vejo
para mim que o conceito de aprendizagem é tudo que aprendemos desde o
nascimento até a nossa morte, e que podemos aprender com tudo e com todos, não interessando
a sua etnia, cor, crença, nível social, etc. Vejo que esse semestre dentro
dessa interdiciplina vai ser de grande valia e que vou levar esse conhecimento para
toda a vida.
Meu conselho após
estudar e ainda estudando é que devemos antes de pensar em por no mundo uma
criança, teremos que dominar todo esse conhecimento, ou pelo menos ter visto
para poder compreender essas crianças, pois muitas vezes pecamos na maneira tão
rígida de educar, desconhecendo todo o sistema que eles têm de aprender.
Fonte:
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia, Saberes necessários à prática educativa. São Paulo; Editora Paz e Terra S/A, 1996 (Coleção Leitura). Impresso no Brasil em 2005, p. 22.
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