segunda-feira, 10 de julho de 2017

Utopia ou realidade

Fazendo uma leve reflexão sobre alguns assuntos que estudamos nesses cinco semestres, e tudo que já escutei em outros informes, o que consegui perceber que desde o descobrimento do Brasil, quando éramos ainda Brasil colônia de Portugual, até os dias atuais são poucas pessoas que se importam com povo. E que eles tenham direito a educação, moradia, saúde, segurança, escola pública de qualidade, alimentação e ao lazer. E poucos lutam pela educação, pois somente com uma boa educação o povo terá sua liberdade de expressão podendo lutar pelos seus direitos e por uma sociedade mais justa. Um povo com tudo que citei acima é um povo que tem em primeiro lugar respeito por seus semelhantes e pela natureza, logo eles sabem que somente estudando poderão melhorar ainda mais sua situação perante a sociedade.
Muito triste saber que o Brasil possui uma Constituição que foi elaborada, mas poucos a seguem. Leis que ao ler fiquei muito emocionada e sabendo que ninguém faz como ela esta escrita. Às vezes me questiono: “Por que as pessoas não levam a serio as leis existentes e porque a gente “sociedade” não os obriga a cumprirem o que esta escrito na Lei? Acredito que isso aconteça devido nós sermos preguiçosos, leigos e ninguém gosta de sair da sua zona de conforto, ou seja, melhor mesmo é ficar criticando sem se expor, é onde os espertos que estão no poder fazem o que bem entendem.
Saber que cada vez que muda o governo, muda tudo dentro da educação, saúde e segurança pública, isso é um abuso de poder. Por que eles primeiro antes de trocar tudo, verificam o que esta dando certo e deixam como está e só trocam o que não está indo tão bem assim. Eles não pensam na grande parte da população, fazem isso porque ninguém reclama, ou até reclamam, mas com qual embasamento e propriedade? Então cai na mesmice, e como sabemos que não vai dar em nada, é muito mais fácil ficar no seu comodismo, pois alguns ainda pensam isso tudo não vai me afetar, então por qual motivo deva me indignar ou ate mesmo ir lutar por isso.
   E como já era de se esperar aconteceu com a LDBEN que muitas vezes foi arquivada, escondida, esquecida dentro de uma gaveta, por ser uma lei que assegura o direito a educação pública de qualidade para todos.  A Constituição Brasileira de 1988 também coloca os direitos a educação publica de qualidade para todos, mas infelizmente estamos longe de termos nossos direitos sendo colocados em prática. O dia que ambos os lados souber respeitar os direitos e deveres de cada cidadão, e o egoísmo ser jogado na lata de lixo, para nunca mais penetrar no coração e mente dos governantes eu acredito que seremos o melhor e mais rico país do mundo.

Muitas vezes esse meu sonho parece uma utopia, mas melhor sonhar do que viver sem ter um pensamento positivo, que um dia isso tudo vai mudar, que vai melhorar. Agora se eu não tiver um sonho, e pensar que um dia tudo vai melhorar, então é melhor eu deitar e parar de comer, beber, e de fazer as coisas que gosto. Claro que eu possa estar imaginando algo que nunca poderá acontecer, mas se não sonharmos em ter tudo isso, não precisamos mais viver, porque um homem deve sempre sonhar nessa vida e aos poucos ir realizando, se cada um fizer sua parte, quando olhamos para frente parece ser um longo caminho e se olhar pra trás veremos que esse caminho não foi tão complicado e que só de pensar faríamos tudo de novo.dando corpo para esse sonhar. 

Um comentário:

  1. Continue alimentando os seus sonhos, pois eles movimentam ideias e promovem mudanças internas importantes. Seu post faz essa reflexão e que também contempla as questões políticas que influenciam a educação e gestão. Ter esse entendimento é importante pois essas mudanças devem ser observadas. Qual é a ideologia política por trás desse partido? Devemos ter esse conhecimento para entender as mudanças e compreender os discursos, isso faz diferença para não cair em armadilhas. No atual momento vivenciamos uma problemática que afeta nossa vida profissional e as mudanças das leis impactam diretamente no nosso fazer. Vamos analisar essas mudanças e pensar mais adiante!
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir